Questões de Concurso Público UFF 2019 para Médico - Anatomia Patológica
Foram encontradas 25 questões
( ) Carcinoma urotelial papilífero não invasivo corresponde a uma proliferação de células uroteliais neoplásicas em arranjo papilar, com grupamentos celulares que ultrapassam além da membrana basal, porém não atingem camada muscular própria (músculo detrusor). ( ) Os tumores não invasivos constituem a grande maioria das neoplasias primárias de bexiga e podem ser separadas em duas categorias, papilífera e plana, as quais são observadas separadamente ou em associação. ( ) Carcinoma urotelial in situ é uma lesão urotelial plana, com graus variados de espessamento, desprovida de estruturas papilíferas, constituída por células com núcleos pleomórficos grandes e hipercromáticos. ( ) Papiloma urotelial e papiloma urotelial invertido, embora sejam tumores com comportamento biológico benigno, estão inseridos dentro da classificação de lesão urotelial invasiva.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
( ) Células claras ( ) Folicular ( ) Oncocítico ( ) Difuso esclerosante
A sequência correta, de cima para baixo, é:
( ) O corpúsculo de Schiller–Duval é encontrado caracteristicamente no tumor de células da granulosa. ( ) O Struma Ovarii corresponde à variante monodérmica do teratoma imaturo. ( ) A marcação imunoistoquímica positiva para a inibina favorece o diagnóstico dos tumores do cordão sexual. ( ) A complexidade arquitetural e o padrão de invasão expansivo são critérios histológicos para o diagnóstico do tumor mucinoso borderline.
A sequência correta, de cima para baixa, é:
Em relação aos tumores de partes moles, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo.
( ) A fasciite nodular corresponde à lesão pseudossarcomatosa e apresenta, à microscopia óptica, bandas onduladas de colágeno ladeadas por células fusiformes.
( ) O tumor fibroso solitário pode apresentar, à microscopia óptica, padrão vascular hemangiopericitoma-like e imunomarcação positiva para os anticorpos CD34 e STAT6.
( ) O schwanoma tem crescimento expansivo, desprovido de cápsula, apresentando, à microscopia, zonas Antoni A (celulares) e Antoni B (edematosas e císticas).
( ) No tumor miofibroblástico inflamatório, a imunomarcação positiva para ALK pode ocorrer em até 50% dos casos.
A sequência correta, de cima para baixo, é: