Questões de Concurso Público UFF 2019 para Médico - Anatomia Patológica

Foram encontradas 25 questões

Q1063316 Medicina
Neoplasia renal cística bem delimitada, exibindo septos revestidos por células com citoplasma claro, núcleos pequenos e sem nucléolos evidentes, isoladas ou em pequenos grupamentos, sem crescimento expansivo, áreas sólidas ou necrose. Esta descrição morfológica melhor corresponde ao(à):
Alternativas
Q1063317 Medicina
PEComa foi definido em 2002 pela Organização Mundial de Saúde, sendo atualmente conceituado como um conjunto de neoplasias que exibem características anatomopatológicas e imuno-histoquímicas semelhantes. Dentre as neoplasias citadas abaixo, pertencem ao grupo dos PEComas:
Alternativas
Q1063318 Medicina
No diagnóstico diferencial entre adenocarcinoma endometrial e adenocarcinoma endocervical, deve-se considerar que o adenocarcinoma:
Alternativas
Q1063319 Medicina
Paciente feminina, 23 anos, apresentando quadro clínico de síndrome de má absorção e dosagem dos anticorpos antiendomísio e antitransglutaminase positiva, foi submetida a múltiplas biópsias do duodeno. O achado histológico mais provável na biópsia e o respectivo diagnóstico são:
Alternativas
Q1063320 Medicina
Nefropatia caracterizada por esclerose mesangial nodular e difusa, lesões exsudativas e espessamento difuso da membrana basal glomerular melhor corresponde a:
Alternativas
Q1063321 Medicina
Conjuntiva ocular apresentando estroma com degeneração basofílica do colágeno, focos de calcificação e neovascularização, recoberta por lâmina de epitélio espessado ou atrófico, com atipias reacionais, sem comprometimento da córnea, melhor representa:
Alternativas
Q1063322 Medicina
No diagnóstico diferencial de neoplasia primária pulmonar pouco diferenciada, melhor favorece o diagnóstico de carcinoma neuroendócrino, pouco diferenciado, a imunopositividade forte e difusa com o anticorpo:
Alternativas
Q1063323 Medicina
No diagnóstico diferencial dos linfomas não Hodgkin, o seguinte painel imunoistoquímico: positividade para CD5, CD19, CD20, CD43, CD79a, PAX5 e ciclina D1; e negatividade para CD3, CD10, CD23 E Bcl6, melhor favorece ao linfoma:
Alternativas
Q1063324 Medicina
Pneumonia intersticial bronquiolocêntrica com bronquiolite crônica, infiltrado inflamatório de linfócitos e plasmócitos e granulomas malformados com esparsas células multinucleadas. Esta tríade histológica melhor representa a pneumonia:
Alternativas
Q1063325 Medicina
Mulher jovem, apresentando adenopatia cervical posterior e febre. No exame histológico do linfonodo, há marcada hiperplasia folicular, proliferação de células B monocitoides e agregados de macrófagos epitelioides paracorticais, rodeando e invadindo centro germinativo; ausência de necrose. Este quadro morfológico melhor representa:
Alternativas
Q1063326 Medicina
Neoplasia intracraniana de crescimento lento constituída por células epitelioides de médio tamanho, ora com padrão de crescimento sincicial, ora com padrão de crescimento em lençol, entremeadas por finos septos colageneizados, exibindo núcleos ovais com nucléolos evidentes e abundante citoplasma eosinofílico. Observando-se, ainda, frequentes corpos psamomatosos, cerca de 10 mitoses por 10 campos de grande aumento e áreas de necrose. Essa descrição histopatológica corresponde a meningioma:
Alternativas
Q1063327 Medicina
Em 2016 a Organização Mundial de Saúde publicou um update da classificação de 2007 dos tumores do sistema nervoso central, incorporando parâmetros moleculares bem estabelecidos para a classificação dos gliomas difusos. Neste contexto atual, uma neoplasia cerebral intraparenquimatosa, apresentando perfil imuno-histoquímico/molecular positivo para GFAP, IDH1 e p53; negativo para ATRX; e ausência de codeleção dos cromossomos dos braços 1p e 19q, corresponde ao:
Alternativas
Q1063328 Medicina
A classificação genômica do carcinoma mamário, apesar de complexa e de alto custo, revela boa concordância entre seus resultados e aqueles fornecidos pela imunoistoquímica. Assim sendo, é correto afirmar que um carcinoma mamário do subtipo luminal A apresentará como perfil imunoistoquímico:
Alternativas
Q1063329 Medicina
Lesão papilífera na mama que se apresenta como lesão única com papilas finas, às vezes ramificadas, com células mioepiteliais ausentes nas papilas e na periferia, exibindo células com características arquiteturais e citológicas de um carcinoma intraductal de baixo grau ou de grau intermediário, com áreas de padrão cribriforme, cujo perfil imuno-histoquímico é: RE e RP positivos (forte e difuso), CK5/6 e CK14 negativos, p63 negativo (nas ramificações papilíferas e na periferia da lesão), corresponde ao diagnóstico de:
Alternativas
Q1063330 Medicina
Sobre as lesões uroteliais invasivas e não invasivas, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo.
( ) Carcinoma urotelial papilífero não invasivo corresponde a uma proliferação de células uroteliais neoplásicas em arranjo papilar, com grupamentos celulares que ultrapassam além da membrana basal, porém não atingem camada muscular própria (músculo detrusor). ( ) Os tumores não invasivos constituem a grande maioria das neoplasias primárias de bexiga e podem ser separadas em duas categorias, papilífera e plana, as quais são observadas separadamente ou em associação. ( ) Carcinoma urotelial in situ é uma lesão urotelial plana, com graus variados de espessamento, desprovida de estruturas papilíferas, constituída por células com núcleos pleomórficos grandes e hipercromáticos. ( ) Papiloma urotelial e papiloma urotelial invertido, embora sejam tumores com comportamento biológico benigno, estão inseridos dentro da classificação de lesão urotelial invasiva.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1063331 Medicina
Avalie se são verdadeiros (V) ou falsos (F) os padrões morfológicos abaixo, que podem ser observados e foram descritos como variantes do carcinoma papilífero da tireoide.
( ) Células claras ( ) Folicular ( ) Oncocítico ( ) Difuso esclerosante
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1063332 Medicina
Correspondem aos subtipos de HPV mais prevalentes considerados de alto risco, associados à displasia moderada e acentuada, carcinoma in situ e carcinoma invasor:
Alternativas
Q1063333 Medicina
Em relação aos tumores ovarianos, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo.
( ) O corpúsculo de Schiller–Duval é encontrado caracteristicamente no tumor de células da granulosa. ( ) O Struma Ovarii corresponde à variante monodérmica do teratoma imaturo. ( ) A marcação imunoistoquímica positiva para a inibina favorece o diagnóstico dos tumores do cordão sexual. ( ) A complexidade arquitetural e o padrão de invasão expansivo são critérios histológicos para o diagnóstico do tumor mucinoso borderline.
A sequência correta, de cima para baixa, é:
Alternativas
Q1063334 Medicina

Em relação aos tumores de partes moles, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo.


( ) A fasciite nodular corresponde à lesão pseudossarcomatosa e apresenta, à microscopia óptica, bandas onduladas de colágeno ladeadas por células fusiformes.

( ) O tumor fibroso solitário pode apresentar, à microscopia óptica, padrão vascular hemangiopericitoma-like e imunomarcação positiva para os anticorpos CD34 e STAT6.

( ) O schwanoma tem crescimento expansivo, desprovido de cápsula, apresentando, à microscopia, zonas Antoni A (celulares) e Antoni B (edematosas e císticas).

( ) No tumor miofibroblástico inflamatório, a imunomarcação positiva para ALK pode ocorrer em até 50% dos casos.


A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q1063335 Medicina
Correspondem, respectivamente, a exemplos de dermatite de interface, dermatite espongiótica e dermatite psoriasiforme:
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: C
4: A
5: E
6: B
7: B
8: A
9: D
10: C
11: E
12: E
13: A
14: B
15: D
16: A
17: C
18: C
19: D
20: E