Questões de Concurso Público UFF 2021 para Técnico de Laboratório - Anatomia e Necropsia
Foram encontradas 24 questões
I perda de consciência, da respiração e do tônus são fenômenos abióticos imediatos.
II autólise, putrefação e maceração correspondem a fenômenos transformativos destrutivos.
III desidratação e resfriamento são considerados fenômenos abióticos consecutivos.
IV mumificação e saponificação correspondem a fenômenos transformativos conservativos.
Os itens corretos são:
I a formolização apresenta como vantagem o baixo custo, a rápida penetração tecidual, a conservação por muitos anos e a baixa toxicidade.
II a glicerinação, método de baixo custo, promove a desidratação das estruturas anatômicas, mantendo a integridade celular.
III na plastinação há substituição da água e dos lipídeos corporais por resinas elásticas de silicone e epóxicas rígidas.
IV as peças glicerizadas são mais fáceis de serem manuseadas, quando comparadas às formolizadas.
Estão corretos:
( ) a exposição ao formaldeído é tóxica, podendo levar a irritação nos olhos, nariz e garganta, falta de ar e bronquite.
( ) na fórmula de formol tamponado a 10 %, pode ser usado o fosfato de sódio monobásico e o dibásico. ( ) ventilação/exaustão adequada do laboratório não contribuem para a redução de riscos/danos à saúde dos profissionais envolvidos na necropsia. ( ) é um produto alcoólico, portanto inflamável, com riscos, devendo ser manipulado em ambiente arejado.
A sequência correta é:
( ) Não é necessário assinatura do termo de consentimento pelo familiar para realização da necropsia de causa de morte externa. ( ) É protocolar e obrigatória a conferência da identificação do cadáver, exceto em caso de necropsia no Serviço de Verificação de Óbito ( ) Curativos e ataduras devem ser removidos durante o exame externo do corpo (ectoscopia). ( ) A coleta de líquidos corporais só é necessária na necropsia médico-legal.
A sequência correta é: