Questões de Concurso Público FEMAR - RJ 2023 para Técnico de Saneamento

Foram encontradas 6 questões

Q3072759 Engenharia Ambiental e Sanitária
Num decantador de uma estação de tratamento de água, busca-se uma configuração que ofereça condições para que não ocorra o turbilhonamento ou fluxo preferencial. Caso não haja a correta formação dos flocos durante as etapas anteriores, as impurezas podem se dispersar ou flutuar em vez de sedimentarem. Assim, o turbilhonamento está associado ao número de Reynolds, um número adimensional calculado a partir do comprimento característico, velocidade média, massa específica e viscosidade dinâmica do fluido. O valor do número de Reynolds em que o fluxo seria classificado como turbulento é:
Alternativas
Q3072760 Engenharia Ambiental e Sanitária
A eficiência da decantação não é absoluta, o que gera a necessidade de utilização de filtros nas estações de tratamento de água. Os filtros rápidos de areia são constituídos por camada, suporte, brita e areia. Caso as substâncias que produzam odor ou sabor estejam presentes, uma camada adicional de carvão ativado pode ser utilizada. A limpeza dos filtros é realizada por meio de retrolavagem, a uma taxa maior que a taxa de filtração.
Neste contexto, a limpeza dos filtros gera um resíduo chamado:
Alternativas
Q3072761 Engenharia Ambiental e Sanitária
O tratamento do esgoto sanitário é de fundamental importância para o meio ambiente e para a saúde humana. Dessa forma, pode ser subdividido, de modo geral, em tratamento preliminar, primário, secundário, terciário e contínuo.
Assinale a opção que define corretamente o tipo de tratamento com a sua respectiva definição.
Alternativas
Q3072762 Engenharia Ambiental e Sanitária
Em relação aos métodos de tratamento contínuo de esgotamento sanitário, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:

I As lagoas facultativas são feitas a partir da potencialização dos processos de autodepuração natural.
II As lagoas aeradas são parte do tratamento primário que contam com um suprimento artificial de oxigênio a partir da injeção de ar atmosférico.
III O sistema de lodos ativados convencional é destinado à remoção de carga orgânica com alta eficiência.

As afirmativas I, II e III são, respectivamente: 
Alternativas
Q3072763 Engenharia Ambiental e Sanitária
Os sistemas de esgotamento sanitário podem ser categorizados em unitários, separadores parciais e separadores universais. Neste contexto, é correto afirmar que 
Alternativas
Q3072774 Engenharia Ambiental e Sanitária
A destinação final dos rejeitos e esgoto sanitário é um desafio social, ambiental e econômico para as atuais e futuras gerações e envolve o comprometimento dos Municípios. Uma forma conhecida com esse fim, de um sistema de recolhimento e lançamento de esgoto doméstico no mar, é o(a)
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: B
4: E
5: E
6: C