Questões de Concurso Público FEMAR - RJ 2024 para Médico Cirurgião de Cabeça e Pescoço

Foram encontradas 30 questões

Q3085292 Medicina
Paciente de 22 anos sofreu acidente de motocicleta. Apresenta fratura da diáfise da tíbia fechada e grande aumento de volume na perna direita, com dor intensa. O diagnóstico é de síndrome compartimental aguda.
Dentre as medidas terapêuticas abaixo propostas a mais adequada para este paciente é 
Alternativas
Q3085293 Medicina
Sobre o suporte nutricional em cirurgia, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3085294 Medicina
Indique a opção em que estão presentes os parâmetros utilizados para o diagnóstico da síndrome da resposta inflamatória sistêmica.
Alternativas
Q3085295 Medicina
A resposta aos estresses cirúrgicos eletivos ou de emergências (traumatismos) compreende dois componentes: um ramo neuro-hormonal e outro inflamatório.
Com relação aos hormônios na resposta ao trauma indique aquele cuja concentração está diminuída.
Alternativas
Q3085296 Medicina
A febre que surge durante as primeiras 48 a 72 horas após uma intervenção cirúrgica no abdome, geralmente é decorrência de uma das complicações abaixo relacionadas. Indique-a. 
Alternativas
Q3085297 Medicina
Uma ferida operatória de procedimento no qual uma víscera oca é penetrada, sob condições de controle, sem inflamação e sendo feito após a cirurgia uso de dreno mecânico, é classificada como:
Alternativas
Q3085298 Medicina
Aponte o padrão de eletrocardiograma no primeiro contato com uma vítima de parada cardíaca que tem a menor probabilidade de sobrevida.
Alternativas
Q3085299 Medicina
Com relação ao uso da heparina de baixo peso molecular fracionada (HBPM) na profilaxia e no tratamento do tromboembolismo venoso, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3085300 Medicina
Dentre os distúrbios eletrolíticos e acidobásicos abaixo relacionados indique aqueles que ocorrem mais frequentemente em pacientes com obstrução pilórica:
Alternativas
Q3085301 Medicina
Com relação ao uso de anestésicos locais para bloqueio de nervos periféricos, indique a opção que apresenta as doses máximas de lidocaína com epinefrina recomendada para pacientes adultos (em miligramas por quilo de peso corporal).
Alternativas
Q3085302 Medicina
Com relação a resposta metabólica ao jejum no paciente cirúrgico é correto afirmar-se que: 
Alternativas
Q3085303 Medicina
Na fase precoce do choque séptico, o débito cardíaco, a resistência vascular periférica e o consumo de oxigênio pelo miocárdio estão, respectivamente:
Alternativas
Q3085304 Medicina
Paciente com história queda da própria altura, apresenta ferimento na face lateral da coxa direita, superficial e limpo. Na sua história de vacinação prévia contra o tétano refere que recebeu três doses da vacina há mais de cinco e menos de 10 anos.
Neste caso. o médico deve realizar limpeza e desinfecção da ferida, sutura (se necessário) e curativo
Alternativas
Q3085305 Medicina
Analise as afirmações abaixo sobre a biologia da cicatrização de feridas.

I Embora a sua composição possa variar de tecido para tecido, a maioria das lâminas basais maduras contém colágeno do tipo IV que tem uma estrutura mais flexível que os colágenos fibrilares.
II A taxa de síntese do colágeno aumenta após quatro semanas, acabando por equilibrar a taxa de destruição de colágeno pela colagenase MMP-1.
III Os níveis de glicoproteínas e mucopolissacarídeos aumentam durante a fase de maturação.
IV O início da fase proliferativa ocorre com a formação de uma matriz provisória de fibrina e fibronectina como parte da formação inicial do coágulo.

Estão corretas:
Alternativas
Q3085306 Medicina
Analise as afirmações abaixo sobre o trauma torácico:

I O diagnóstico de pneumotórax hipertensivo é radiológico e deve ser confirmado antes de iniciar o tratamento.
II O tratamento inicial do pneumotórax aberto é realizado por meio do fechamento imediato da lesão através de um curativo quadrangular estéril com tamanho suficiente para encobrir todo o ferimento e fixado em três lados.
III A toracotomia está indicada no tratamento do hemotórax traumático, quando a drenagem inicial superar o volume de 1500 mL, ou quando a drenagem continuada exceder o volume de 300 mL/hora, por três horas consecutivas.
IV O alargamento do mediastino constatado em radiografias de tórax é altamente sugestivo de lesão da aorta torácica;
V A tríade de Beck está presente em 85% dos casos de tamponamento cardíaco.

Estão corretas:
Alternativas
Q3085307 Medicina
No trauma cervical penetrante é maior o risco potencial de lesão dos grandes vasos intratorácicos quando a região atingida é a zona:
Alternativas
Q3085308 Medicina
Assinale a manifestação típica do câncer de laringe.
Alternativas
Q3085309 Medicina
Preencha a lacuna do texto: O hiperparatireoidismo recorrente é uma das indicações de reoperação após paratireoidectomia. A doença recorrente é definida pela normalização inicial dos níveis de cálcio, mas seguida por hipercalcemia após_________ mês(es) de eucalcemia.
O preenchimento correto é feito com a palavra:
Alternativas
Q3085310 Medicina
A lesão benigna mais comum nas glândulas salivares principais é o
Alternativas
Q3085311 Medicina
Analise as afirmações abaixo sobre o trauma maxilofacial.

I Nas fraturas do tipo Lefort II as linhas de fratura tomam uma direção inferior na lâmina papirácea do osso etmoide, atravessando o assoalho da órbita e em torno do zigoma até as placas pterigoides.
II A maioria das fraturas maxilofaciais é intencionalmente reparada de maneira retardada, para permitir a redução do edema a elas associado que se desenvolve quase uniformente.
III Nas fraturas do tipo LeFort I o traço de fratura acompanha o assoalho do seio maxilar e, posteriormente, o tubérculo maxilar até as placas pterigoides.
IV Na prática, as fraturas de LeFort são frequentemente assimétricas, mistas ou impuras. Assim, pode haver uma fratura mista de LeFort de um lado e uma fratura Lefort II no outro lado da face.

Estão corretas: 
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: A
4: E
5: C
6: D
7: D
8: A
9: A
10: E
11: C
12: D
13: B
14: E
15: D
16: A
17: B
18: D
19: B
20: B