Questões de Concurso Público FEMAR - RJ 2024 para Médico Gastroenterologista

Foram encontradas 30 questões

Q3087042 Medicina
Com relação ao uso da heparina de baixo peso molecular fracionada (HBPM) na profilaxia e no tratamento do tromboembolismo venoso, se pode afirmar que:
Alternativas
Q3087043 Medicina
Os casos clássicos de erisipela, com manifestações típicas, são quase sempre devidos a: 
Alternativas
Q3087044 Medicina
Aponte a alteração cardíaca mais frequente no lúpus eritematoso sistêmico.
Alternativas
Q3087045 Medicina
Paciente com diagnóstico de esclerodermia há 3 anos, com comprometimento cutâneo difuso, procura assistência médica com quadro de hipertensão acelerada e insuficiência renal progressiva. O exame de urina mostra leve proteinúria, cilindros granulosos e hematúria microscópica. É feito o diagnóstico de crise renal esclerodérmica.
O tratamento inicial deve ser feito com um dos fármacos abaixo relacionados. Indique-o. 
Alternativas
Q3087046 Medicina
A síndrome de Weil caracteriza-se pela presença de icterícia rubínica, hemorragia alveolar difusa e insuficiência renal aguda e pode estar presente nas formas graves de: 
Alternativas
Q3087047 Medicina
Paciente apresenta a seguinte sorologia: HBsAg negativo, anti-HBs positivo, anti-HBc negativo, HbeAg negativo e Anti-HBe negativo. Indique a opção compatível com esse padrão sorológico. 
Alternativas
Q3087048 Medicina
Indique a contraindicação relativa ao tratamento fibrinolítico:
Alternativas
Q3087049 Medicina
Um paciente de 25 anos sem cardiopatia preexistente conhecida apresenta há três meses palpitações intermitentes, que ocorrem a intervalos de algumas semanas, persistem por até cerca de 5 minutos e remitem espontaneamente. Ocasionalmente, são acompanhadas de tontura e, em um episódio recente, houve síncope.
O exame inicial mais adequado para avaliar esse paciente é o:
Alternativas
Q3087050 Medicina
Aponte, dentre as situações clínicas abaixo relacionadas, aquela em que a captação de iodo radioativo pela tireoide pode estar muito reduzida, apesar de estar presente quadro clínico de tireotoxicose.
Alternativas
Q3087051 Medicina
Segundo a escala de capacidade funcional de Karnofsky o valor atribuído a um paciente com câncer que necessita de assistência ocasional, mas consegue dar conta da maior parte das suas necessidades é:
Alternativas
Q3087052 Medicina
Elemento do sedimento urinário que ocorre na doença renal crônica e é formado nos túbulos dilatados que sofreram hipertrofia compensatória em resposta à redução da massa renal. Trata-se do cilindro:
Alternativas
Q3087053 Medicina
Em mulher de 42 anos foram detectadas incidentalmente múltiplas massas no fígado, porém a paciente está totalmente assintomática. A biopsia de uma das massas revela adenoma hepático.
Indique o fármaco, dentre os abaixo relacionados, que pode estar associado ao quadro apresentado pela paciente.
Alternativas
Q3087054 Medicina
Um homem de 23 anos observou massas firmes bilaterais na parte inferior do pescoço, que ocasionalmente alcançaram cerca de 3 centímetros no maior diâmetro nos últimos 3 meses, e que não apresentaram resolução após mais 2 semanas de observação, durante as quais ele fez uso de um ciclo de 7 dias de antibióticos orais. A punção aspirativa com agulha fina (PAAF) revela predominantemente pequenos linfócitos e granulócitos, alguns eosinófilos e grandes células multinucleadas monoclonais ocasionais, que são CD30-positivas e variavelmente positivas para CD20, e que são consideradas consistentes com células de Hodgkin-Reed-Sternberg e um provável diagnóstico de linfoma de Hodgkin.
A próxima etapa mais apropriada na avaliação deste paciente será a realização de: 
Alternativas
Q3087055 Medicina
Tem características bioquímicas de exsudato o derrame pleural associado à: 
Alternativas
Q3087056 Medicina
Mulher de 46 anos com história de infecções urinárias recorrentes faz uma ultrassonografia abdominal/renal para avaliação complementar. Há 20 anos, foi submetida à colecistectomia laparoscópica para cálculos da vesícula biliar. A US revela rins normais sem hidronefrose, porém observa-se uma sombra isolada incidental de 8 mm, sugerindo cálculo no ducto colédoco. O ducto colédoco tem 12 mm de diâmetro. Nega a ocorrência de dor na parte superior do abdome, porém recentemente surgiram náuseas e colúria, que ela pensou ser da infecção urinária recorrente. Ela também se queixa de prurido difuso. Os resultados das provas de função hepática são os seguintes: aspartato transaminase = 78 UI/l (normal, < 40 UI/l), alanina aminotransferase = 95 UI/l (< 45 UI/l), fosfatase alcalina = 235 UI/l (< 125 UI/l), bilirrubina direta = 3,2 mg/dl (< 1,0 mg/dl). Aponte a melhor orientação para o caso relatado.
Alternativas
Q3087057 Medicina
Uma paciente de 70 anos relata o aparecimento de dor constante no quadrante inferior esquerdo do abdome não irradiada há 2 dias. Nega náuseas ou vômitos. Nega febre e/ou calafrios. Refere eliminação de flatos sem alívio do desconforto. Sem evacuar há dois dias. Na história patológica pregressa refere constipação intestinal crônica, mas não notou mudanças recentes do seu ritmo intestinal. Ao exame físico, ela está alerta e move-se sem dor evidente. Exame cardiopulmonar sem anormalidades. Temperatura axilar de 38°C. Ruídos intestinais são auscultados, mas diminuídos. Na palpação leve e profunda, dor ocorre no quadrante inferior esquerdo do abdome com alguma defesa. Massa não é palpável no exame abdominal ou pélvico. O toque retal é normal. Sua contagem de leucócitos é de 12.000/ml.
Indique a causa mais provável do quadro apresentando pela paciente.
Alternativas
Q3087058 Medicina
O achado endoscópico de lesões erosivas circunferenciais segundo a classificação de esofagites de Savary-Miller corresponde ao grau:
Alternativas
Q3087059 Medicina
O sistema MELD (modelo para doença hepática terminal) é utilizado para fornecer critérios padronizados para considerar um paciente como candidato a transplante de fígado. Esse escore é calculado a partir de três parâmetros laboratoriais. Identifique-os.
Alternativas
Q3087060 Medicina
São achados laboratoriais que sustentam o diagnóstico de doença de Wilson, EXCETO:
Alternativas
Q3087061 Medicina
A presença de níveis inapropriadamente baixos de um dos peptídeos abaixo relacionados constitui a causa de muitos distúrbios de sobrecarga de ferro como por exemplo a hemocromatose. Indique-o. 
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: C
4: E
5: B
6: A
7: X
8: E
9: C
10: A
11: D
12: E
13: X
14: A
15: B
16: B
17: C
18: E
19: C
20: D