Questões de Concurso Público FEMAR - RJ 2024 para Médico Geriatra

Foram encontradas 30 questões

Q3083392 Medicina
Tem características bioquímicas de exsudato o derrame pleural associado à: 
Alternativas
Q3083393 Medicina
Com relação ao uso da heparina de baixo peso molecular fracionada (HBPM) na profilaxia e no tratamento do tromboembolismo venoso, se pode afirmar que: 
Alternativas
Q3083394 Medicina
Os casos clássicos de erisipela, com manifestações típicas, são quase sempre devidos a: 
Alternativas
Q3083395 Medicina
Indique a alteração cardíaca mais frequente no lúpus eritematoso sistêmico. 
Alternativas
Q3083396 Medicina
Paciente com diagnóstico de esclerodermia há 3 anos, com comprometimento cutâneo difuso, procura assistência médica com quadro de hipertensão acelerada e insuficiência renal progressiva. O exame de urina mostra leve proteinúria, cilindros granulosos e hematúria microscópica. É feito o diagnóstico de crise renal esclerodérmica.
O tratamento inicial deve ser feito com um dos fármacos abaixo relacionados. Indique-o. 
Alternativas
Q3083397 Medicina
Paciente apresenta a seguinte sorologia: HBsAg negativo, anti-HBs positivo, anti-HBc negativo, HbeAg negativo e Anti-HBe negativo. Indique a opção compatível com este padrão sorológico. 
Alternativas
Q3083398 Medicina
Indique a contraindicação relativa ao tratamento fibrinolítico: 
Alternativas
Q3083399 Medicina
Um paciente de 25 anos sem cardiopatia preexistente conhecida apresenta há três meses palpitações intermitentes, que ocorrem a intervalos de algumas semanas, persistem por até cerca de 5 minutos com remissão espontânea. Ocasionalmente, são acompanhadas de tontura e, em um episódio recente, houve síncope.
O exame inicial mais adequado para avaliar esse paciente é o: 
Alternativas
Q3083400 Medicina
Aponte, dentre as situações clínicas abaixo relacionadas, aquela em que a captação de iodo radioativo pela tireoide pode estar muito reduzida, apesar de estar presente quadro clínico de tireotoxicose. 
Alternativas
Q3083401 Medicina
Segundo a escala de capacidade funcional de Karnofsky o valor atribuído a um paciente com câncer que necessita de assistência ocasional, mas consegue dar conta da maior parte das suas necessidades é: 
Alternativas
Q3083402 Medicina
Elemento do sedimento urinário que ocorre na doença renal crônica e é formado nos túbulos dilatados que sofreram hipertrofia compensatória em resposta à redução da massa renal. Trata-se do cilindro: 
Alternativas
Q3083403 Medicina
Em mulher de 42 anos foram detectadas incidentalmente múltiplas massas no fígado, porém a paciente está totalmente assintomática. A biopsia de uma das massas revela adenoma hepático.
Indique o fármaco, dentre os abaixo relacionados, que pode estar associado ao quadro apresentado pela paciente. 
Alternativas
Q3083404 Medicina
Assinale o antidepressivo que faz parte das intervenções farmacológicas de primeira linha no tratamento do tabagismo. 
Alternativas
Q3083405 Medicina
Aponte a doença de notificação compulsória em todo território nacional e de investigação epidemiológica obrigatória. 
Alternativas
Q3083406 Medicina
Indique, dentre os antimicrobianos abaixo relacionados, aqueles que são eficazes no tratamento da colite grave por Clostridium difficile, em geral, observando-se melhora clínica a partir do terceiro dia do início da terapia. 
Alternativas
Q3083407 Medicina
Analise as afirmações abaixo sobre o exame do aparelho cardiovascular do idoso.

I O clássico pulso parvus et tardus, encontrado nos casos de estenose aórtica, é mascarado pelo endurecimento das paredes arteriais e pela fibrilação atrial.
II A terceira bulha é sempre patológica e um indicador confiável de insuficiência ventricular esquerda.
III A quarta bulha pode ser detectada em até noventa e quatro por cento dos idosos, independente da presença ou não de cardiopatia.
IV O sopro sistólico da estenose aórtica é frequentemente menos intenso no idoso e pode ser confundido com o da regurgitação mitral.

Estão corretas: 
Alternativas
Q3083408 Medicina
Em um paciente idoso de 71 anos com hipertensão arterial sistêmica estágio 1 (150 x 95 mmHg), com risco cardiovascular moderado a meta recomendada da pressão arterial (em mm de Hg) com o tratamento é de: 
Alternativas
Q3083409 Medicina
A síndrome cerebral orgânica, de início agudo e curso flutuante, sem etiologia específica caracterizada pela presença simultânea de perturbações da consciência e da atenção, da percepção, do pensamento, da memória, do comportamento psicomotor, das emoções e do ritmo sono-vigília corresponde a definição de: 
Alternativas
Q3083410 Medicina
Indique o distúrbio linfoproliferativo benigno, que se caracteriza por ser lentamente progressivo, quase sempre unilateral, no qual ocorre uma retração fibrosa da fáscia palmar no seu lado medial, levando a incapacidade funcional dos primeiro, segundo e terceiro dedos que ficam em flexão permanente, sendo a idade avançada um fator de risco. 
Alternativas
Q3083411 Medicina
Nos pacientes idosos devem ser consideradas metas menos rigorosas de hemoglobina glicada, principalmente quando houver expectativa de vida limitada, história de hipoglicemia grave, fragilidade e comorbidades, devendo-se avaliar se os benefícios compensam os riscos.
Para estes pacientes pode-se trabalhar com meta de: 
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: E
4: C
5: A
6: E
7: D
8: E
9: B
10: C
11: C
12: D
13: A
14: B
15: E
16: A
17: D
18: C
19: E
20: E