Questões de Concurso Público Prefeitura de Maricá - RJ 2024 para Docente I – Geografia
Foram encontradas 2 questões
Considere o texto e a imagem sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia.
A Guerra entre a Rússia e a Ucrânia é um
conflito que acontece no Leste do continente
europeu. Após um longo período marcado pelo
acirramento das tensões entre ambos, as
tropas russas invadiram o país vizinho em 24
de fevereiro de 2022, promovendo ataques a
cidades situadas próximo da capital da Ucrânia,
Kyiv, e outros pontos estratégicos do território
ucraniano. O contra-ataque realizado pela
Ucrânia em meados de 2022 fez com que a
Rússia recuasse em alguns pontos, mas o país
ainda mantém domínio sobre grandes áreas no
leste e ao sul da Ucrânia. Pouco mais de um
ano após o início da guerra, os ataques
continuam. O saldo até então é de dezenas de
milhares de mortos e feridos, além de 8 milhões de refugiados ucranianos, que buscam
proteção em outros países europeus. As
consequências da guerra são, também,
econômicas e políticas. Em um contexto global,
o conflito interfere na geopolítica, nos acordos
diplomáticos e no comércio internacional"
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/guerraentre-russia-e-ucrania.htm. Acesso em: 10 abr. 2024.
Dentre as consequências desse conflito
geopolítico, encontra-se:
Texto I
Justiça Territorial: Expressões como justiça espacial ou territorial e justiça ambiental, permitem esclarecer o papel que valores éticos – solidariedade, respeito, cuidado, hospitalidade e responsabilidade, por exemplo –, bem como emoções morais – empatia, indignação, humilhação, amor e nostalgia, entre outras –, desempenham no processo de produção social do espaço. [...] As injustiças sociais têm sempre uma dimensão espacial de modo que as injustiças sociais não podem ser abordadas sem que seja considerada igualmente sua dimensão espacial. [...] Concebemos a justiça territorial como a situação socioespacial na qual os vetores que promovem espaços opressores são, efetivamente, combatidos e eliminados ou, idealmente, não existem. Parece lícito conceber a opressão como a figura central da injustiça, isto é, como um dos seus modos de existência.
LIMA, Ivaldo. Em favor da Justiça Territorial: o encontro entre geografia e ética. Rio de Janeiro: Revista Política e Planejamento Regional / RPPR, Vol. 7, n.2, 2020, p. 130 e 132. Disponível em: https://revistappr.com.br/artigos/publicados/Emfavor-da-Justica-Territorial-o-encontro-entre-geografia-e-etica- .pdf. Acesso em: 10 abr. 2024. Adaptado.
Texto II
Notícia do dia 10 de abril de 2024: Um homem, de 28 anos, foi preso na noite de quarta-feira por suspeita de participação na morte de uma jovem em Volta Redonda (Rio de Janeiro). Segundo a Polícia Civil, testemunhas descreveram que um homem usando uma camisa de time de futebol foi o responsável por chamar a vítima, atraindo sua atenção para a rua em que ocorreu o assassinato. Com a descrição do suspeito, os agentes o localizaram e o prenderam próximo ao local do crime. [...] Ainda de acordo com a Polícia Civil, o suspeito relatou em depoimento que, mesmo sendo morador do bairro, é colaborador de uma facção rival do local. [...] O preso, que já possui sete anotações criminais, foi recolhido ao sistema penitenciário, onde permanecerá acautelado e à disposição da Justiça.
Disponível em: https://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costaverde/noticia/2024/04/11/preso-suspeito-de-envolvimento-emassassinato-de-jovem-em-volta-redonda.ghtml. Acesso em: 10 abr. 2024. Adaptado.
Com base na leitura, conclui-se que o conteúdo do Texto I se aplica conceitualmente à explicação do fato descrito no Texto II, indicando uma injustiça territorial, porque: