Questões de Concurso Público Prefeitura de Japonvar - MG 2013 para Médico

Foram encontradas 15 questões

Q614656 Medicina
A forma indeterminada é uma das apresentações da fase crônica da Doença de Chagas e pode durar entre 30 e 40 anos. Cerca de 30 a 40% dos pacientes desenvolveram a forma cardíaca, digestiva ou mista, e os demais permanecerão com a forma indeterminada durante toda a vida. Os pacientes com essa forma são caracterizados por apresentarem as manifestações abaixo, EXCETO
Alternativas
Q614657 Medicina
Em um paciente com dislipidemia, que, na avaliação clínica, foi estratificado como de baixo risco cardiovascular, as orientações quanto à ingesta de gorduras na alimentação devem ser:
Alternativas
Q614658 Medicina
Uma paciente de 35 anos procura atendimento médico com a história de que, aos 15 anos de idade, teve o diagnóstico de febre reumática. Utilizou penicilina benzatina mensalmente, por 3 anos após o diagnótico. Atualmente, encontra-se assintomática e a ausculta cardíaca apresenta sopro de insuficiência mitral leve a moderada. A dúvida da paciente é se ela necessita voltar a tomar a penicilina. Nesse caso: 
Alternativas
Q614659 Medicina
Na escolha do medicamento anti-hipertensivo para o tratamento da hipertensão arterial sistêmica, qualquer droga da classe anti-hipertensivo pode ser usada, desde que guardadas as indicações e contraindicações especifícas. Nessa classe, podem-se citar, EXCETO
Alternativas
Q614660 Medicina
São causas de hipertensão arterial secundária, EXCETO
Alternativas
Q614661 Medicina
Complicações cardiovasculares são muito frequentes nos indivíduos com diabetes mellitus. Mais frequentemente doenças cardíacas se apresentam devido à aterosclerose coronariana. Habitualmente o diabético tem fatores de risco associados (hipertensão arterial, dislipidemia, sobrepeso), que aumentam o risco cardiovascular. Para evitar essas complicações, é muito importante a prevenção primária. Em um paciente com diabetes mellitus tipo 2, 56 anos, assintomático em relação ao sistema cardiovascular, com pressão arterial de 140/92mmHg, glicemia jejum 130mg/dl, glicemia pós-prandial 170mg/dl e LDL = 130 mmHg, são medidas que devem ser adotadas com prevenção primária, EXCETO
Alternativas
Q614662 Medicina
No paciente com diabetes mellitus tipo 2, é muito comum a associação com dislipidemia. Esse fato aumenta muito o risco de complicações cardiovasculares. Essa alteração do perfil lipídico nesses indivíduos ocorre devido à síndrome da resistência à insulina, chamada por alguns autores de “dislipidemia diabética". Quais são os achados característicos do perfil lipídio nessa situação?
Alternativas
Q614663 Medicina
Considerando as forças de Starling, no tratamento do edema agudo de pulmões cardiogênico, o componente que se deve tentar controlar de imediato é: 
Alternativas
Q614664 Medicina
Paciente diabético apresentou um quadro de infarto agudo do miocárdio. Foi internado e submetido à angioplastia primária com sucesso. Evoluiu sem complicações e recebeu alta em uso de aspirina, nitrato, clopidogrel, atorvastatina, atenolol. Entre as medicações que o paciente está em uso, aquela que NÃO é utilizada na prevenção secundária é:
Alternativas
Q614665 Medicina
Com relação à prevenção de pneumonia adquirida na comunidade, todas as afirmativas são verdadeiras, EXCETO
Alternativas
Q614666 Medicina
Um paciente obeso, tabagista e portador de hipertensão está evoluindo com dispneia aos esforços habituais. Procurou atendimento médico, e o exame físico não mostrou alterações, exceto presença de B4. Realizou uma radiografia de tórax, que mostrou índice cardiotorácico normal e pequeno derrame pleural à direita. O ecodopplercardiograma mostrou função sistólica ventricular esquerda preservada. A principal hipótese diagnóstica, entre as citadas abaixo, é:
Alternativas
Q614667 Medicina
Uma paciente de 70 anos, usuária de aspirina 100mg/dia, evolui com artralgias e é então tratada com nimesulide 200mg/dia. No terceiro dia de tratamento, evoluiu com dor epigástrica, hematêmese e melena. Após estabilização clínica, realiza endoscopia digestiva alta, sendo evidenciada uma úlcera péptica com coágulo aderido. O teste da urease foi positivo, mas não foi realizada a biópsia devido a risco de reativar o sangramento. Em relação ao caso acima: 
Alternativas
Q614668 Medicina
Vasculite é um grupo heterogêneo de doenças caracterizado por inflamação dentro das paredes do vaso sanguíneo afetado. Uma das considerações que deve ser feita ao caracterizar um caso de vascuite é identificar o tamanho do vaso acometido: pequeno, médio ou grande. São características de vasculite de pequenos vasos, EXCETO
Alternativas
Q614669 Medicina
Uma mulher de 22 anos fratura o quadril durante partida de vôlei. Ela refere uma história de fadiga e ulcerações orais ocasionais. Radiografia de quadril mostra osteopenia. Nos exames laboratoriais, observa-se hematócrito de 32%, nível baixo de ferritina e 25-hidroxivitamina D. Apesar de a paciente não relatar sintomas gastrintestinais, houve a suspeita de doença celíaca. Esse diagnóstico pode ser confirmado através dos exames abaixo, EXCETO
Alternativas
Q614670 Medicina
Paciente de 30 anos, sem antecedentes mórbidos, é internada para realizar lipoaspiração. O procedimento é realizado sem intercorrências e, após 5 dias, o paciente recebe alta hospitalar. Após 36 horas em casa, começa a apresentar febre alta não medida, tosse com expectoração amarelada, dor pleurítica à direita e mal-estar. Procura atendimento médico ambulatorial, e é feito diagnóstico de pneumonia. Entre as alternativas abaixo, qual o agente etiológico mais provável para esse caso?
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: D
4: B
5: A
6: C
7: C
8: B
9: D
10: C
11: B
12: C
13: A
14: D
15: A