Questões de Concurso Público CISRUN - MG 2019 para Médico

Foram encontradas 20 questões

Ano: 2019 Banca: COTEC Órgão: CISRUN - MG Prova: COTEC - 2019 - CISRUN - MG - Médico |
Q1073481 Medicina
Considerando a Portaria Ministerial n.º 2.048, de 5 de novembro de 2002, em seu capítulo I, que trata do Plano Estadual de Atendimento às Urgências e Emergências, a elaboração do referido plano deve estar baseada na proposta de estruturação das redes regionalizadas de atenção da NOAS 1/2002, segundo as seguintes atribuições/complexidade/distribuição:
I - Municípios que realizam apenas a atenção básica (PAB) devem se responsabilizar pelo acolhimento dos pacientes com quadros agudos de menor complexidade, principalmente aqueles já vinculados ao serviço. II - Municípios satélite, que realizam a atenção básica ampliada (PABA), devem desempenhar a mesma função dos municípios PAB, além de contar com área física específica para observação de pacientes, até 8 horas. III - Municípios polo regional, que realizam os procedimentos mais complexos da média complexidade, devem contar, além das estruturas já mencionadas acima, com Unidades Hospitalares de Referência Tipo II e III. Nesse nível, devem ser estruturadas as Centrais Reguladoras Regionais de Urgências, que vão ordenar os fluxos entre as micro- e macrorregiões, devendo o transporte inter-hospitalar ser garantido pelo Serviço de Atendimento Pré-hospitalar móvel da micro/macrorregião solicitante. IV - Municípios polo estadual, que realizam procedimentos de alta complexidade, devem contar, além das estruturas já mencionadas acima, com Unidades Hospitalares de Referência Tipo III e devem, também, ter estruturadas as Centrais Estaduais de Regulação, que vão ordenar os fluxos estaduais ou inter-estaduais da alta complexidade. V - Após a estruturação da rede assistencial acima mencionada, devido a grandes distâncias (como ao longo das estradas e em regiões muito carentes), salas ou bases de establização nessas localidades devem ser estruturadas com, no mínimo, o mesmo material e os medicamentos especificados para a atenção primária à saúde e devem contar com retaguarda ininterrupta de profissional treinado para o atendimento e a estabilização dos quadros de urgências mais frequentes.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: COTEC Órgão: CISRUN - MG Prova: COTEC - 2019 - CISRUN - MG - Médico |
Q1073482 Medicina
Conforme a Portaria Ministerial n.º 2.048, de 5 de novembro de 2002, em seu capítulo III, que trata do atendimento pré-hospitalar fixo, são atribuições das unidades não hospitalares de atendimento às urgências e emergências:
I - Atender aos usuários do SUS portadores de quadro clínico agudo de qualquer natureza, dentro dos limites estruturais da unidade e, em especial, os casos de baixa complexidade, à noite e nos finais de semana, quando a Rede Básica e o Programa de Saúde da Família não estão ativos. II - Desenvolver ações de saúde através do trabalho de equipe interdisciplinar, sempre que necessário, com o objetivo de acolher, intervir em sua condição clínica e referenciar para a rede básica de saúde, para a rede especializada ou para a internação hospitalar, proporcionando uma continuidade do tratamento com impacto positivo no quadro de saúde individual e coletivo da população usuária (beneficiando os pacientes agudos e não agudos e favorecendo, pela continuidade do acompanhamento, principalmente os pacientes com quadros crônico-degenerativos, com a prevenção de suas agudizações frequentes). III - Ser entreposto de estabilização do paciente crítico para o serviço de atendimento pré-hospitalar móvel. IV - Quando necessário, ser transformada em unidades hospitalares, unidades de apoio diagnóstico e terapêutico, e com outras instituições e serviços de saúde do sistema loco regional, construindo fluxos coerentes e efetivos de referência e contrarreferência. V - Ser observatório do sistema e da saúde da população, subsidiando a elaboração de estudos epidemiológicos e a construção de indicadores de saúde e de serviço que contribuam para a avaliação e o planejamento da atenção integral às urgências, bem como de todo o sistema de saúde.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: COTEC Órgão: CISRUN - MG Prova: COTEC - 2019 - CISRUN - MG - Médico |
Q1073483 Medicina
Conforme a Lei n.º 8080, de 19 de setembro de 1990, em seu capítulo III, que trata dos princípios e diretrizes, as ações, os serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o SUS são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no Art. 198 da Constituição Federal e obedecem aos seguintes princípios:
I- Universalização. II- Hierarquização. III- Regionalização. IV- Integralidade. V- Descentralização. VI- Participação social. VII- Equidade. VIII- Resolubilidade. IX- Complementariedade.
Dos princípios citados acima, quais são considerados éticos/doutrinários?
Alternativas
Ano: 2019 Banca: COTEC Órgão: CISRUN - MG Prova: COTEC - 2019 - CISRUN - MG - Médico |
Q1073484 Medicina
Conforme a Portaria Ministerial n.º 1.600, de 7 de julho de 2011, em seu capítulo I, que trata das diretrizes da Rede de Atenção às Urgências, a Rede de Atenção às Urgências é constituída pelos seguintes componentes:
I- Promoção, prevenção e vigilância à saúde. II- Atenção Básica em Saúde. III- Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 192 e suas Centrais de Regulação Médica das Urgências. IV- Sala de estabilização. V- Força Nacional de Saúde do SUS. VI- Unidades de Pronto Atendimento (UPA) 24h e o conjunto de serviços de urgência 24 horas. VII- Serviço hospitalar. VIII- Atenção domiciliar.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: COTEC Órgão: CISRUN - MG Prova: COTEC - 2019 - CISRUN - MG - Médico |
Q1073485 Medicina
Um homem de 45 anos, que dirigia sem cinto de segurança, é atendido no pré-hospitalar. Acabou de ser retirado do veículo e ser imobilizado conforme protocolo. Foi realizada a avaliação primária completa e o paciente está hemodinamicamente estável. Durante a avaliação secundária, já no interior da viatura, identifica-se que ele apresenta paraplegia em nível T10. A avaliação neurológica revela também perda da sensibilidade para dor e temperatura com preservação da propriocepção e da vibração. Esses achados são condizentes com o diagnóstico de síndrome
Alternativas
Ano: 2019 Banca: COTEC Órgão: CISRUN - MG Prova: COTEC - 2019 - CISRUN - MG - Médico |
Q1073486 Medicina
Médico de uma Unidade de Suporte Avançado (USA) é acionado para transporte inter-hospitalar de uma criança de 5 anos de idade, sexo feminino, vítima de acidente escorpiônico. Ao chegar ao hospital solicitante, o médico é informado de que se trata de uma unidade hospitalar tipo III e que a vaga da paciente foi regulada para hospital tipo I, referência em acidentes ofídicos e escorpiônicos. No hospital solicitante há soro anti-escorpiônico (SAEsc), a criança apresenta dor, eritema e parestesia no local da inoculação, associado à sudorese e náuseas; apresentou 2 (dois) episódios de vômitos, agitação, FC= 178 bpm e PA= 178 x 114 mmHg.
Com base no quadro clínico exposto acima, assinale a alternativa CORRETA, que classifica e propõe tratamento adequado:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: COTEC Órgão: CISRUN - MG Prova: COTEC - 2019 - CISRUN - MG - Médico |
Q1073487 Medicina
Médico da USA é acionado para atendimento em via pública de um paciente pré-escolar, de quatro anos, sexo masculino, hiporresponsivo. Ao chegar ao local, o médico identifica que o paciente se encontra em parada cardiorrespiratória, sendo iniciadas imediatamente as manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP). Durante a RCP, ainda sem pulso palpável, o paciente evolui e apresenta o seguinte traçado eletrocardiográfico:
Imagem associada para resolução da questão

De acordo com o caso clínico e o eletrocardiograma acima, a conduta imediata a ser realizada nesse momento da RCP é:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: COTEC Órgão: CISRUN - MG Prova: COTEC - 2019 - CISRUN - MG - Médico |
Q1073488 Medicina
Médico da USA é acionado para atendimento, na zona rural, a paciente do sexo masculino, 42 anos, vítima de picada de abelha há 25 minutos. Ao chegar ao local, o médico identifica que o paciente se encontra com esforço respiratório, sonolento e torporoso, queixando-se de dor abdominal intensa e náuseas. Apresentou 6 episódios de vômitos e diarreia. Possui os seguintes dados vitais: FC = 148 bpm; FR = 46 irpm; PA = 58 x 30 mmHg. Apresenta sibilos difusos, na auscuta pulmonar. Com base no quadro clínico exposto acima, qual a droga de escolha inicial que tem impacto direto na mortalidade, para o tratamento do caso em questão?
Alternativas
Ano: 2019 Banca: COTEC Órgão: CISRUN - MG Prova: COTEC - 2019 - CISRUN - MG - Médico |
Q1073489 Medicina
Médico da USA é acionado para atendimento a um paciente com franca insuficiência respiratória e foi indicado por ele intubação orotraqueal do paciente em questão. Durante a fase de preparo de materiais e drogas, é informado de que o paciente é portador de miastenia gravis. Qual droga é contraindicada nesse caso?
Alternativas
Ano: 2019 Banca: COTEC Órgão: CISRUN - MG Prova: COTEC - 2019 - CISRUN - MG - Médico |
Q1073490 Medicina
Médico da USA é acionado para atendimento a um paciente hiporresponsivo. O paciente apresenta nistagmo, fala arrastada, alteração cognitiva, labilidade emocional, hiporreflexia global, hipotensão e história de instabilidade postural. São encontradas próximas ao paciente 10 cartelas de comprimidos de fenobarbital. O médico decide por definir a via aérea do paciente e conduzi-lo ao hospital. Quanto ao antídoto para casos de intoxicação barbitúrica, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1073501 Medicina
A partir da necessidade de dar continuidade ao processo de descentralização e organização do Sistema Único de Saúde (SUS), fortalecido com a implementação da Norma Operacional Básica (NOB) – SUS 1/1996, de 5 de novembro de 1996, foi aprovada a Norma Operacional da Assistência a Saúde (NOAS) – SUS n.º 1/2002. Fundamentando-se na NOAS-SUS 1/2002, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1073503 Medicina
A Portaria n.º 1.010, de 21 de maio de 2012, redefine as diretrizes para a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 192 e sua Central de Regulação das Urgências, componente da Rede de Atenção às Urgências. Para efeito dessa Portaria, considera-se:
Alternativas
Q1073504 Medicina
Como instrumento de regulação do SUS, a NOB-SUS/1996, além de incluir as orientações operacionais propriamente ditas, explicita e dá consequência prática, em sua totalidade, aos princípios e às diretrizes do sistema, consubstanciados na Constituição Federal e nas Leis n.º 8.080/1990 e 8.142/1990, favorecendo, ainda, mudanças essenciais no modelo de atenção à saúde no Brasil.
A principal finalidade da NOB-SUS/1996 é:
Alternativas
Q1073505 Medicina
Sobre a Política Nacional de Atenção às Urgências, analise as afirmativas abaixo e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) A organização da Rede de Atenção às Urgências tem a finalidade de articular e integrar todos os equipamentos de saúde, objetivando ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários em situação de urgência e emergência nos serviços de saúde, de forma ágil e oportuna. ( ) A Rede de Atenção às Urgências deve ser implementada, imediatamente, em todo território nacional, independentemente dos critérios epidemiológicos e de densidade populacional. ( ) O acolhimento com classificação do risco, a qualidade e a resolutividade na atenção constituem a base do processo e dos fluxos assistenciais de toda a Rede de Atenção às Urgências e devem ser requisitos de todos os pontos de atenção. ( ) A Rede de Atenção às Urgências prioriza as linhas de cuidados cardiovascular, cerebrovascular e traumatológica.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1073506 Medicina
Considerando a Portaria n.º 2048/GM, de 5 de dezembro de 2002, analise as seguintes proposições e a relação estabelecida entre elas.
I – O médico regulador define o destino do paciente baseado na planilha de hierarquias pactuadas e disponíveis para a região e nas informações periodicamente atualizadas sobre as condições de atendimento nos serviços de urgência, exercendo as prerrogativas de sua autoridade para alocar o paciente dentro do sistema regional. PORQUE II – A inexistência de leitos vagos deve ser considerada como argumento para não direcionar os pacientes para a melhor hierarquia disponível, em termos de serviços de atenção de urgências.
A respeito dessas proposições, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1073507 Medicina
De acordo com a Política Nacional de Atenção às Urgências e a Rede de Atenção às Urgências no SUS, o componente que objetiva aglutinar esforços para garantir a integralidade na assistência em situações de risco ou emergenciais para populações com vulnerabilidades específicas e/ou em regiões de difícil acesso, pautando-se pela equidade na atenção, considerando-se seus riscos, é:
Alternativas
Q1073508 Medicina
A NOB-SUS 1/1993 estabelece normas e procedimentos reguladores do processo de descentralização da gestão das ações e serviços de saúde. Essa norma, do Ministério da Saúde, tem como objetivo disciplinar o processo de descentralização da gestão das ações e serviços de saúde na perspectiva de construção do SUS. Considerando esse assunto, marque a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1073509 Medicina
Segundo a Portaria GM/MS n.º 2048/2002, define-se ambulância como um veículo (terrestre, aéreo ou aquaviário) que se destine exclusivamente ao transporte de enfermos. Sobre a classificação das ambulâncias e sua tripulação, analise as afirmativas abaixo:
I - Veículo de intervenção rápida: veículos leves, veículos rápidos ou veículos de ligação médica utilizados para transporte de médicos com equipamentos que possibilitam oferecer suporte avançado de vida nas ambulâncias do Tipo A, B, C e F. II - Tipo C: ambulância de suporte avançado, destinada ao atendimento e ao transporte de pacientes de alto risco em emergências pré-hospitalares e/ou transporte inter-hospitalar que necessitam de cuidados médicos intensivos, que conta com os equipamentos médicos necessários para essa função. Equipe: 3 profissionais, sendo um motorista, um enfermeiro e um médico. III - Embarcações: a equipe deve ser composta de 2 ou 3 profissionais, de acordo com o tipo de atendimento a ser realizado, contando com o condutor da embarcação, um médico e um enfermeiro somente em casos de suporte avançado de vida. IV - Tipo F: veículo motorizado aquaviário destinado ao transporte por via marítima ou fluvial, equipado como indicado para as ambulâncias de Tipo A, B, ou D, dependendo do tipo de assistência a ser prestada.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Alternativas
Q1073510 Medicina
A Portaria n.º 2026/2011 foi revogada pela Portaria n.º 1.010/2012, a qual dispõe, em seu art. 7.º, que o componente SAMU 192 é regionalizado, a fim de ampliar o acesso às populações dos municípios em todo o território nacional, através de diretrizes e parâmetros técnicos firmados pela portaria em questão. Entre os parâmetros técnicos, pode-se destacar o de:
Alternativas
Q1073652 Medicina
A Portaria do Ministério da Saúde n.º 1600/2011 reformula a Política Nacional de Atenção às Urgências e institui a Rede de Atenção às Urgências no SUS. Tendo por base essa temática, analise as afirmativas abaixo.
I - O acolhimento com classificação do risco, a qualidade e a resolutividade na atenção constituem base do processo e dos fluxos assistenciais de toda a Rede de Atenção às Urgências e devem ser requisitos de todos os pontos de atenção. II - A organização da Rede de Atenção às Urgências tem a finalidade de integrar internamente os equipamentos de saúde, objetivando restringir o acesso dos usuários em situação de urgência e emergência ao profissional de saúde e à gestão. III - A sala de estabilização é um dos componentes da Rede de Atenção às Urgências. IV - A Rede de Atenção às Urgências prioriza as linhas de cuidados cardiovascular e neonatal.
Sobre a Rede de Atenção às Urgências, estão CORRETAS as afirmativas.
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: B
4: A
5: E
6: C
7: A
8: D
9: C
10: E
11: C
12: E
13: C
14: A
15: D
16: B
17: E
18: B
19: D
20: A