Questões de Concurso Público Prefeitura de Unaí - MG 2019 para Especialista em Saúde Municipal - Farmácia

Foram encontradas 4 questões

Q1055995 Farmácia
O exame de urina rotina tem inúmeras aplicações, inclusive para o diagnóstico e o monitoramento de várias doenças, como doenças renais e do trato urinário, doenças sistêmicas ou metabólicas, doenças hepáticas e biliares e desordens hemolíticas. As alternativas a seguir indicam fatores relacionados a alterações nesse exame. Analise-as e assinale a que apresenta um fator que contribui para o aumento de nitrito.
Alternativas
Q1055998 Farmácia
Os métodos imunológicos estão distribuídos amplamente, tanto na pesquisa como nas análises clínicas. Entre as diversas vantagens dessas técnicas, estas parecem ser as mais importantes para o grande sucesso desses métodos: a grande especificidade facilmente conseguida com os anticorpos e a grande sensibilidade desses métodos, além da imensa diversidade e maleabilidade dessas técnicas, uma vez que praticamente todos os componentes usados nesses métodos podem ser interligados. O quadro abaixo mostra características de cinco métodos imunológicos de diagnóstico. Analise-o.
Imagem associada para resolução da questão
Considerando o assunto abordado e o quadro apresentado, assinale a alternativa correspondente ao método com maior sensibilidade.
Alternativas
Q1056002 Farmácia
Na osteomalácia e raquitismo, o baixo nível de cálcio ou hipocalcemia estimula a atividade da paratireoide que, por sua vez, induz a reabsorção do osso para compensar a diminuição do cálcio. Avaliação por meio de imagens dos ossos e a resposta positiva ao tratamento com vitamina D auxiliam o diagnóstico. É importante destacar que o hiperparatireoidismo primário induz semelhante quadro fisiopatológico. Analise as alternativas abaixo e assinale a que apresenta alteração da fosfatase alcalina e ácida nessas condições.
Alternativas
Q1056003 Farmácia
Doença falciforme é o nome dado a um grupo de patologias caracterizadas pelo predomínio da Hb S e que causa anemia hemolítica de graus moderado a acentuado, muitas vezes associada a dores articulares, fenômenos vaso-oclusivos induzidos por células falcizadas, febre e infecções. Sob o ponto de vista genético, vários genótipos capazes de causar esses processos patológicos podem ser identificados eletroforeticamente ou cromatograficamente. Dessa forma, a doença falciforme pode ter origem homozigota (Hb SS, conhecida por anemia falciforme), dupla heterozigose (Hb SC e Hb SD) e interação com talassemia (Hb S/tal. beta ou Hb S/tal. alfa). A avaliação clínica, associada à história do paciente, hemograma completo, eletroforeses ácida e alcalina, ou cromatografia por HPLC, são suficientes para determinar o diagnóstico específico da doença falciforme. Em todos os genótipos (SS, SC, SD e S/tal.), os eritrócitos sofrem falcização, fato que diminui o seu tempo de vida média e acarreta a desnaturação precoce da hemoglobina, como consequência desses efeitos caracterizados por hemólise extravascular e que ocorrem através da fagocitose dos macrófagos. Analise as alternativas abaixo, que apresentam parâmetros associados a essa doença, e assinale o parâmetro com alteração CORRETA.
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: E
4: C