Questões de Concurso Público Prefeitura de Unaí - MG 2019 para Especialista em Saúde Municipal – Psicologia

Foram encontradas 30 questões

Q1055399 Psicologia

Tomando por base os tipos de desencadeamento da neurose, segundo Freud, analise o excerto abaixo:


“O indivíduo foi sadio enquanto sua necessidade de amor foi satisfeita por um objeto real no mundo externo, torna-se neurótico assim que esse objeto é afastado dele, sem que um substituto ocupe o seu lugar. Aqui a felicidade coincide com a saúde e a infelicidade, com a neurose.”


Assinale a alternativa que contém a causa precipitante de um desencadeamento da neurose vista no fator externo, predominantemente ou em primeiro lugar.  

Alternativas
Q1055400 Psicologia

Leia o excerto abaixo e, em seguida, marque a alternativa que contém o conceito descrito.

“Estímulo neutro que adquire a capacidade de agir como um reforço, em geral por ser associado a um reforço primário ou estabelecido como um estímulo discriminativo.” 

Alternativas
Q1055401 Psicologia

Trata-se de um procedimento que faz parte do processo psicológico em caráter inicial, caracteriza-se por uma conversação dirigida a um propósito definido de avaliação. Sua função básica é prover o avaliador de subsídios técnicos acerca da conduta, comportamentos, conceitos, valores e opiniões do candidato, completando os dados obtidos pelos demais instrumentos utilizados.

Identifique, nas alternativas abaixo, o conceito específico presente no enunciado acima.

Alternativas
Q1055402 Psicologia

Analise as afirmativas abaixo sobre as técnicas e as práticas que podem ser utilizadas pelos psicólogos e marque V para as verdadeiras e F, para as falsas:

( ) Os psicólogos, a priori, só podem utilizar em seu exercício profissional técnicas ou práticas que sejam coerentes com os critérios estabelecidos no campo científico da psicologia e que respeitem o Código de Ética do Psicólogo.

( ) Em conformidade com o Código de Ética do Psicólogo, destaca-se que é vedado “induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito, quando do exercício de suas funções profissionais.”

( ) As técnicas ou as práticas ainda não reconhecidas não podem ser utilizadas em caráter de pesquisa, observando-se o disposto nas legislações (Resoluções do Conselho Nacional de Saúde n.º 196/1996, do Conselho Federal de Psicologia n.º 10/1997 e 16/2000 e Código de Ética Profissional do Psicólogo).

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:  

Alternativas
Q1055403 Psicologia

Relacione a primeira coluna à segunda, conforme conceitos da teoria de Piaget.

I- Estágio

II- Desenvolvimento

III- Egocentrismo

IV- Esquema simbólico


( ) Começa a partir do equipamento inicial (reflexos inatos), vai gradualmente se transformando em esquemas sensoriais motores rudimentares, no primeiro ano de vida.

( ) Representa cópia internalizada do esquema sensório-motor.

( ) Constitui uma forma particular de equilíbrio, efetuando-se a evolução mental no sentido de uma equilibração sempre mais completa e de uma interiorização progressiva.

( )Caracteriza-se, basicamente, por uma visão da realidade que parte do próprio eu, isto é, a criança não concebe um mundo, uma situação da qual faça parte, confunde-se com objetos e pessoas, no sentido de atribuir a eles seus próprios pensamentos.

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:

Alternativas
Q1055404 Psicologia

Analise as afirmativas abaixo sobre psicodiagnóstico e marque V para as verdadeiras e F, para as falsas:

( ) De modo geral, não existem sinais ou sintomas psicopatológicos totalmente específicos de determinado transtorno mental.

( ) O diagnóstico psicopatológico não é, em inúmeros casos, possível apenas com a observação do curso da doença.

( ) O diagnóstico psicopatológico, com exceção dos quadros psico-orgânicos (delirium, demências, síndromes focais etc.), não é, de modo geral, baseado em possíveis mecanismos etiológicos supostos pelo entrevistador. Baseia-se, principalmente, no perfil de sinais e sintomas apresentados pelo paciente na história da doença e no momento da entrevista.

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:

Alternativas
Q1055405 Psicologia

Analise as afirmativas abaixo sobre Freud e sua obra e marque V para as verdadeiras e F, para as falsas:

( ) De 1884 a 1887, Freud fez algumas das primeiras pesquisas com cocaína.

( ) Com o apoio de Brücke, Freud obteve uma bolsa e foi para Paris trabalhar com Charcot.

( ) Com a cooperação do célebre e experimentado médico Breuer, Freud explorou a dinâmica da histeria (1895). Suas descobertas foram resumidas da seguinte maneira: “Os sintomas de pacientes histéricos baseiam-se em cenas do passado que lhes causaram grande impressão, mas foram esquecidas (traumas); a terapêutica, nisto apoiada, consistia em fazê-los lembrar e reproduzir essas experiências num estado de hipnose (catarse).”

( ) Freud abandonou a hipnose, passando a encorajar seus pacientes a falarem livremente e a relatarem o que quer que pensassem, independentemente da aparente relação – ou falta de relação – com seus sintomas.

( ) Em 1986, Freud usou pela primeira vez o termo “psicanálise” para descrever seus métodos.

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo: 

Alternativas
Q1055406 Psicologia
Marque a alternativa que contém apenas testes de atenção:
Alternativas
Q1055407 Psicologia
Assinale a alternativa que contém apenas testes de personalidade:
Alternativas
Q1055408 Psicologia

Sobre a histeria, podemos afirmar que a análise psicológica sabe e tem a possibilidade de desvendar o traço de caráter e solucionar a enigmática contradição desse traço, peculiar nesse adoecimento.

Marque a alternativa que contém a contradição encontrada nessa patologia

Alternativas
Q1056125 Português
Entre as ideias defendidas pelo autor, encontra-se:
Alternativas
Q1056126 Português
Tendo em vista os argumentos apresentados no texto, marque a alternativa que contraria a relação que o autor faz com os nossos objetos e a nossa vida.
Alternativas
Q1056127 Português
Considere o trecho: “Entender isso nos ajuda a ter uma relação de posse ‘menos fetichista’, para usar as palavras de Laura, com as nossas coisas.” (Linhas 44-45) Tendo em vista o contexto em que foi empregado, o termo “fetichista” relaciona-se à ideia de
Alternativas
Q1056128 Português
No texto, um dos recursos de argumentação usados pelo autor é a antítese, conforme se verifica na alternativa
Alternativas
Q1056129 Português
O uso reiterado da 1.ª pessoa do discurso atribui ao texto um maior grau de
Alternativas
Q1056130 Português
Sobre o título do texto, pode-se inferir que
Alternativas
Q1056131 Português
Embora o texto tenha sido escrito predominantemente em registro formal, verificam-se nele marcas de uso do registro informal. Assinale a alternativa em que se verifica um exemplo de uma dessas marcas em relação à colocação pronominal.
Alternativas
Q1056132 Português
Considere o trecho: “É instintivo: em todas as vezes que meus cotovelos são passíveis de causar qualquer desastre, eu – que sou amplamente conhecido pela falta de jeito – enfio as mãos nos bolsos para minimizar a área de contato entre a minha pouca noção de espaço e a possível ruína completa de uma licoreira equilibrada em um móvel antigo.” (Linhas 3-5)
Sobre a pontuação usada nesse trecho, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1056133 Português
Em que alternativa o verbo poderia ser empregado no plural, segundo a Gramática Normativa, embora o uso recorrente no Brasil seja o singular?
Alternativas
Q1056134 Português
Assinale a alternativa em que há uma conjunção coordenativa a qual insere no trecho uma ideia de adversidade.
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: D
4: B
5: B
6: E
7: A
8: E
9: X
10: C
11: D
12: B
13: E
14: C
15: E
16: D
17: A
18: C
19: A
20: B