Questões de Concurso Público Prefeitura de Unaí - MG 2019 para Terapeuta Ocupacional

Foram encontradas 30 questões

Q1055369 Terapia Ocupacional
Segundo o Ministério da Saúde, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são “unidades que prestam serviços de saúde de caráter aberto e comunitário, constituído por equipe multiprofissional que atua sobre a ótica interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial. São substitutivos ao modelo asilar”. De acordo com suas modalidades, correlacione a coluna A com a coluna B:
COLUNA A
1- CAPS I 2- CAPS II 3- CAPS i 4- CAPS ad 5- CAPS III 6- CAPS ad III
COLUNA B
( ) Atendimento a sujeitos com transtornos mentais graves e persistentes, inclusive por uso de substâncias psicoativas, em todas as faixas etárias, em cidades e ou regiões com pelo menos 15 mil habitantes. ( ) Atendimento especializado a sujeitos com transtornos pelo uso de álcool e outras drogas, em todas as faixas etárias, em cidades e ou regiões com pelo menos 70 mil habitantes. ( ) Atendimento a sujeitos com transtornos mentais graves e persistentes, inclusive por uso de substâncias psicoativas, em todas as faixas etárias, em cidades e ou regiões com pelo menos 70 mil habitantes. ( ) Atendimento a crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes, inclusive por uso de substâncias psicoativas, em cidades e ou regiões com pelo menos 70 mil habitantes. ( ) Atendimento a sujeitos com transtornos pelo uso de álcool e outras drogas, em todos as faixas etárias, em cidades e ou regiões com pelo menos 150 mil habitantes. Seu funcionamento é 24 horas e possui de 8 a 12 vagas de acolhimento noturno e observação. ( ) Atendimento a sujeitos com transtornos mentais graves e persistentes, inclusive por uso de substâncias psicoativas, em cidades e ou regiões com pelo menos 150 mil habitantes. Possui até 5 vagas de acolhimento noturno e observação.
Marque a alternativa que aponta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
Alternativas
Q1055370 Terapia Ocupacional
De acordo com o DSM-IV, o Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) caracteriza-se pelo comprometimento no desempenho das atividades diárias e no rendimento escolar, tendo por base a idade cronológica e a inteligência medida na criança. Já para CID-10, o TDC é um transtorno específico do desenvolvimento da função motora, com principal característica no prejuízo da coordenação motora. Sabemos que a intervenção terapêutica ocupacional possui importante papel no tratamento dessas crianças, podendo lançar estratégias de estimulação relacionadas à integração sensorial, reorganização do cotidiano, treino de habilidades para a vida diária, adaptação de materiais, avaliação do ambiente e modificações de acordo com as necessidades individuais de cada criança, orientação aos pais e educadores. No caso do tratamento com intervenção de integração sensorial, avalie as afirmativas abaixo e aponte as verdadeiras (V) e as falsas (F).
( ) Para aplicação da técnica, são necessários equipamentos suspensos para promover movimentos que ativam os sistemas sensoriais. ( ) É um processo pelo qual o cérebro organiza as informações, de modo a dar uma resposta adaptativa adequada, para organizar as sensações do próprio corpo em relação ao ambiente. ( ) Atividades são direcionadas exclusivamente para experimentação e estimulação dos cinco sistemas sensoriais: tato, paladar, olfato, audição e visão. ( ) O método visa à quantidade e à qualidade de estímulos proporcionados à criança, para gerar uma melhoria do desempenho no seu processo de aprendizagem.
Marque a alternativa que aponta a sequência CORRETA, de cima para baixo:
Alternativas
Q1055371 Terapia Ocupacional
As órteses, de maneira geral, são utilizadas para posicionar ou tracionar. A eficácia e a efetividade do uso da órtese em MMSS devem ser garantidas através de técnicas adequadas de planejamento e confecção, que incluem alguns princípios anatômicos e biomecânicos. Os aspectos anatômicos mais importantes incluem: I- Arcos da mão. II- Pregas da mão. III- Proeminências ósseas. IV- Estruturas ligamentares.
Considerando os aspectos anatômicos supracitados, marque a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1055372 Terapia Ocupacional
As afirmativas a seguir se relacionam a um instrumento de avaliação muito utilizado por terapeutas ocupacionais em crianças, para direcionar sua prática clínica de intervenção. Ele fornece descrição do desempenho funcional da criança. O instrumento documenta as mudanças longitudinais em três áreas funcionais: autocuidado, mobilidade e função social. Esse instrumento fornece dados do quão independente o paciente é ou se precisa da intervenção de cuidadores, bem como se utiliza alguma modificação no ambiente para facilitar seu desempenho. Questionário é aplicado através de entrevista com o cuidador, por julgamento clínico de alguns terapeutas ou educadores que estejam familiarizados com a criança, ou de observação direta durante a execução das tarefas. O instrumento é dividido em 3 partes: funcionalidade da criança, quantidade de ajuda fornecida pelo cuidador, modificações no ambiente que facilite execução/desempenho.
Assinale a alternativa que identifica corretamente o instrumento de avaliação a que as afirmativas se referem.
Alternativas
Q1055373 Terapia Ocupacional
No final da década de 1970, iniciou-se o movimento de reforma psiquiátrica, e a Lei Paulo Delgado (2001) prescreveu a construção de uma rede de serviços substitutivos ao modelo manicomial que respeitasse o direito social e aumentasse o poder contratual dos usuários. Em consonância com as transformações da assistência em saúde mental no Brasil, os terapeutas ocupacionais vêm adotando algumas estratégias de intervenção. Analise as afirmativas a seguir sobre esse assunto e assinale V para as verdadeiras e F, para as falsas.
( ) Desenvolvimento de projetos não mais num setting terapêutico fechado, mas nos espaços de vida da pessoa e em atividades do cotidiano que lhe sejam significativas, garantindo sua participação ativa no processo terapêutico. ( ) Apesar de compartilhar o trabalho em equipe, mostram-se pontuais a partir da identificação e validação das potencialidades e interesses, da observação sistemática de seu cotidiano, do fortalecimento de vínculos e contratualidade; além disso, possibilitam o resgate da identidade abalada com o processo de institucionalização. ( ) Priorizam atendimentos grupais e, mais especificamente, as oficinas terapêuticas, pela similaridade com a proposta da profissão e priorização da atividade como uma oportunidade para a promoção de autonomia e participação social. Prioriza a ação, o processo de “fazer”, em detrimento do produto final. ( ) As diferentes linguagens conferidas pela atividade artística são viabilizadoras do tratamento, ao permitirem a expressão, a comunicação e o desenvolvimento da criatividade, além da inserção sociocultural, assim como o engajamento em atividades produtivas de trabalho cooperado, viabilizando a participação e a contratualidade. ( ) Nas práticas coletivas que enfocam a atividade humana, o terapeuta ocupacional diferencia-se pela capacidade de análise e adaptação das atividades, bem como por avaliar as relações que se estabelecem a partir delas.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo:
Alternativas
Q1055374 Terapia Ocupacional
Durante o primeiro ano de vida, a mão evidencia uma acelerada sucessão de progressos, de integração de funções e de aquisição de múltiplas conquistas que, ao se exercitarem, enriquecem-se reciprocamente e firmam as bases para novas habilidades. Nesse desenvolvimento, salienta-se claramente a característica da maturação neuropsíquica: o progresso no sentido do proximal para distal, a evolução do reflexo ao cortical e do inconsciente ao voluntário, por meio da exercitação e da supuração desses reflexos e da organização da conduta (CORIAT, 1991). Podemos considerar, segundo Meyerhof (1994), quatro estágios de desenvolvimento dos padrões adquiridos de preensão.
Marque a alternativa que corresponde aos estágios, na ordem de sua aquisição:
Alternativas
Q1055375 Terapia Ocupacional
O conceito neuroevolutivo Bobath de facilitação motora, aplicado ao tratamento da encefalopatia crônica não progressiva da infância, oferece uma abordagem interdisciplinar que se baseia em dois princípios. Tendo em vista esses princípios, analise os itens a seguir: I - Inibição ou supressão das atividades tônica e reflexa anormal responsável pelos padrões de hipertonia. II - O tratamento deve evoluir a partir de posturas que demandam maior controle motor até atingir posturas mais simples. III - Facilitação das reações normais dos padrões posturais de movimento, integradas à retificação e equilíbrio em sua própria sequência de desenvolvimento, com progressão para atividade especializada. IV - Inibição de padrões reflexos e organização do tônus.
Marque a alternativa que corresponde aos princípios aplicados a essa teoria.
Alternativas
Q1055376 Direito Sanitário
A Lei n.º 8.080/1990 descreve os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), entre eles a universalidade, a equidade e a integralidade (BRASIL, 1990). Esta última é entendida como:
Alternativas
Q1055377 Direito Sanitário
A Lei n.º 8.142/1990 dispõe sobre o financiamento e a participação comunitária mediante a criação dos Conselhos de Saúde, nos quais representantes de entidades e movimentos sociais podem representar os usuários de saúde nas conferências. Essas representações têm uma composição paritária nos Conselhos, ou seja, uma representatividade de:
Alternativas
Q1055378 Direito Sanitário
A Lei n.º 10.424/2002 acrescenta capítulo e artigo à Lei n.º 8.080/1990, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento de serviços correspondentes e dá outras providências:
Alternativas
Q1056125 Português
Entre as ideias defendidas pelo autor, encontra-se:
Alternativas
Q1056126 Português
Tendo em vista os argumentos apresentados no texto, marque a alternativa que contraria a relação que o autor faz com os nossos objetos e a nossa vida.
Alternativas
Q1056127 Português
Considere o trecho: “Entender isso nos ajuda a ter uma relação de posse ‘menos fetichista’, para usar as palavras de Laura, com as nossas coisas.” (Linhas 44-45) Tendo em vista o contexto em que foi empregado, o termo “fetichista” relaciona-se à ideia de
Alternativas
Q1056128 Português
No texto, um dos recursos de argumentação usados pelo autor é a antítese, conforme se verifica na alternativa
Alternativas
Q1056129 Português
O uso reiterado da 1.ª pessoa do discurso atribui ao texto um maior grau de
Alternativas
Q1056130 Português
Sobre o título do texto, pode-se inferir que
Alternativas
Q1056131 Português
Embora o texto tenha sido escrito predominantemente em registro formal, verificam-se nele marcas de uso do registro informal. Assinale a alternativa em que se verifica um exemplo de uma dessas marcas em relação à colocação pronominal.
Alternativas
Q1056132 Português
Considere o trecho: “É instintivo: em todas as vezes que meus cotovelos são passíveis de causar qualquer desastre, eu – que sou amplamente conhecido pela falta de jeito – enfio as mãos nos bolsos para minimizar a área de contato entre a minha pouca noção de espaço e a possível ruína completa de uma licoreira equilibrada em um móvel antigo.” (Linhas 3-5)
Sobre a pontuação usada nesse trecho, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1056133 Português
Em que alternativa o verbo poderia ser empregado no plural, segundo a Gramática Normativa, embora o uso recorrente no Brasil seja o singular?
Alternativas
Q1056134 Português
Assinale a alternativa em que há uma conjunção coordenativa a qual insere no trecho uma ideia de adversidade.
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: E
4: C
5: E
6: C
7: E
8: A
9: X
10: A
11: D
12: B
13: E
14: C
15: E
16: D
17: A
18: C
19: A
20: B