Questões de Concurso Público Prefeitura de São Francisco - MG 2020 para Engenheiro Civil
Foram encontradas 10 questões
Baseando-se na NBR6118:2014 e na NBR 7480:2007, a área da seção transversal da viga (A) e a área da seção transversal da armadura longitudinal (As + As’), em cm², é, respectivamente:
( ) O menor lado de um pilar deve possuir a dimensão mínima de 14 cm, sem a utilização de um coeficiente adicional. ( ) A máxima armadura permitida em pilares é igual a 8% da área da seção transversal, considerando inclusive a sobreposição de barras nas regiões de emenda. ( ) Em qualquer caso, não se permitem pilares com seção transversal de área inferior a 320 cm², sendo essa a menor área admitida. ( ) O diâmetro das barras longitudinais não pode ser inferior a 10,0 mm. ( ) Pilares são elementos lineares de eixo reto, usualmente dispostos na vertical, em que as forças normais de compressão são predominantes.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.
Elemento estrutural de uma edificação, bidimensional, caracterizado por ter a espessura muito menor do que as outras duas dimensões, com cargas transversais e submetidas à flexão. Geralmente, apoia-se em vigas que, por sua vez, apoiam-se em pilares e realizam a distribuição adequada da carga da edificação. É constituída por um conjunto de vigas que se cruzam, solidarizadas pela mesa. É moldada in loco ou com nervuras pré-moldadas, cuja zona de tração para momentos positivos esteja localizada nas nervuras entre as quais pode ser colocado material inerte.
Podemos classificar a estrutura supracitada como:
I - Base. II - Reforço do Subleito. III - Regularização do Subleito. IV - Revestimento. V - Sub-Base VI - Subleito.
( ) É uma camada de espessura constante, posta por circunstâncias técnico-econômicas, acima da regularização, com características geotécnicas inferiores ao material usado na camada que lhe for superior, porém melhor que o material do subleito. ( ) É a camada complementar à base, quando, por circunstâncias técnicas e econômicas, não for aconselhável construir a base diretamente sobre a regularização ou reforço do subleito. ( ) Camada destinada a resistir e distribuir ao subleito, os esforços oriundos do tráfego e sobre a qual se construirá o revestimento. ( ) É o terreno de fundação onde será apoiado todo o pavimento. Deve ser considerado e estudado até as profundidades em que atuam significativamente as cargas impostas pelo tráfego. ( ) É a camada superior destinada a resistir diretamente às ações do tráfego e transmiti-las de forma atenuada às camadas inferiores, impermeabilizar o pavimento, além de melhorar as condições de rolamento. ( ) É a operação destinada a conformar o leito, transversal e longitudinalmente. Poderá ou não existir, dependendo das condições do leito.
Assinale a alternativa que contém a alternativa CORRETA, de cima para baixo.
Calcule as quantidades e alturas das padiolas de areia úmida e brita, respectivamente, que serão utilizadas para o traço com 1 saco de cimento, levando-se em consideração as informações abaixo:
• Saco de cimento de 50 kg. • Volume do saco de cimento = 36 litros = 36000 cm3 . • Largura e comprimento da Padiola = 35 x 45 cm. • Altura máxima da padiola = 35 cm. • Inchamento da areia seca para areia úmida = 30%. • Traço (C=1; A=3; B= 4)
A partir da análise dos modelos estruturais I e II a seguir, responda:
Qual a relação comparativa dos resultados de ambos os modelos, ao analisar os momentos e cortantes finais?
O perfil abaixo desponta como um dos mais utilizados, quando se trata desse tipo de construção.
A partir da figura, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o nome do perfil, o nome da estrutura A e o nome da estrutura B.