Questões de Concurso Público Prefeitura de Itacambira - MG 2021 para Psicólogo
Foram encontradas 9 questões
INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão 01.
O grupo também pode ser visto como um lugar onde as pessoas mostram suas diferenças. Onde as relações de poder estão presentes e perpassam as decisões cotidianas, onde o conflito é inerente ao processo de relações que se estabelece. Onde há uma convivência do diferente, do plural. Não como um movimento de defesa das minorias, mas num movimento de cada um e de todos procurando discutir suas ideias com o(s) outro(s). Num confronto de ideias, buscando conciliar apenas o conciliável, deixando claro as individualidades, o diferente. A importância de afirmar que as pessoas são diferentes, pensam de maneira diferente porque possuem valores diferentes, mas que podem produzir juntas o seu processo grupal.
Fonte: CARLOS, Sérgio Antônio. O processo grupal. In: STREY, Marlene Neves et al. Psicologia social contemporânea: livrotexto. 18. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
A ideia acima apresentada acerca dos grupos pode ser sintetizada corretamente pela seguinte asserção:
INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão 02.
Art. 4º - Um teste psicológico tem por objetivo identificar, descrever, qualificar e mensurar características psicológicas, por meio de procedimentos sistemáticos de observação e descrição do comportamento humano, nas suas diversas formas de expressão, acordados pela comunidade científica.
Fonte: CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução nº. 9, de 25 de abril de 2018. Brasília: CFP, 2018.
O Art. 4º é parte integrante da Resolução n.º 9/2018, do Conselho Federal de Psicologia, que estabelece diretrizes para a realização de avaliação psicológica no exercício profissional da psicóloga e do psicólogo, regulamenta o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI) e revoga resoluções anteriores a este respeito. A partir desse artigo, é possível inferir que:
I. Para um teste psicológico ser aprovado pelo SATEPSI, ele deve avaliar as características psicológicas de um comportamento humano observadas e descritas sistematicamente.
PORQUE
II. A fidedignidade de um teste psicológico se refere à estabilidade com que os escores dos avaliados se conservam em aplicações distintas desse mesmo instrumento.
Considerando-se a relação entre as asserções acima, assinale a alternativa CORRETA.
INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão 03.
O transtorno da personalidade foi, ao longo dos últimos dois séculos, nomeado de diversas formas: insanidade moral (“moral insanity”, de Prichard), monomania moral, transtorno ou neurose de caráter etc. Entretanto, o termo que mais se tornou popular entre os profissionais de saúde mental foi psicopatia. Tal vocábulo, infelizmente, foi utilizado de modo muito impreciso, ora se identificando psicopatia com personalidade sociopática, ora com transtornos da personalidade em geral.
Fonte: DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
Segundo a classificação de transtornos mentais da Organização Mundial da Saúde (OMS, 1993), a CID-10, os transtornos da personalidade são definidos pelas seguintes características:
I. O padrão normal de comportamento inclui poucos aspectos do psiquismo e da vida social do indivíduo, restrito a uma área.
II. Os transtornos da personalidade, geralmente, surgem na infância ou adolescência e tendem a permanecer relativamente estáveis ao longo da vida do indivíduo.
III. O padrão comportamental é mal-adaptativo, pois produz uma série de dificuldades para o indivíduo e/ou para as pessoas que com ele convivem.
IV. São condições não relacionadas diretamente à lesão cerebral evidente ou a outro transtorno psiquiátrico.
Está CORRETO o que se apresenta em:
INSTRUÇÃO: Leia atentamente o texto a seguir para responder à questão 04.
Utilizar o princípio dos pequenos passos e especificar com muita clareza o que se espera do aluno (especialmente tornar claro para ele próprio, antes que para a instituição ou para meros formulários) são providências que podem reduzir a probabilidade de que educando e professor errem demasiada e desnecessariamente, produzindo frustrações que inibem a motivação geral para novas tentativas de aprendizagem.
Fonte: CARRARA, Kester (org.). Introdução à psicologia da educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004
O excerto acima faz parte de uma análise feita a partir de uma das abordagens teóricas que compõem a Psicologia. Nesse caso, uma abordagem em relação ao processo de aprendizagem. É possível afirmar que esse trecho se refere ao (à)
INSTRUÇÃO: Leia atentamente o texto a seguir para responder à questão 05.
Entretanto, para as visões que consideram o racismo um fenômeno institucional e/ou estrutural, mais do que a consciência, o racismo como ideologia molda o inconsciente. Dessa forma, a ação dos indivíduos, ainda que conscientes, "se dá em uma moldura de sociabilidade dotada de constituição historicamente inconsciente". Ou seja, a vida cultural e política no interior da qual os indivíduos se reconhecem enquanto sujeitos autoconscientes e onde formam os seus afetos é constituída por padrões de clivagem racial inserida no imaginário e em práticas sociais cotidianas. Desse modo, a vida "normal", os afetos e as "verdades" são inexoravelmente perpassados pelo racismo, que não depende de uma ação consciente para existir. (grifos do autor)
Fonte: ALMEIDA, Sílvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.
Considerando-se a atuação do psicólogo diante do que o excerto acima apresenta como ideia central, pode-se afirmar que:
INSTRUÇÃO: Leia atentamente o texto a seguir para responder à questão 07.
Se trabalhar no âmbito da [Atenção Primária] AP já representa um grande desafio para o psicólogo, quando o assunto é o consumo de substâncias psicoativas esse desafio se intensifica. Em pesquisa sobre como a AP responde às demandas relacionadas ao consumo de álcool e outras drogas, Lima (2014) aponta que os profissionais entrevistados — incluindo o psicólogo da equipe do [Núcleos de Apoio à Saúde da Família] NASF — relatam que a única ação a ser feita é o encaminhamento a um serviço especializado. Para justificar os constantes encaminhamentos, os profissionais dizem não saber o que fazer com usuários de álcool e drogas.
Fonte: LIMA, Ana Izabel Oliveira; DIMENSTEIN, Magda; MACEDO, João Paulo. Consumo de álcool e drogas e o trabalho do psicólogo no núcleo de apoio à saúde da família. Psicologia em Pesquisa, Juiz de Fora, v. 9, n. 2, p. 188-197, jul.- dez. 2015.
O trecho trata do trabalho dos psicólogos dos NASF, diante da questão do consumo de substâncias psicoativas. Considerando-o, analise as asserções que se seguem.
I. O enfrentamento ao consumo de substâncias psicoativas realizado pelo serviço de psicologia em um NASF pode-se dar através do matriciamento e/ou da abordagem de redução de danos.
PORQUE
II. A concepção que um psicólogo tem a respeito de como as famílias de pessoas dependentes químicas devemse comportar é de caráter prescritivo, formato que deve embasar o seu trabalho em quaisquer abordagens na AP.
Considerando-se a relação acima, assinale a alternativa CORRETA.
INSTRUÇÃO: Analise o caso descrito a seguir para responder à questão 08.
Enzo é um garoto de sete anos que vive em uma cidade de médio porte ao norte de Minas Gerais. Ele vive com sua família, composta por suas duas mães e uma irmã dois anos mais velha, Sophia; cada um deles foi gerado no ventre de uma das mães, a partir de inseminação artificial com material proveniente de doadores desconhecidos.
Enzo nasceu de sete meses, mas não foi acometido por maiores problemas de saúde durante sua vida, apesar de ter bronquite e, por isso, praticar natação desde cedo. Agora ele teve que mudar de escola, e terá que, novamente, enfrentar a questão de como as pessoas reagirão ao fato de ele ter duas mães.
Verdadeiramente, para Enzo, tal fato não é um problema, pois o menino e sua irmã aprenderam desde cedo que poderiam enfrentar situações desconfortáveis ou constrangedoras com algumas pessoas por essa razão, mas suas mães fazem acompanhamento psicoterápico desde quando decidiram engravidar, e as crianças frequentam a psicóloga desde os três anos de idade.
Na escola, além de enfrentar questões ligadas às suas duas mães, alguns professores temem pelo fato de que Enzo possa tornar-se homossexual, já que só convive com mulheres e ser "delicado". O garoto brinca com todo mundo, tem várias amigas e uma porção de amigos e frequenta as casas da maioria deles, sendo, de modo geral, muito querido e bem tratado por suas famílias. Aliás, os pais de Valentina gostam muito da amizade deles, já que Enzo sempre foi tido como o mais inteligente da sala.
A grande preocupação da vida das mães de Enzo é saber se o filho será feliz. Mas elas entendem que estão fazendo sua parte, ao lhe oferecerem o melhor que podem. Fonte: O próprio elaborador.
O caso apresentado pode ser analisado a partir dos vários aspectos que compõem o desenvolvimento humano. Sabendo-se que eles são indissociáveis, verifique as relações abaixo:
I. Físico-motor: Enzo tem tido um crescimento típico, sendo acometido por um agravo à saúde relativamente comum.
II. Intelectual: o fato de Enzo ter nascido de sete meses parece não ter deixado sequelas cognitivas, já que o garoto vai bem na escola.
III. Afetivo-emocional: Enzo é bastante afetado por ter duas mães; apesar de ele dizer que não se importa, isso o abala bastante, tanto que o garoto faz psicoterapia.
IV. Social: Enzo sabe que ter duas mães não é algo simples de se enfrentar em certas situações, mas lida, pessoalmente, muito bem com isso.
O principal aspecto apresentado e seu respectivo comentário a respeito da vida de Enzo estão CORRETOS e adequadamente relacionados em:
INSTRUÇÃO: Analise a imagem abaixo para responder à questão 09.
[business: negócio / success: sucesso]
Disponível em: https://uvagpclass.files.wordpress.com2017033ea30d1b-b559-460c-b510-e725ce6d0d6a.jpgw=1400 . Acesso em: 25 mar. 2020.
A figura acima representa a diferença básica existente entre um chefe e um líder. Escolha a alternativa que a caracteriza adequadamente.
INSTRUÇÃO: Analise os artigos, pertencentes ao Código de Ética do Profissional Psicólogo, citados a seguir para responder à questão 10.
Art. 5º – O psicólogo, quando participar de greves ou paralisações, garantirá que:
a) As atividades de emergência não sejam interrompidas;
b) Haja prévia comunicação da paralisação aos usuários ou beneficiários dos serviços atingidos pela mesma. Art. 6º – O psicólogo, no relacionamento com profissionais não psicólogos: [...]
b) Compartilhará somente informações relevantes para qualificar o serviço prestado, resguardando o caráter confidencial das comunicações, assinalando a responsabilidade, de quem as receber, de preservar o sigilo. Art. 7º – O psicólogo poderá intervir na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outro profissional, nas seguintes situações: [...]
d) Quando se tratar de trabalho multiprofissional e a intervenção fizer parte da metodologia adotada.
Fonte: CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Código de ética profissional do psicólogo. Brasília: CFP, 2005.
Os artigos podem ser analisados da seguinte maneira:
I. O art. 5º, alínea "a", visa à preservação, inclusive prevista em lei, de serviços essenciais, a fim de que sejam mantidos em funcionamento, conservando-se o direito à greve ou às paralisações.
II. O art. 5º, alínea "b", objetiva a preparação de usuários e demais interessados para tomarem as atitudes necessárias ao enfrentamento a situações ligadas à ausência da prestação do serviço.
III. O art. 6º, alínea "b", busca preservar o cliente ou usuário, já que as informações a que o psicólogo tem acesso no desempenho de suas funções não podem ser acessadas em circunstância alguma.
IV. O art. 7º, alínea "d", procura impedir a participação do psicólogo no trabalho em equipes multiprofissionais, já que elas não fazem parte da metodologia adotada por esta categoria.
Assinale a alternativa cujas afirmativas equivalem a interpretações CORRETAS sobre os referidos artigos: