Questões de Concurso Público Prefeitura de Itacambira - MG 2021 para Psicólogo
Foi encontrada 1 questão
INSTRUÇÃO: Analise os artigos, pertencentes ao Código de Ética do Profissional Psicólogo, citados a seguir para responder à questão 10.
Art. 5º – O psicólogo, quando participar de greves ou paralisações, garantirá que:
a) As atividades de emergência não sejam interrompidas;
b) Haja prévia comunicação da paralisação aos usuários ou beneficiários dos serviços atingidos pela mesma. Art. 6º – O psicólogo, no relacionamento com profissionais não psicólogos: [...]
b) Compartilhará somente informações relevantes para qualificar o serviço prestado, resguardando o caráter confidencial das comunicações, assinalando a responsabilidade, de quem as receber, de preservar o sigilo. Art. 7º – O psicólogo poderá intervir na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outro profissional, nas seguintes situações: [...]
d) Quando se tratar de trabalho multiprofissional e a intervenção fizer parte da metodologia adotada.
Fonte: CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Código de ética profissional do psicólogo. Brasília: CFP, 2005.
Os artigos podem ser analisados da seguinte maneira:
I. O art. 5º, alínea "a", visa à preservação, inclusive prevista em lei, de serviços essenciais, a fim de que sejam mantidos em funcionamento, conservando-se o direito à greve ou às paralisações.
II. O art. 5º, alínea "b", objetiva a preparação de usuários e demais interessados para tomarem as atitudes necessárias ao enfrentamento a situações ligadas à ausência da prestação do serviço.
III. O art. 6º, alínea "b", busca preservar o cliente ou usuário, já que as informações a que o psicólogo tem acesso no desempenho de suas funções não podem ser acessadas em circunstância alguma.
IV. O art. 7º, alínea "d", procura impedir a participação do psicólogo no trabalho em equipes multiprofissionais, já que elas não fazem parte da metodologia adotada por esta categoria.
Assinale a alternativa cujas afirmativas equivalem a interpretações CORRETAS sobre os referidos artigos: