Questões de Concurso Público Prefeitura de Itacambira - MG 2021 para Psicólogo

Foram encontradas 2 questões

Q2412647 Psicologia

INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão 02.


Art. 4º - Um teste psicológico tem por objetivo identificar, descrever, qualificar e mensurar características psicológicas, por meio de procedimentos sistemáticos de observação e descrição do comportamento humano, nas suas diversas formas de expressão, acordados pela comunidade científica.


Fonte: CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução nº. 9, de 25 de abril de 2018. Brasília: CFP, 2018.

O Art. 4º é parte integrante da Resolução n.º 9/2018, do Conselho Federal de Psicologia, que estabelece diretrizes para a realização de avaliação psicológica no exercício profissional da psicóloga e do psicólogo, regulamenta o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI) e revoga resoluções anteriores a este respeito. A partir desse artigo, é possível inferir que:


I. Para um teste psicológico ser aprovado pelo SATEPSI, ele deve avaliar as características psicológicas de um comportamento humano observadas e descritas sistematicamente.


PORQUE


II. A fidedignidade de um teste psicológico se refere à estabilidade com que os escores dos avaliados se conservam em aplicações distintas desse mesmo instrumento.


Considerando-se a relação entre as asserções acima, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Q2412657 Psicologia

INSTRUÇÃO: Analise os artigos, pertencentes ao Código de Ética do Profissional Psicólogo, citados a seguir para responder à questão 10.


Art. 5º – O psicólogo, quando participar de greves ou paralisações, garantirá que:

a) As atividades de emergência não sejam interrompidas;

b) Haja prévia comunicação da paralisação aos usuários ou beneficiários dos serviços atingidos pela mesma. Art. 6º – O psicólogo, no relacionamento com profissionais não psicólogos: [...]

b) Compartilhará somente informações relevantes para qualificar o serviço prestado, resguardando o caráter confidencial das comunicações, assinalando a responsabilidade, de quem as receber, de preservar o sigilo. Art. 7º – O psicólogo poderá intervir na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outro profissional, nas seguintes situações: [...]

d) Quando se tratar de trabalho multiprofissional e a intervenção fizer parte da metodologia adotada.


Fonte: CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Código de ética profissional do psicólogo. Brasília: CFP, 2005.


Os artigos podem ser analisados da seguinte maneira:


I. O art. 5º, alínea "a", visa à preservação, inclusive prevista em lei, de serviços essenciais, a fim de que sejam mantidos em funcionamento, conservando-se o direito à greve ou às paralisações.

II. O art. 5º, alínea "b", objetiva a preparação de usuários e demais interessados para tomarem as atitudes necessárias ao enfrentamento a situações ligadas à ausência da prestação do serviço.

III. O art. 6º, alínea "b", busca preservar o cliente ou usuário, já que as informações a que o psicólogo tem acesso no desempenho de suas funções não podem ser acessadas em circunstância alguma.

IV. O art. 7º, alínea "d", procura impedir a participação do psicólogo no trabalho em equipes multiprofissionais, já que elas não fazem parte da metodologia adotada por esta categoria.


Assinale a alternativa cujas afirmativas equivalem a interpretações CORRETAS sobre os referidos artigos:

Alternativas
Respostas
1: B
2: D