Questões de Concurso Público Prefeitura de São João da Ponte - MG 2021 para Engenheiro Agrônomo

Foram encontradas 10 questões

Q1864279 Engenharia Agronômica (Agronomia)

As hortaliças folhosas têm um acréscimo de consumo durante o verão. Porém, com o aumento das temperaturas médias e valores de precipitação, ocorrem condições mais favoráveis para o surgimento de doenças. No mês de janeiro, um engenheiro agrônomo foi chamado para realizar um diagnóstico em uma propriedade que cultiva alface (Lactuca sativa) e ele identificou os seguintes sintomas numa lavoura:


“Plantas com manchas necróticas isoladas nos centros ou bordos do limbo foliar, podendo também atingir extensas áreas da nervura central. No início, as lesões apresentam encharcamento e coloração escura, passando, depois, à cor parda e preta, com a seca dos tecidos. Além disso, por sua experiência, o profissional sabe que esses sintomas não são causados por vírus. É de conhecimento, também, que, na região sudeste do Brasil, nas épocas chuvosas, em pouco tempo as plantas murcham e apodrecem. Para melhor controle dessa doença, recomenda-se rotação de culturas e utilizar plantas sadias.”


Fonte: KIMATI, H. Manual de fitopatologia. v. 2. 4. ed. São Paulo:

Agronômica Ceres, 2011. 2v. (Ceres; IV).




De acordo com os sintomas descritos, qual doença está atacando essa lavoura? 

Alternativas
Q1864280 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Sobre a cultura da banana, assinale V para afirmativas verdadeiras, e F para afirmativas falsas.



( ) A cultura da banana é originária de clima tropical úmido, e tem boa amplitude de temperatura para desenvolvimento, variando entre 10°C e 40°C.


( ) As características de clima e solo não precisam ser levadas em consideração na escolha de um cultivar para implantação de uma lavoura.


( ) A propagação da bananeira pode ser feita vegetativamente, através do seu rizoma brotado ou não brotado.


( ) A lurdinha é uma ferramenta que pode ser usada para o desbaste.


( ) A eliminação do “coração” no cacho da bananeira tem como objetivo reduzir a incidências de doenças como sigatoka-negra e mal-do-panamá.



Qual a sequência CORRETA das afirmativas, considerando-as de cima para baixo?

Alternativas
Q1864281 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A composição estrutural do solo é resultado de diversas características que ditam a capacidade de retenção de água, aeração, compactação, entre outros. Sobre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1864282 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Solos do cerrado são pobres no mineral fósforo (P). Sobre esse mineral e outras características do solo, analise as afirmativas a seguir e considere as suas respectivas numerações.



1. Fósforo é um elemento de baixa mobilidade no solo.


2. A matéria orgânica aumenta a CTC do solo que pode reter o fósforo e disponibilizar esse nutriente mais facilmente para as plantas.


4. Diferentes fontes de fósforo na adubação possibilitam diferentes velocidades de disponibilização desse mineral para as plantas.


8. Em solos de pH ácido, o P tende a ficar adsorvido nos coloides do solo.


16. A difusão é a principal maneira de absorção desses nutrientes pelas raízes e, para isso, o mineral tem que se transformar da fase sólida para a fase líquida no solo.




Assinale a alternativa que corresponde à soma das afirmativas verdadeiras:

Alternativas
Q1864283 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Um dos principais fatores que garante o sucesso na produção de frutas é a qualidade das mudas utilizadas na implantação de um pomar. A produção de mudas de qualidade depende de cuidados que vão desde as instalações até a obtenção do material adequado e a execução correta das práticas recomendadas para cada espécie.



Sobre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Q1864284 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A enxertia, uma das formas de propagação assexuada de plantas, é conhecida como processo de juntar duas plantas ou partes da planta de tal maneira que elas possam se unir e continuar seu crescimento originando uma nova planta. Esse processo pode mesclar duas características desejáveis de espécies vegetais compatíveis para fins de produtividade, por exemplo.



1. O enxerto e o porta-enxerto formam uma planta enxertada e elas devem ser, obrigatoriamente, da mesma cultivar, senão a compatibilidade é comprometida.


2. A preocupação com o enxerto está ligada ao sistema radicular e sustentação. Por outro lado, a com o porta-enxerto está mais relacionada à produção da planta.


4. São tipos de enxertia: garfagem, fenda cheia e borbulhia, destacando-se a importância da afinidade e compatibilidade entre as plantas para sucesso do procedimento.


8. São fatores que afetam a incompatibilidade da enxertia: afinidade genética, exigências nutricionais, afinidade anatômica, porte e vigor.




Assinale a alternativa que corresponde a soma das afirmativas verdadeiras:

Alternativas
Q1864285 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Para satisfazer as necessidades das plantas e obter a sua produção ideal, é necessário enxergar a irrigação como uma ciência e não simplesmente como um equipamento. Tal ferramenta pode fornecer um recurso (água) à planta quando ela necessita dele, para seu crescimento e sobrevivência.



Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Q1864286 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Avalie os resultados de alguns minerais na análise de solo abaixo e assinale a alternativa CORRETA



Imagem associada para resolução da questão


PRNT calcário = 90%


Se necessário, use as fórmulas do método de saturação por bases abaixo:

NC = (V2 - V1) x T x (100 / PRNT calcário) /100

T (CTC pH 7) = SB (soma de bases) + (H+ +Al3+)

V% = (SB x 100) / T

Alternativas
Q1864287 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Algumas pragas na cultura do algodoeiro ocorrem sistematicamente e podem reduzir significativamente a produção, caso não sejam tomadas, a tempo, as devidas medidas de controle. Manter o nível de infestação dos insetos sob controle configura um grande desafio ao agricultor. No entanto, não se pode confiar em um único método de controle, visto que não existe solução única salvadora.



Sobre o manejo integrado de pragas (MIP), assinale V para afirmativas verdadeiras e F, para afirmativas falsas:



( ) As táticas do MIP incluem: controle biológico, controle cultural, controle genético (resistência de plantas a insetos), controle comportamental e, inclusive, controle químico.


( ) A tolerância das populações de insetos em níveis que não causem dano econômico desfavorece o crescimento populacional de inimigos naturais que atuam com maior eficiência no seu controle.


( ) Os fatores favorecedores de surtos populacionais de praga são alta umidade do solo, áreas de baixada, cultivos sucessivos de algodão e áreas onde não se efetua a destruição de restos culturais.


( ) As áreas de cultivo de algodoeiro sob sistema de plantio direto tendem a ser mais afetadas pela infestação da broca da raiz (Eutinobothrus brasiliensis), uma vez que a palhada serve como proteção contra os efeitos da radiação solar e dos inimigos naturais.


( ) O curuquerê é uma praga desfolhadora da cultura do algodoeiro que causa a redução da capacidade fotossintética da planta.




Qual a sequência correta das afirmativas, considerando-as de cima para baixo?

Alternativas
Q1864288 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Um dos grandes entraves para a produção mundial de milho ainda é a presença de plantas daninhas na cultura. As perdas no processo podem estar associadas tanto à produtividade da lavoura como à qualidade do produto final, por serem hospedeiras de pragas e doenças.



Sobre as plantas daninhas, assinale a alternativa CORRETA

Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: D
4: E
5: B
6: D
7: C
8: A
9: B
10: A