Questões de Concurso Público Prefeitura de São João da Ponte - MG 2021 para Médico Veterinário
Foram encontradas 10 questões
Para que medidas profiláticas sejam adotadas corretamente, é importante o conhecimento sobre as zoonoses. A respeito da toxoplasmose, avalie as afirmações a seguir.
I - A toxoplasmose é uma zoonose causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, parasita intracelular obrigatório. Os hospedeiros definitivos desse parasita são os felídeos, enquanto, como hospedeiros intermediários, podem ser listadas diversas espécies de vertebrados homeotérmicos, entre elas o homem.
II - Apresenta-se em três estádios principais: oocisto, taquizoíto e bradizoíto. Os taquizoítos são responsáveis pela fase aguda da infecção, enquanto os bradizoítos podem se agrupar e formar cistos teciduais intracelulares, podendo ser encontrados nas vísceras, cérebro, musculatura cardíaca e esquelética.
III - No ciclo evolutivo, os gatos eliminam, pelas fezes, os bradizoíto por até aproximadamente três semanas após a ingestão de qualquer dos estágios do parasita, em que realizará a reprodução assexuada, que dará origem ao oocisto; este terá a esporulação fora do corpo do animal, de 1 a 5 dias após a eliminação.
IV - O consumo de carnes ou derivados crus tem sido a principal via de transmissão para os humanos, sendo que as de ovinos, caprinos, suínos e equinos têm maior importância, por normalmente apresentarem maior frequência de cistos teciduais, enquanto as de bovinos e aves comerciais possuem menor relevância.
É CORRETO o que se afirma em:
Em quais situações as carcaças com infecção intensa por Cysticercus bovis (cisticercose bovina) devem ser condenadas, considerando os locais de eleição examinados na linha de inspeção (músculos da mastigação, língua, coração, diafragma e seus pilares, esôfago e fígado), quarto dianteiro (músculos do pescoço, do peito e da paleta) e quarto traseiro (músculos do coxão, da alcatra e do lombo).
PORQUE
II - Os principais fatores de risco para ocorrência de mastite subclínica em vacas leiteiras foram as características dos animais, o manejo inadequado, a inexistência de treinamento dos ordenadores, a não utilização de serviços laboratoriais para identificação dos patógenos e o uso de equipamentos de ordenha sem manutenção periódica.
A partir das informações sobre os fatores de risco para mastite subclínica apresentadas na tabela, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I - A genética é o principal fator de variação na composição do leite, sendo que o teor de gordura é o que sofre maior variação, e a lactose e minerais, menores variações conforme as diferentes raças produtoras de leite.
II - Vacas de primeira cria apresentam teores de proteína, gordura, e lactose mais baixos quando comparadas às vacas multíparas, aumentando segunda e terceira lactações, voltando a diminuir a partir da quarta lactação.
III - A relação volumoso/concentrado pode interferir na quantidade de gordura do leite, sendo esta diminuída quando há aumento do teor de concentrado na dieta da vaca leiteira. Isso é devido à diminuição da relação acetato:propionato.
IV - É interessante que se façam, pelo menos, duas ordenhas nos animais com o intuito de obter um teor mais elevado de gordura no leite. Como a gordura varia inversamente aos intervalos, será mais vantajoso praticar duas ou mais ordenhas.
V - O estágio de lactação também influencia a composição do leite, sendo que, nos três primeiros meses, os níveis de lactose, proteína e gordura diminuem. Após esse período, somente a proteína continua a diminuir. Isso ocorre em vacas não gestantes.
É CORRETO o que se afirma em:
I - Controle do risco iminente de transmissão de zoonose - Deve-se proceder às medidas de controle cabíveis, além da manutenção das medidas de vigilância e intensificação das medidas de prevenção, ambas adequadas à nova realidade epidemiológica. Esse controle se caracteriza pelo desenvolvimento de ações, atividades e estratégias que visem ao alcance da redução ou da eliminação, quando possível, do risco iminente de transmissão da zoonose para a população humana.
II - Controle da zoonose incidente - Uma vez instalado o ciclo de transmissão de determinada zoonose em certa área, em que uma população animal esteja relacionada, deve-se proceder às medidas de controle para a redução ou a eliminação, quando possível, do número de casos humanos da doença, intervindo de forma efetiva na interrupção do ciclo de transmissão.
III - Controle da zoonose prevalente - Diante de uma zoonose prevalente na área-alvo, em que uma população animal esteja relacionada à transmissão dela, devem-se manter, sistematicamente, as medidas de vigilância, ativa e passiva, e de prevenção, procedendo às medidas de controle para a redução ou eliminação, quando possível, do número de casos humanos da doença, intervindo de forma efetiva na interrupção do ciclo de transmissão.
É CORRETO o que se afirma em:
I - O produto final pode ser destinado, no país, para a alimentação animal.
II - O produto final pode ser destinado à exportação, desde que atendidas às exigências estabelecidas pelo país de destino.
III - O produto final contendo ruminantes na composição somente poderá ser destinado como adubo se houver comprovação, para o órgão fiscalizador, da retirada de MRE.
IV - Mediante análise prévia da Secretaria de Defesa Agropecuária do MAPA, as explorações pecuárias em que o SVO detectar suspeita de doenças de notificação obrigatória, o recolhimento de animais mortos e resíduos da produção pecuária fica sujeito a restrições, seguindo diretrizes das normas sanitárias.
V - O rótulo do produto final da transformação deve conter os seguintes dizeres, com a mesma visibilidade da denominação do produto: a - "Produzido a Partir de Animais e Resíduos da Produção Pecuária", b - "Para Alimentação Animal".
É correto o que se afirma em:
Embrapa Gado de Corte - Capítulo em livro científico. In: ANDREOTTI, R.; GARCIA, M. V.; KOLLER, W. W. (Ed.). Carrapatos na cadeia produtiva de bovinos. Brasília, DF: Embrapa, p. 123-133, 2019. 240 p.
Qual das alternativas demonstra um controle estratégico eficiente.