Questões de Concurso Público Prefeitura de Cristalina - GO 2023 para Fisioterapeuta

Foram encontradas 10 questões

Q2155888 Fisioterapia
Na prática clínica dos profissionais de saúde, é cada vez mais frequente o gerenciamento de pacientes portadores de patologias relacionadas ao tronco encefálico. Isso porque, com o avanço das técnicas médicas, os pacientes que antes faleciam, hoje sobrevivem e necessitam de cuidados interdisciplinares. Esses pacientes apresentam quadros marcantes, sobretudo quando não há lesão cerebral e o paciente compreende todas as limitações que enfrenta em seu dia a dia. Essas limitações incidem não somente no estado físico do paciente, mas também em sua dinâmica psicológica, afetando negativamente sua qualidade de vida. Assim, dada tamanha importância dessa estrutura neuroanatômica, o tronco cerebral, faz-se necessário que o fisioterapeuta compreenda a fundo a sua estrutura e a função, para que possa estabelecer um adequado programa de reabilitação para o seu paciente. Considerando o conhecimento de neuroanatomia funcional humana sobre o tronco encefálico, avalie as afirmativas a seguir, julgue-as e marque a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2155889 Fisioterapia
Nas regiões peitoral e escapular, encontram-se os músculos toracoapendiculares anteriores, peitoral maior, peitoral menor, subclávio e serrátil anterior, cujas características fixações, inervações e principais funções estão descritas nas afirmativas a seguir. A partir da compreensão da anatomia humana acerca dessas características apresentadas no enunciado, analise as afirmativas a seguir e marque a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2155890 Fisioterapia
A síndrome da angústia respiratória neonatal é causada pela ausência de surfactante no pulmão imaturo. O surfactante aparece entre 24 e 35 semanas de gestação. Na ausência desse surfactante, a tensão superficial dos pequenos alvéolos é demasiadamente alta. Isso ocorre devido à grande alteração fisiológica no sistema respiratório do recém-nascido prematuro. As afirmativas a seguir descrevem algumas das possíveis alterações fisiológicas dessa condição clínica, avalie-as e marque a que explica adequadamente o quadro de síndrome da angústia respiratória neonatal.  
Alternativas
Q2155891 Fisioterapia
Paciente do sexo feminino, 52 anos, lavadeira, residente em Montes Claros (MG), chega à clínica de fisioterapia queixando de dormência na região palmar da mão direita, do 1.º ao 3.º dedo, iniciada há 4 meses. Relata que o desconforto vem piorando à medida que realiza suas atividades de vida diária e isso está atrapalhando o seu trabalho. Durante a consulta fisioterapêutica, são realizados exames e testes para diagnósticos diferenciais. A suspeita de radiculopatia cervical é descartada e os testes de Tínel e Phalen são positivos. Aplicando os conhecimentos de anatomia humana e propedêutica para avaliar adequadamente o paciente do caso clínico descrito, pode-se afirmar que os testes são positivos para 
Alternativas
Q2155892 Fisioterapia
Paciente do sexo masculino, 31 anos, dá entrada no pronto-socorro após sofrer um politrauma por acidente automobilístico. Ao exame neurológico, apresenta Glasgow 15, pupilas isocóricas, força em membros superiores direito e esquerdo normal, sensibilidade preservada em membros superiores, com paralisia ipisilateral do neurônio motor inferior no segmento da lesão, paralisia espástica bilateral abaixo do nível da lesão, sinal de Babinsk presente ipsilateralmente, perda da discriminação tátil e sensações vibratória e proprioceptiva abaixo do nível da lesão. A imagem de ressonância magnética (IRM) revela compressão sobre a face lateral direita da medula espinhal nos níveis T8-T9. O diagnóstico é traumatismo raquimedular (TRM). O paciente é submetido a uma artrodese das vértebras T8 e T9, proporcionando estabilidade da coluna vertebral. Após análise desse quadro clínico descrito, é possível identificar que as manifestações clínicas correspondem à
Alternativas
Q2155893 Fisioterapia
Para o fisioterapeuta traçar um adequado programa de reabilitação dos tecidos ou partes moles (músculos, tendões e ligamentos) e aparelho osteoarticular, é preciso o conhecimento de testes e manobras que permitem avaliar a estrutura anatômica acometida, assim como as manifestações cli[inicas decorrentes da possível lesão instalada. Dessa maneira, quando se utiliza o teste de Yergason, durante um exame funcional de um determinado paciente, avalia-se o  
Alternativas
Q2155894 Fisioterapia
No processo de reabilitação do aparelho osteoarticular, utilizam-se técnicas de mobilização das articulações periféricas como recurso terapêutico. Assim como outros recursos fisioterapêuticos, essas técnicas têm indicações, limitações e contraindicações. Cabe ao fisioterapeuta compreender adequadamente cada uma dessas técnicas para aplicá-las corretamente. Sobre a mobilização de articulações periféricas, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q2155895 Fisioterapia
Paciente do sexo masculino, 21 anos, jogador de basquete, chega à clínica de fisioterapia usando muletas e bota ortopédica para limitar os movimentos do pé e tornozelo direito. O paciente apresenta edema significativo e dor aos movimentos e ao apoio sobre o pé e tornozelo lesionados. Inicialmente o tratamento fisioterapêutico consiste em reduzir o processo inflamatório e promover analgesia ao paciente e boa cicatrização da lesão, para permitir a ele apoiar o pé sem dor ou desconforto. Aplicando os recursos fisioterapêuticos adequados, está indicado para esse paciente, nessa fase,
Alternativas
Q2155896 Fisioterapia
A escoliose é uma condição que causa uma curva anormal na coluna e, variando o grau dessa deformação, o tratamento com colete pode ser uma alternativa de tratamento satisfatório. O colete para escoliose é um dispositivo usado ao redor do tronco que tem o objetivo de evitar o agravamento da curva, além de prevenir a necessidade de uma cirurgia corretiva, quando a escoliose atinge 40 a 50 graus de curvatura, o que ocorre em muitos adultos que não trataram a condição precocemente (na adolescência). O colete, então, é indicado principalmente para adolescentes, sobretudo os que sofrem de escoliose idiopática. O colete, para tratamento da escoliose, geralmente, é feito de material plástico leve e modelado em um corpo de gesso, respeitando as individualidades do paciente, o grau e o tamanho de curvatura, ajudando, assim, no uso contínuo, que trará os resultados esperados para a melhora e diminuição da escoliose. Existem diversos tipos de coletes e cada um deles tem características e indicações específicas. Para indicá-los adequadamente, o fisioterapeuta deve compreender a necessidade de cada paciente. A partir da compreensão das características e indicações de cada tipo de colete, avalie as afirmativas a seguir e marque a alternativa CORRETA.  
Alternativas
Q2155897 Fisioterapia
Após uma avaliação do paciente e identificação dos problemas, são desenvolvidas as metas de tratamento e o plano de assistência é estabelecido. O que precisa ser feito, em seguida, é determinar se o exercício terapêutico pode ser usado para alcançar as metas e executar o plano de assistência que foram estabelecidos. Mas a indicação do exercício terapêutico obedece a princípios ou fatores que influenciam na sua utilização. Alguns desses princípios, fatores que influenciam e metas de utilização do exercício terapêutico estão descritos nas afirmativas a seguir. Aplicando o conhecimento sobre a indicação de exercício terapêutico, pode-se afirmar:  
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: A
4: C
5: E
6: A
7: B
8: D
9: B
10: E