Questões de Concurso Público Prefeitura de Jequitinhonha - MG 2023 para Enfermeiro
Foram encontradas 30 questões
I - A investigação para a hanseníase define como contato toda e qualquer pessoa que resida ou tenha residido, conviva ou tenha convivido com o doente de hanseníase, no âmbito domiciliar, nos últimos cinco anos anteriores ao diagnóstico da doença, podendo ser familiar ou não.
II - A investigação de hanseníase com uso do teste rápido está indicada quando os contatos de casos confirmados de hanseníase, se enquadrem nas seguintes condições: a) contato de um caso de hanseníase que, após a avaliação clínica, foi descartado o diagnóstico de hanseníase; b) contato de um caso de hanseníase que, após o exame físico, os achados clínicos não foram suficientes para a confirmação do diagnóstico.
III - A avaliação dermatológica para casos suspeitos de hanseníase consiste em inspeção da pele em toda a superfície corporal e avaliação da sensibilidade (térmica, dolorosa e tátil) nas lesões de pele e/ou nas áreas referidas como dormentes.
IV - A avaliação neurológica é imprescindível e somente pode ser iniciada após ser realizada a avaliação dermatológica e, principalmente, após a realização dos exames de tomografia e ressonância de crânio e coluna vertebral.
Estão CORRETAS as assertivas
I - A reabilitação psicossocial é tida como um conjunto de ações que buscam o fortalecimento, a inclusão e o exercício de direitos de cidadania de pacientes e familiares, mediante a criação e o desenvolvimento de iniciativas articuladas com os recursos do território nos campos do trabalho, habitação, educação, cultura, segurança e direitos humanos.
II - O Hospital Dia é o local onde ocorre a assistência intermediária entre a internação e o atendimento ambulatorial, para que sejam realizados procedimentos clínicos, cirúrgicos, diagnósticos e terapêuticos, que requeiram a permanência do paciente, que não possui aporte familiar, na unidade por um período máximo de 36 horas.
III - O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atende voluntária e gratuitamente as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone (188 – linha telefônica fixa ou celular), e-mail, chat e voip 24 horas todos os dias.
IV - Os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT) são moradias ou casas destinadas a cuidar de pacientes com transtornos mentais, egressos de internações psiquiátricas de longa permanência e que não possuem suporte social e laços familiares; além disso, o serviço pode acolher pacientes com transtornos mentais que estejam em situação de vulnerabilidade pessoal e social, como, por exemplo, os moradores de rua.
Estão CORRETAS as assertivas
1. Promoção da saúde
2. Assistência à saúde
3. Vigilância em Saúde do Trabalhador
( ) Começa pela identificação do usuário enquanto trabalhador, considerando a atividade laboral que realiza atualmente e as que já realizou, para que seja estabelecida a relação entre o trabalho e o processo saúde-doença e, assim, seja feito o diagnóstico correto e definido o plano terapêutico adequado, incluindo a reabilitação física e psicossocial, se necessária. Também inclui a orientação sobre as medidas preventivas e os direitos trabalhistas e previdenciários, a notificação dos agravos relacionados ao trabalho e, se necessário, o acionamento dos setores da vigilância em saúde.
( ) É um dos componentes da Vigilância em Saúde e abrange a vigilância epidemiológica dos agravos, as doenças relacionadas ao trabalho e a vigilância dos ambientes e processos de trabalho, em estabelecimentos e atividades do setor público e privado, urbanos e rurais. Inclui a produção, a divulgação e a difusão de informações em saúde e ações de educação em saúde. Deve ser realizada de forma articulada com a rede assistencial e com os demais componentes da Vigilância em Saúde: epidemiológica, sanitária e em saúde ambiental.
( ) Reconhece o trabalho como promotor de saúde e não apenas produtor de sofrimento, adoecimento e morte. Mais do que mudanças de comportamentos favoráveis à saúde, deve buscar o empoderamento e o fortalecimento da autonomia dos trabalhadores na luta por condições dignas de trabalho. A articulação de políticas e práticas intersetoriais deve ser estimulada, especialmente aquelas com potencial de promoção do controle e intervenção sobre os determinantes de saúde, participação em processos regulatórios e produção conjunta de normas protetivas, entre outras.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando a correlação estabelecida de cima para baixo.
1. Advertência verbal.
2. Multa.
3. Censura.
4. Suspensão do exercício profissional.
5. Cassação do direito ao exercício profissional.
( ) Consiste na admoestação ao infrator, de forma reservada, que é registrada no seu prontuário, na presença de duas testemunhas.
( ) Consiste na obrigatoriedade de pagamento de 1 (um) a 10 (dez) vezes o valor da anuidade da categoria profissional à qual pertence o infrator, em vigor no ato do pagamento.
( ) Consiste em repreensão, divulgada nas publicações oficiais do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem e em jornais de grande circulação.
( ) Consiste na proibição do exercício profissional da Enfermagem por um período de até 90 (noventa), divulgada nas publicações oficiais do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, jornais de grande circulação e comunicada aos órgãos empregadores.
( ) Consiste na perda do direito ao exercício da Enfermagem por um período de até 30 anos, divulgada nas publicações do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem e em jornais de grande circulação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando a correlação estabelecida de cima para baixo.
( ) A ausência de um ou mais marcos do desenvolvimento para a faixa etária da criança é um sinal de alerta. Nesse caso, devem ser dadas orientações à mãe/ao cuidador sobre a estimulação da criança.
( ) A identificação de um perímetro cefálico < -2 escores Z ou > +2 escores Z refere-se a um desenvolvimento esperado para toda e qualquer criança, sendo assim, não requer nenhum tipo de encaminhamento.
( ) A identificação de uma ou mais alterações nos marcos do desenvolvimento da criança exige a marcação de consulta com retorno em 30 dias para reavaliação.
( ) Os marcos do desenvolvimento, quando adequados à faixa etária da criança, é motivo de elogio à mãe/ao cuidador e de informação sobre os sinais de alerta. Caso surja algum, deve-se retornar à eSF para nova consulta em até 60 dias.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
Texto 01
Desenvolva as suas competências
I. As ações importantes no trabalho são aquelas que recebem a aprovação pública. II. As pequenas ações realizadas no trabalho também são consideradas importantes. III. As “competências invisíveis” são aquelas que não são significativas para a execução do trabalho. IV. A gentileza, a paciência e a organização são exemplos de “competências invisíveis”. V. As “competências invisíveis” são tão importantes quanto aquelas que são explícitas.
Estão CORRETAS as afirmativas
Texto 01
Desenvolva as suas competências
I. simples. II. chamativas. III. comuns. IV. impressionantes. V. proeminentes.
A alternativa que contém as palavras que poderiam substituir o termo destacado, sem prejuízo de significado, é
Texto 01
Desenvolva as suas competências
Texto 01
Desenvolva as suas competências
I. citação direta. II. citação indireta. III. exemplificação. IV. interrogação. V. dados estatísticos.
Estão CORRETOS os itens
Texto 02
Disponível em: https://www.facebook.com/quebrandootabu. Acesso em: 18 abr. 2023.
I. A pergunta do personagem indica a defesa da ideia de que todas as pessoas devem ser tratadas com gentiliza e não somente as pessoas importantes.
II. As crianças normalmente não são gentis, principalmente com pessoas que não consideram importantes.
III. Os adultos, diferentemente das crianças, consideram que todas as pessoas merecem ser tratadas com gentiliza.
IV. Os adultos, muitas vezes, agindo de acordo com os seus próprios interesses, escolhem aqueles que devem ser tratados com gentileza.
V. As crianças, por serem sempre voluntariosas, ou seja, agem de acordo com a sua vontade, tratam os adultos com indelicadeza.
Estão CORRETAS as afirmativas
Texto 04
A (nem sempre) sutil diferença entre ser autêntico e ser grosseiro
Muita gente usa a sinceridade ou autenticidade como desculpa para grosserias: “O que eu tenho pra falar, falo na cara!”; “Não douro pílula, não uso meias palavras, sou uma pessoa autêntica!”
Quantas vezes você já ouviu frases como essas? Na verdade, elas são, na maioria das vezes, desculpas para esconder a falta de tato de pessoas ríspidas. Pessoas assim escondem a própria rudeza em argumentos como autenticidade ou mesmo sinceridade.
Claro que não vamos pedir que as pessoas não sejam autênticas, que não sejam sinceras, que sorriam para todos e sejam hipócritas. Mas, no trato com as pessoas, é sempre possível encontrar expressões menos grosseiras, mais positivas e animadoras do que frases duras, secas e amargas. [...]
Disponível em: https://www.bemparana.com.br/trabalho-negocios. Acesso em: 18 abr. 2023. Adaptado.
I. Algumas pessoas confundem grosseria com sinceridade e autenticidade. II. A sinceridade nem sempre é bem compreendida por algumas pessoas. III. A hipocrisia pode ser notada naquelas pessoas que sorriem para todos. IV. As frases duras, secas e amargas são inevitáveis no trato com as pessoas. V. As palavras positivas e animadoras são bem-vindas no trato com as pessoas.
Estão CORRETAS as afirmativas
Texto 04
A (nem sempre) sutil diferença entre ser autêntico e ser grosseiro
Muita gente usa a sinceridade ou autenticidade como desculpa para grosserias: “O que eu tenho pra falar, falo na cara!”; “Não douro pílula, não uso meias palavras, sou uma pessoa autêntica!”
Quantas vezes você já ouviu frases como essas? Na verdade, elas são, na maioria das vezes, desculpas para esconder a falta de tato de pessoas ríspidas. Pessoas assim escondem a própria rudeza em argumentos como autenticidade ou mesmo sinceridade.
Claro que não vamos pedir que as pessoas não sejam autênticas, que não sejam sinceras, que sorriam para todos e sejam hipócritas. Mas, no trato com as pessoas, é sempre possível encontrar expressões menos grosseiras, mais positivas e animadoras do que frases duras, secas e amargas. [...]
Disponível em: https://www.bemparana.com.br/trabalho-negocios. Acesso em: 18 abr. 2023. Adaptado.
I. amenizar. II. dificultar. III. abrandar. IV. piorar. V. atenuar.
Estão CORRETOS os itens
Texto 04
A (nem sempre) sutil diferença entre ser autêntico e ser grosseiro
Muita gente usa a sinceridade ou autenticidade como desculpa para grosserias: “O que eu tenho pra falar, falo na cara!”; “Não douro pílula, não uso meias palavras, sou uma pessoa autêntica!”
Quantas vezes você já ouviu frases como essas? Na verdade, elas são, na maioria das vezes, desculpas para esconder a falta de tato de pessoas ríspidas. Pessoas assim escondem a própria rudeza em argumentos como autenticidade ou mesmo sinceridade.
Claro que não vamos pedir que as pessoas não sejam autênticas, que não sejam sinceras, que sorriam para todos e sejam hipócritas. Mas, no trato com as pessoas, é sempre possível encontrar expressões menos grosseiras, mais positivas e animadoras do que frases duras, secas e amargas. [...]
Disponível em: https://www.bemparana.com.br/trabalho-negocios. Acesso em: 18 abr. 2023. Adaptado.
I. No título, os parênteses foram usados para a inserção de uma ideia, os quais, se retirados, provocam alteração de sentido.
II. No primeiro parágrafo, verifica-se o uso de palavras e expressões da linguagem coloquial.
III. No primeiro parágrafo, verifica-se o uso de expressões que estão na linguagem conotativa.
IV. No primeiro parágrafo, as aspas foram usadas para marcar tanto a presença do discurso direto quanto da ironia.
V. No último parágrafo, verifica-se o uso do paralelismo sintático, ou seja, há complementos do verbo “pedir” que são utilizados conjuntamente.
Estão CORRETAS as afirmativas
I. A pergunta do personagem no último quadro procede, pois, de acordo com a fala do primeiro quadro, os bichos são maltratados.
II. Na fala do personagem, no primeiro quadro, verifica-se marca de coloquialidade, já que houve o pagamento da preposição “a” em “igual um bicho”.
III. A fala da personagem, no primeiro quadro, revela sua indignação pelo fato de alguém ter sido maltratado.
IV. Por meio da desinência -o da palavra “tratado”, usada na primeira fala, identifica-se o gênero do ser que foi maltratado.
V. O texto permite concluir que a expressão “tratado igual um bicho”, que é usada popularmente, não procede, já que os bichos não devem ser maltratados.
Estão CORRETAS as afirmativas