Questões de Concurso Público Prefeitura de Unaí - MG 2023 para Especialista em Educação Básica/Monitor de Educação Infantil/Professor de Apoio em Educação Especial, Língua Brasileira de Sinais - Libras e Intérprete Educacional de Braile

Foram encontradas 30 questões

Q2305746 Não definido
Com base nas reflexões de Libâneo (1994) sobre as relações e os processos didáticos de ensino e aprendizagem, assim como o caráter educativo e crítico desse processo, quais dos seguintes elementos desempenham um papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem?
Alternativas
Q2305747 Não definido
Refletindo sobre as perspectivas de Saviani (1997) e Libâneo (1990) em relação às tendências pedagógicas, avalie as afirmativas a seguir em verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) A tendência pedagógica liberal progressista enfatiza a transmissão de conhecimento de forma autoritária.
( ) A tendência pedagógica tradicional valoriza a autonomia do aluno e sua participação ativa no processo de aprendizagem.
( ) A tendência pedagógica libertadora, também conhecida como a pedagogia de Paulo Freire, é compreendida como uma abordagem educacional que estabelece uma conexão intrínseca entre a educação, a luta e a organização de classe dos oprimidos.
( ) A tendência pedagógica tecnicista enfatiza a padronização do processo educacional, com foco na aplicação de métodos e técnicas educacionais. 
Assinale a alternativa CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.  
Alternativas
Q2305748 Não definido
Leia atentamente a afirmativa a seguir e escolha a alternativa que melhor a completa. Na perspectiva de uma escola crítica, o planejamento da prática docente busca 
Alternativas
Q2305749 Não definido
Analise as afirmativas a seguir, com base no disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).  
I - Os PCN têm o propósito de fornecer um guia rígido e inflexível para a elaboração de currículos escolares, limitando a autonomia das escolas.
II - Os PCN são uma ferramenta flexível que busca estabelecer diretrizes para os currículos escolares, permitindo adaptações às necessidades locais e contextuais.
III - Um dos papéis dos PCN é promover a igualdade de oportunidades educacionais, considerando a diversidade cultural e regional do Brasil. 
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)  
Alternativas
Q2305750 Não definido
No contexto da relação professor/aluno/conhecimento, qual é um dos papéis fundamentais do professor?  
Alternativas
Q2305751 Não definido
A avaliação do processo de ensino-aprendizagem é uma prática fundamental no contexto educacional. A respeito da avaliação no contexto da educação, analise as afirmativas a seguir. 
I - A avaliação busca fornecer feedback contínuo aos alunos sobre seu desempenho, dando a eles a oportunidade de refletir sobre seu trabalho, identificar seus pontos fortes e áreas que precisam ser aprimoradas.
II - A avaliação diagnóstica é uma análise realizada pelos professores, geralmente no início do ano letivo, com o objetivo de identificar o nível de conhecimento acumulado pelo aluno em relação ao conteúdo.
III - A avaliação tem como foco fornecer informações acerca das ações de aprendizagem e, portanto, deve ser realizada apenas ao final do ano letivo. 
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)  
Alternativas
Q2305752 Não definido
A abordagem interdisciplinar auxilia os alunos a conectarem os pontos entre diferentes áreas de conhecimento, o que pode enriquecer significativamente o processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, a interdisciplinaridade
I - amplia a compreensão dos conceitos ao relacioná-los a contextos do mundo real, tornando o aprendizado mais relevante para os estudantes.
II - impõe uma abordagem única e inflexível ao ensino, limitando a exploração das conexões entre as disciplinas e a flexibilidade no processo de aprendizagem.
III - promove a quebra de barreiras entre as disciplinas, incentivando a colaboração entre professores de diferentes áreas e, assim, enriquecendo a abordagem pedagógica.
Sobre a interdisciplinaridade, está(ão) CORRETO(S) o(s) trechos(s)
Alternativas
Q2305753 Não definido
Paulo Freire, renomado educador brasileiro, enfatizou a importância da educação como um ato de diálogo, participação ativa dos alunos e engajamento crítico. Portanto, suas ideias podem ser aplicadas ao uso de projetos educacionais nas escolas com o(s) seguintes(s) objetivo(s):
I - Fomentar o aprimoramento das habilidades de pesquisa, a capacidade de solucionar problemas de maneira eficaz e o fortalecimento das competências essenciais para o trabalho em equipe.
II - Proporcionar uma abordagem de aprendizado mais envolvente, prática e significativa, preparando os alunos para o sucesso acadêmico e pessoal, bem como para sua participação ativa na sociedade.
III - Melhorar a disciplina dos alunos e promover um ambiente competitivo entre os estudantes, incentivando-os a alcançar seu melhor desempenho.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s) 
Alternativas
Q2305754 Não definido
Analise as afirmativas a seguir considerando a perspectiva da escola inclusiva sobre os saberes necessários à prática educativa, e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) A escola inclusiva requer uma abordagem diferenciada para atender às necessidades de todos os alunos, independentemente de suas habilidades ou características.
( ) A prática educativa inclusiva limita-se à adaptação de materiais ou estratégias para alunos com necessidades educacionais especiais.
( ) A formação contínua dos educadores é fundamental para promover a inclusão e atender de forma adequada às demandas dos alunos diversos.
( ) O respeito à diversidade é um dos fundamentos essenciais da prática educativa inclusiva.
( ) O aluno, na escola inclusiva, está sujeito à segregação, de modo a garantir sua caminhada no processo de aprendizagem por meio de uma abordagem humanística.
Assinale a alternativa CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
Alternativas
Q2305755 Não definido
Considerando a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, avalie as seguintes afirmativas:
I - Uma escola inclusiva é aquela que garante uma educação de qualidade para todos os seus alunos, valorizando a diversidade e atendendo às potencialidades e necessidades individuais de cada um.
II - Em uma escola inclusiva, o aluno não está exposto a um ambiente segregado, mas sim é parte integrante de um ambiente que promove a sua jornada no processo de aprendizagem e no desenvolvimento das habilidades para o exercício da cidadania.
III - A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como meta fundamental garantir a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s
Alternativas
Q2305756 Não definido

INSTRUÇÃO: Leia, com atenção, o texto 01 e, a seguir, responda às questões que a ele se referem.

Texto 01


A teoria do flow: foco total no fluxo  

Ana Paula Puga 


            Quando estamos em flow, segundo Mihaly Csikszentmihalyi, desenvolvemos atividades que nos trazem prazer e chegamos mais perto da satisfação plena. Já observou uma criança brincando? Se sim, você deve ter notado como ela parece 100% envolvida no seu mundo imaginário, na fantasia que criou naquele momento do brincar. Ela nem vê o tempo passar. Parece nem escutar se alguém chamar. Ela cria personagens, histórias, cria saídas ultra mega fantásticas para as situações mais inimagináveis de sua história. 

            E você, já se pegou tão envolvido em uma atividade que nem percebeu o tempo passar? Nem ouvia as pessoas à sua volta e parecia que nada existia além de você e daquilo que estava fazendo? E era tão bom que, quando terminou, se pegou sorrindo, suspirando, olhando para si e para seu feito com aquele orgulho do bem! Tem pessoas que se percebem assim quando cozinham, quando escrevem, quando desenham, quando estão montando um quebra-cabeças, pintando, restaurando um móvel, fazendo uma planilha...

            Pois é, este é o estado de flow. Flow – que poderia ser definido como um estado subjetivo em que o sujeito experimenta uma entrega total na atividade desempenhada. No estado de flow (ou fluxo), há um envolvimento tão intenso com a tarefa que a sua realização promove grande satisfação.

            Se o desafio é grande e me percebo com pouca habilidade para resolvê-lo, sinto ansiedade. Se tenho pouca habilidade para lidar com certa situação, mas não me sinto desafiado, surge uma sensação de apatia. Ou ainda se me percebo hábil, mas sem desafios, relaxo, permaneço ali na zona de conforto. Mas não é nem ansiedade, nem apatia, muito menos a estagnação que nos leva a experimentar felicidade e satisfação, seja no trabalho, seja em relacionamentos, seja na vida como um todo.

            Então, como experimentar mais felicidade e satisfação no meu dia a dia, em casa ou no trabalho? A resposta é: desenvolva novas habilidades ou crie oportunidades novas e desafiadoras. Sim, é o que você leu. A escolha é minha, é sua, é nossa, de criar esses momentos. De sair da posição de vítima para protagonistas do que queremos.

            É isso o que há em comum entre as pessoas que vivem momentos de flow e, por consequência, se dizem felizes e satisfeitas com suas vidas. Elas sabem aproveitar cada situação como uma oportunidade de colocar suas habilidades em prática ou adquirirem novas, e desafiarem-se.

            Sim, é o que afirma Mihaly Csikszentmihalyi, psicólogo húngaro, doutor pela Universidade de Chicago e reconhecido no meio como uma das maiores autoridades em pesquisa no campo da Psicologia Positiva. “É por estar totalmente envolvido com cada detalhe de nossas vidas, seja bom ou ruim, que nós encontramos a felicidade, não tentando procurá-la diretamente.” Diz ele, sobre esse estado chamado flow. [...]

Disponível em: https://vidasimples.com/. Acesso em: 28 set. 2023. Adaptado. 
Analise as afirmativas a seguir, tendo em vista as ideias veiculadas no texto 01.
I - O estado flow permite que se atinja um alto nível de criatividade.
II - O estado flow pode ser atingido por meio de diferentes atividades.
III - O estado flow é alcançado por meio das atividades mais complexas.
IV - O máximo envolvimento do estado flow gera uma grande satisfação. V - O comodismo é um fator que impede que se chegue ao estado flow.
Estão CORRETAS as alternativas 
Alternativas
Q2305757 Não definido

INSTRUÇÃO: Leia, com atenção, o texto 01 e, a seguir, responda às questões que a ele se referem.

Texto 01


A teoria do flow: foco total no fluxo  

Ana Paula Puga 


            Quando estamos em flow, segundo Mihaly Csikszentmihalyi, desenvolvemos atividades que nos trazem prazer e chegamos mais perto da satisfação plena. Já observou uma criança brincando? Se sim, você deve ter notado como ela parece 100% envolvida no seu mundo imaginário, na fantasia que criou naquele momento do brincar. Ela nem vê o tempo passar. Parece nem escutar se alguém chamar. Ela cria personagens, histórias, cria saídas ultra mega fantásticas para as situações mais inimagináveis de sua história. 

            E você, já se pegou tão envolvido em uma atividade que nem percebeu o tempo passar? Nem ouvia as pessoas à sua volta e parecia que nada existia além de você e daquilo que estava fazendo? E era tão bom que, quando terminou, se pegou sorrindo, suspirando, olhando para si e para seu feito com aquele orgulho do bem! Tem pessoas que se percebem assim quando cozinham, quando escrevem, quando desenham, quando estão montando um quebra-cabeças, pintando, restaurando um móvel, fazendo uma planilha...

            Pois é, este é o estado de flow. Flow – que poderia ser definido como um estado subjetivo em que o sujeito experimenta uma entrega total na atividade desempenhada. No estado de flow (ou fluxo), há um envolvimento tão intenso com a tarefa que a sua realização promove grande satisfação.

            Se o desafio é grande e me percebo com pouca habilidade para resolvê-lo, sinto ansiedade. Se tenho pouca habilidade para lidar com certa situação, mas não me sinto desafiado, surge uma sensação de apatia. Ou ainda se me percebo hábil, mas sem desafios, relaxo, permaneço ali na zona de conforto. Mas não é nem ansiedade, nem apatia, muito menos a estagnação que nos leva a experimentar felicidade e satisfação, seja no trabalho, seja em relacionamentos, seja na vida como um todo.

            Então, como experimentar mais felicidade e satisfação no meu dia a dia, em casa ou no trabalho? A resposta é: desenvolva novas habilidades ou crie oportunidades novas e desafiadoras. Sim, é o que você leu. A escolha é minha, é sua, é nossa, de criar esses momentos. De sair da posição de vítima para protagonistas do que queremos.

            É isso o que há em comum entre as pessoas que vivem momentos de flow e, por consequência, se dizem felizes e satisfeitas com suas vidas. Elas sabem aproveitar cada situação como uma oportunidade de colocar suas habilidades em prática ou adquirirem novas, e desafiarem-se.

            Sim, é o que afirma Mihaly Csikszentmihalyi, psicólogo húngaro, doutor pela Universidade de Chicago e reconhecido no meio como uma das maiores autoridades em pesquisa no campo da Psicologia Positiva. “É por estar totalmente envolvido com cada detalhe de nossas vidas, seja bom ou ruim, que nós encontramos a felicidade, não tentando procurá-la diretamente.” Diz ele, sobre esse estado chamado flow. [...]

Disponível em: https://vidasimples.com/. Acesso em: 28 set. 2023. Adaptado. 
Um dos fatores que impedem o estado flow é o(a)  
Alternativas
Q2305758 Não definido

INSTRUÇÃO: Leia, com atenção, o texto 01 e, a seguir, responda às questões que a ele se referem.

Texto 01


A teoria do flow: foco total no fluxo  

Ana Paula Puga 


            Quando estamos em flow, segundo Mihaly Csikszentmihalyi, desenvolvemos atividades que nos trazem prazer e chegamos mais perto da satisfação plena. Já observou uma criança brincando? Se sim, você deve ter notado como ela parece 100% envolvida no seu mundo imaginário, na fantasia que criou naquele momento do brincar. Ela nem vê o tempo passar. Parece nem escutar se alguém chamar. Ela cria personagens, histórias, cria saídas ultra mega fantásticas para as situações mais inimagináveis de sua história. 

            E você, já se pegou tão envolvido em uma atividade que nem percebeu o tempo passar? Nem ouvia as pessoas à sua volta e parecia que nada existia além de você e daquilo que estava fazendo? E era tão bom que, quando terminou, se pegou sorrindo, suspirando, olhando para si e para seu feito com aquele orgulho do bem! Tem pessoas que se percebem assim quando cozinham, quando escrevem, quando desenham, quando estão montando um quebra-cabeças, pintando, restaurando um móvel, fazendo uma planilha...

            Pois é, este é o estado de flow. Flow – que poderia ser definido como um estado subjetivo em que o sujeito experimenta uma entrega total na atividade desempenhada. No estado de flow (ou fluxo), há um envolvimento tão intenso com a tarefa que a sua realização promove grande satisfação.

            Se o desafio é grande e me percebo com pouca habilidade para resolvê-lo, sinto ansiedade. Se tenho pouca habilidade para lidar com certa situação, mas não me sinto desafiado, surge uma sensação de apatia. Ou ainda se me percebo hábil, mas sem desafios, relaxo, permaneço ali na zona de conforto. Mas não é nem ansiedade, nem apatia, muito menos a estagnação que nos leva a experimentar felicidade e satisfação, seja no trabalho, seja em relacionamentos, seja na vida como um todo.

            Então, como experimentar mais felicidade e satisfação no meu dia a dia, em casa ou no trabalho? A resposta é: desenvolva novas habilidades ou crie oportunidades novas e desafiadoras. Sim, é o que você leu. A escolha é minha, é sua, é nossa, de criar esses momentos. De sair da posição de vítima para protagonistas do que queremos.

            É isso o que há em comum entre as pessoas que vivem momentos de flow e, por consequência, se dizem felizes e satisfeitas com suas vidas. Elas sabem aproveitar cada situação como uma oportunidade de colocar suas habilidades em prática ou adquirirem novas, e desafiarem-se.

            Sim, é o que afirma Mihaly Csikszentmihalyi, psicólogo húngaro, doutor pela Universidade de Chicago e reconhecido no meio como uma das maiores autoridades em pesquisa no campo da Psicologia Positiva. “É por estar totalmente envolvido com cada detalhe de nossas vidas, seja bom ou ruim, que nós encontramos a felicidade, não tentando procurá-la diretamente.” Diz ele, sobre esse estado chamado flow. [...]

Disponível em: https://vidasimples.com/. Acesso em: 28 set. 2023. Adaptado. 
Entre os recursos usados para a construção do texto, estão a
I - citação direta.
II - exemplificação.
III - função fática.
IV - interrogação.
V - citação indireta.
Estão CORRETAS as alternativas 
Alternativas
Q2305759 Não definido

INSTRUÇÃO: Leia, com atenção, o texto 01 e, a seguir, responda às questões que a ele se referem.

Texto 01


A teoria do flow: foco total no fluxo  

Ana Paula Puga 


            Quando estamos em flow, segundo Mihaly Csikszentmihalyi, desenvolvemos atividades que nos trazem prazer e chegamos mais perto da satisfação plena. Já observou uma criança brincando? Se sim, você deve ter notado como ela parece 100% envolvida no seu mundo imaginário, na fantasia que criou naquele momento do brincar. Ela nem vê o tempo passar. Parece nem escutar se alguém chamar. Ela cria personagens, histórias, cria saídas ultra mega fantásticas para as situações mais inimagináveis de sua história. 

            E você, já se pegou tão envolvido em uma atividade que nem percebeu o tempo passar? Nem ouvia as pessoas à sua volta e parecia que nada existia além de você e daquilo que estava fazendo? E era tão bom que, quando terminou, se pegou sorrindo, suspirando, olhando para si e para seu feito com aquele orgulho do bem! Tem pessoas que se percebem assim quando cozinham, quando escrevem, quando desenham, quando estão montando um quebra-cabeças, pintando, restaurando um móvel, fazendo uma planilha...

            Pois é, este é o estado de flow. Flow – que poderia ser definido como um estado subjetivo em que o sujeito experimenta uma entrega total na atividade desempenhada. No estado de flow (ou fluxo), há um envolvimento tão intenso com a tarefa que a sua realização promove grande satisfação.

            Se o desafio é grande e me percebo com pouca habilidade para resolvê-lo, sinto ansiedade. Se tenho pouca habilidade para lidar com certa situação, mas não me sinto desafiado, surge uma sensação de apatia. Ou ainda se me percebo hábil, mas sem desafios, relaxo, permaneço ali na zona de conforto. Mas não é nem ansiedade, nem apatia, muito menos a estagnação que nos leva a experimentar felicidade e satisfação, seja no trabalho, seja em relacionamentos, seja na vida como um todo.

            Então, como experimentar mais felicidade e satisfação no meu dia a dia, em casa ou no trabalho? A resposta é: desenvolva novas habilidades ou crie oportunidades novas e desafiadoras. Sim, é o que você leu. A escolha é minha, é sua, é nossa, de criar esses momentos. De sair da posição de vítima para protagonistas do que queremos.

            É isso o que há em comum entre as pessoas que vivem momentos de flow e, por consequência, se dizem felizes e satisfeitas com suas vidas. Elas sabem aproveitar cada situação como uma oportunidade de colocar suas habilidades em prática ou adquirirem novas, e desafiarem-se.

            Sim, é o que afirma Mihaly Csikszentmihalyi, psicólogo húngaro, doutor pela Universidade de Chicago e reconhecido no meio como uma das maiores autoridades em pesquisa no campo da Psicologia Positiva. “É por estar totalmente envolvido com cada detalhe de nossas vidas, seja bom ou ruim, que nós encontramos a felicidade, não tentando procurá-la diretamente.” Diz ele, sobre esse estado chamado flow. [...]

Disponível em: https://vidasimples.com/. Acesso em: 28 set. 2023. Adaptado. 

Analise as afirmativas a seguir, tendo em vista a estrutura do texto 01.


I - Em “Quando estamos em flow, segundo Mihaly Csikszentmihalyi, desenvolvemos atividades que nos trazem prazer e chegamos mais perto da satisfação plena.”, as vírgulas foram usadas, facultativamente, de acordo com a norma, para separar adjuntos adverbiais antecipados.


II - Em “Ela cria personagens, histórias, cria saídas ultra mega fantásticas para as situações mais inimagináveis de sua história.”, verifica-se o uso da linguagem coloquial, com a repetição dos prefixos “ultra” e “mega” para intensificar o adjetivo “fantásticas”.


III - Em “Pois é, este é o estado de flow. Flow – que poderia ser definido como um estado subjetivo em que o sujeito experimenta uma entrega total na atividade desempenhada.”, o travessão separa uma oração subordinada adjetiva explicativa.


IV - Em “No estado de flow (ou fluxo), há um envolvimento tão intenso com a tarefa que a sua realização promove grande satisfação.”, os parênteses foram usados para inserir, no trecho, um esclarecimento.


V - Em “Tem pessoas que se percebem assim quando cozinham, quando escrevem, quando desenham, quando estão montando um quebra-cabeças, pintando, restaurando um móvel, fazendo uma planilha...”, o verbo “tem”, no registro formal, seria substituído pelo verbo “há”.


Estão CORRETAS as alternativas  

Alternativas
Q2305760 Não definido

INSTRUÇÃO: Leia, com atenção, o texto 02 e, a seguir, responda às questões que a ele se referem.

Texto 02 




Disponível em: http://www.mairaborges.com/2020/11/como-ser-mais-criativo.html. Acesso em: 28 set. 2023. Adaptado. 


Ser criativo envolve 


I - apreciar o previsível.


II - obrigar-se sempre a criar.


III - trabalhar sem cessar.


IV - aceitar os recomeços.


V - propor-se a correr riscos.


Estão CORRETAS as alternativas 

Alternativas
Q2305761 Não definido

INSTRUÇÃO: Leia, com atenção, o texto 02 e, a seguir, responda às questões que a ele se referem.

Texto 02 




Disponível em: http://www.mairaborges.com/2020/11/como-ser-mais-criativo.html. Acesso em: 28 set. 2023. Adaptado. 


O verbo que foi usado coloquialmente, ou seja, com o apagamento da preposição, é  
Alternativas
Q2305762 Não definido

INSTRUÇÃO: Leia, com atenção, o texto 03 e, a seguir, responda às questões que a ele se referem.

Texto 03 




Disponível em: http://dialogoeducacional.blogspot.com/2012/02/substantivo-ensino-medio.html. Acesso em: 28 set. 2023. 


Analise as afirmativas a seguir, tendo em vista as ideias que se inferem do texto 03.
I - As pressões externas tolhem a criatividade.
II - A criatividade faz parte do processo da escrita.
III - A liberdade favorece o processo de criação.
IV - O produto é o que importa no processo criativo.
V - A obrigação de criar gera muita insatisfação.
Estão CORRETAS as alternativas
Alternativas
Q2305763 Não definido

INSTRUÇÃO: Leia, com atenção, o texto 03 e, a seguir, responda às questões que a ele se referem.

Texto 03 




Disponível em: http://dialogoeducacional.blogspot.com/2012/02/substantivo-ensino-medio.html. Acesso em: 28 set. 2023. 


Tendo em vista a linguagem usada nas falas, verifica-se o uso


I - inclusive, da linguagem conotativa.


II - predominante do registro informal.


III - exclusivo da linguagem denotativa.


IV - de uma expressão coloquial.


V - predominante do registro formal.


Estão CORRETAS as alternativas 

Alternativas
Q2305764 Não definido

INSTRUÇÃO: Leia, com atenção, o texto 04 e, a seguir, responda às questões que a ele se referem.

Texto 04 




Disponível em: https://brainly.com.br/tarefa/434318. Acesso em: 28 set. 2023. 


Tendo em vista o exemplo dado por Hagar, no terceiro quadro, conclui-se que “intrepidez” é sinônimo de 
Alternativas
Q2305765 Não definido

INSTRUÇÃO: Leia, com atenção, o texto 04 e, a seguir, responda às questões que a ele se referem.

Texto 04 




Disponível em: https://brainly.com.br/tarefa/434318. Acesso em: 28 set. 2023. 


Considerando as palavras “temeridade” e “intrepidez”, é CORRETO afirmar que o fenômeno semântico presente no primeiro quadro é 
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C
4: D
5: A
6: B
7: C
8: B
9: E
10: E
11: B
12: D
13: E
14: C
15: E
16: C
17: B
18: A
19: A
20: D