Questões de Concurso Público Prefeitura de Unaí - MG 2023 para Médico / Médico de PSF

Foram encontradas 10 questões

Q2357041 Medicina
O tratamento da doença de Chagas é um processo complexo que visa controlar a infecção causada pelo parasita Trypanosoma cruzi. Geralmente, envolve o uso de medicamentos específicos, como o benzonidazol ou o nifurtimox, que são administrados durante várias semanas a meses, dependendo da fase da doença e da idade do paciente. Com relação ao tratamento antiparasitário da doença de Chagas, pode-se afirmar: 
Alternativas
Q2357042 Medicina
A Lei Orgânica da Saúde define que o Sistema Único de Saúde (SUS) é constituído por ações e serviços de saúde. A participação da iniciativa privada é prevista em caráter complementar. 

Sobre essa participação complementar, analise as afirmativas a seguir.

I - Os serviços contratados devem se submeter às normas técnicas e administrativas e aos princípios e diretrizes do SUS, mantido o equilíbrio econômico e financeiro do contrato.
II - A participação complementar é formalizada mediante contrato ou convênio, observadas, a respeito, as normas de direito público, com preferência para as entidades filantrópicas e sem fins lucrativos.
III - Os critérios e os valores para a remuneração de serviços e os parâmetros de cobertura assistencial são estabelecidos pela direção nacional do SUS, aprovados no Conselho Nacional de Saúde. 

Está(ão) CORRETA(S) as afirmativas
Alternativas
Q2357043 Medicina
Rafael, oito anos, foi mordido na mão esquerda pelo cão do vizinho, o qual afirma que o cão está saudável, com vacinação em dia e sem mudanças comportamentais recentes. Apesar disso, Rafael nunca recebeu profilaxia para raiva. Conforme o protocolo mais recente do Ministério da Saúde (2022), além da lavagem da lesão com água e sabão, a conduta inicial é: 
Alternativas
Q2357044 Medicina
Na avaliação de João, 58 anos, diagnosticado com angina estável e obesidade grau 3, o TSH é medido duas vezes em um intervalo de quatro meses, com resultados de 5,7 e 6,6 mUI/L (VR: 0,4 a 4,0). O T4 livre é normal e o anticorpo Anti-TPO é negativo. Sobre a alteração do TSH, assinale a alternativa CORRETA
Alternativas
Q2357045 Medicina
João Lucas, 66 anos, com histórico de hipertensão e diabetes, apresenta queixa de diarreia oleosa e fétida, além da perda de 5 quilos nos últimos seis meses. Os exames revelam anemia macrocítica, discreta hipoalbuminemia e baixos níveis de vitamina D, B12 e ácido fólico. O paciente associa esses sintomas à alteração do “remédio para pressão” indicado pelo cardiologista. Qual anti-hipertensivo é mais provável de estar relacionado a esses efeitos?
Alternativas
Q2357046 Medicina
Hugo, 48 anos, em acompanhamento por asma há 10 anos, teve sua medicação inalatória ajustada para Beclometasona 500 mcg + Formoterol 12 mcg a cada 12 horas, resultando em melhora significativa dos sintomas. Atualmente, ele relata dispneia leve com sibilância semanal, sem crises noturnas ou limitação de atividades. Sem histórico de idas à emergência, Hugo pergunta sobre medicação para alívio dos sintomas. Qual é a escolha adequada para esse caso?
Alternativas
Q2357047 Medicina
Humberto, 20 anos, com fibrose cística, apresenta tosse persistente e dispneia, além de exacerbações frequentes do quadro pulmonar. Os exames revelam elevação significativa do IgE sérico e eosinofilia periférica. O agente causal mais provável para esse quadro é: 
Alternativas
Q2357048 Medicina
Geralda, 38 anos, submeteu-se a procedimento ginecológico. Após 10 horas de observação, desenvolveu dor torácica intensa, palpitações, dispneia súbita e hipotensão, sem alterações neurológicas. A figura a seguir revela o eletrocardiograma realizado por ela:  
Imagem associada para resolução da questão

Fonte: O autor, 2023. 

A conduta mais adequada, nesse caso, é: 
Alternativas
Q2357049 Medicina
Celso, 45 anos, apresenta episódios recorrentes de úlceras gástricas e duodenais, apesar do tratamento com inibidores de bomba de prótons (IBP). O paciente refere dor abdominal tipo queimação e melhora temporária com antiácidos. A endoscopia revela múltiplas úlceras pépticas. Com base na hipótese mais provável, o marcador que, se elevado, auxilia no diagnóstico é:
Alternativas
Q2357050 Medicina
Pedro, 65 anos, residente no Norte de Minas Gerais, apresenta febre prolongada, perda de peso e hepatoesplenomegalia. Os exames laboratoriais revelam pancitopenia e elevação das enzimas hepáticas. O paciente desenvolve disfunção renal progressiva, com ureia de 96 mg/dl, creatinina 2,7 mg/dl e albumina 2,8 mg/dl. Não há antecedentes mórbidos relevantes. A sorologia positiva para leishmaniose visceral confirma o diagnóstico.  Com base nas diretrizes atuais do Ministério da Saúde, qual a escolha terapêutica adequada ao caso? 
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: C
4: E
5: B
6: A
7: D
8: C
9: A
10: D