Questões de Concurso Público Prefeitura de Unaí - MG 2023 para Professor de Educação Básica II – Artes

Foram encontradas 10 questões

Q2306328 Educação Artística

INSTRUÇÃO: Analise as imagens a seguir.



Rosana Paulino, Série “Bastidores”. Imagem transferida sobre tecido, bastidor e linha de costura, 30 cm diâmetro, 1997.

Rosana Paulino é uma artista brasileira, nascida na cidade de São Paulo (1967), onde vive e trabalha. A artista é doutora em Artes Visuais pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) e vem se destacando nos circuitos da arte contemporânea por sua produção ligada a questões sociais, étnicas e de gênero.


Analisando alguns desses trabalhos da Série “Bastidores” (1997) apresentados, pode-se afirmar que eles têm como foco principal

Alternativas
Q2306329 Educação Artística

INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão 02.  


“Por que não se educar as novas gerações de forma a se evitar os erros que viemos cometendo? Por que não se entender a educação, ela mesma, como algo lúdico e estético? Por que, ao invés de fundá-la na transmissão de conhecimentos apenas racionais, não a fundar na criação de sentidos, considerando-se a situação existencial concreta dos educandos? Por que não uma arte-educação? Como é então que a arte pode se tornar um instrumento para a formação de um homem mais pleno? Como a arte educa? Eis a questão básica, cuja resposta deve aclarar os propósitos daquilo que chamamos arte-educação.”


Fonte: DUARTE JÚNIOR, João Francisco. Por que arte-educação? 14. ed. São Paulo: Papirus, 2003. p. 65. Adaptado. 

Analise as afirmativas que apontam para os fundamentos da arte-educação:


I - A arte pode levar a conhecer melhor as experiências e os sentimentos, naquilo que escapam à linearidade da linguagem.


II - A arte permite despertar a atenção de cada um para sua maneira particular de sentir, sobre a qual se elaboram todos os outros processos racionais.


III - A arte não possibilita apenas um meio de acesso ao mundo dos sentimentos, mas também o seu desenvolvimento, a sua educação.


IV - A arte é um fator de agilização da nossa imaginação, pois, na experiência estética, a imaginação amplia os limites que lhe impõe cotidianamente a intelecção.


Está CORRETO o que se afirma em  

Alternativas
Q2306330 Educação Artística

INSTRUÇÃO: Observe a imagem para responder a esta questão.  



Cartaz da 34.ª Bienal de Arte de São Paulo 2020-2021.  

Disponível em: https://bienal.org.br/cartazes/cartaz-da-34a-bienal-2/. Acesso em: 10 set. 2023.  

A 34.ª Bienal de Arte de São Paulo (2020-2021) foi intitulada “Faz escuro mas eu canto”, verso do poeta amazonense Thiago de Mello, e ficou mais conhecida como a “Bienal dos Indígenas”, em função da expressiva participação de artistas indígenas na mostra. Paralelamente à 34.ª Bienal foi realizada a exposição intitulada Moquém_Surarî: arte indígena contemporânea” que apresentou uma amostra da arte dos povos indígenas de várias partes do Brasil sob a curadoria de um artista indígena. 
São artistas indígenas contemporâneos que participaram da exposição Moquém_Surarî:  
Alternativas
Q2306331 Educação Artística
“A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe que a abordagem das linguagens articule seis dimensões do conhecimento que, de forma indissociável e simultânea, caracterizam a singularidade da experiência artística. Tais dimensões perpassam os conhecimentos das Artes Visuais, da Dança, da Música e do Teatro e as aprendizagens dos alunos em cada contexto social e cultural. Não se trata de eixos temáticos ou categorias, mas de linhas maleáveis que se interpenetram, constituindo a especificidade da construção do conhecimento em Arte na escola. Não há nenhuma hierarquia entre essas dimensões, tampouco uma ordem para se trabalhar com cada uma no campo pedagógico”.
Fonte: BRASIL. BNCC. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Adaptado. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 10 set. 2023. 

Sobre as dimensões do conhecimento propostas na BNCC, analise as afirmativas a seguir.  
I - Fruição: refere-se ao deleite, ao prazer, ao estranhamento e à abertura para se sensibilizar durante a participação em práticas artísticas e culturais. Essa dimensão implica disponibilidade dos sujeitos para a relação continuada com produções artísticas e culturais oriundas das mais diversas épocas, lugares e grupos sociais.
II - Criação: refere-se ao fazer artístico, quando os sujeitos criam, produzem e constroem. Trata-se de uma atitude intencional e investigativa que confere materialidade estética a sentimentos, ideias, desejos e representações em processos, acontecimentos e produções artísticas individuais ou coletivas.
III - Crítica: refere-se às impressões que impulsionam os sujeitos em direção a novas compreensões do espaço em que vivem, com base no estabelecimento de relações, por meio do estudo e da pesquisa, entre as diversas experiências e manifestações artísticas e culturais vividas e conhecidas.
IV - Expressão: refere-se ao processo de construir argumentos e ponderações sobre as fruições, as experiências e os processos criativos, artísticos e culturais. É a atitude de perceber, analisar e interpretar as manifestações artísticas e culturais, seja como criador, seja como leitor.
Está CORRETO o que se afirma em 
Alternativas
Q2306332 Educação Artística
Nas últimas décadas, tem-se ampliado os estudos e debates em torno do que se tem chamado de uma “arte/educação decolonial” como oportunidade de questionamento do eurocentrismo, como hegemonia de pensamento, bem como a possibilidade de abordagem, através da Arte na Educação, de problemas relacionados às questões de raça, gênero e classe, gerados pelo colonialismo e pela colonialidade. As Leis n.º 10.639/2003 e n.º 11.645/2008 abrem espaços nos currículos de Educação Básica para essas possibilidades e Arte é um dos componentes curriculares que, especialmente, junto aos componentes História e Literatura, tem parte significativa no papel de cumprir estas leis. 
As citadas leis estabelecem que, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, públicos e privados, torna(m)-se obrigatório(s) o estudo da
Alternativas
Q2306333 Educação Artística
“No Ensino Fundamental – Anos Finais, é preciso assegurar aos alunos a ampliação de suas interações com manifestações artísticas e culturais nacionais e internacionais, de diferentes épocas e contextos. Essas práticas podem ocupar os mais diversos espaços da escola, espraiando-se para o seu entorno e favorecendo as relações com a comunidade. Além disso, o diferencial dessa fase está na maior sistematização dos conhecimentos e na proposição de experiências mais diversificadas em relação a cada linguagem, considerando as culturas juvenis. Desse modo, espera-se que o componente Arte contribua com o aprofundamento das aprendizagens nas diferentes linguagens – e no diálogo entre elas e com as outras áreas do conhecimento –, com vistas a possibilitar aos estudantes maior autonomia nas experiências e vivências artísticas”.
Fonte: BRASIL. BNCC. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 10 set. 2023. 

De acordo com a BNCC, são objetos de conhecimento em Artes Visuais para os anos finais do Ensino Fundamental (6.º ao 9.º ano): 
Alternativas
Q2306334 Educação Artística

INSTRUÇÃO: Analise o trecho a seguir para responder a esta questão.  


“Foi no esforço dialogal entre o discurso pós-moderno global e o processo consciente de diferenciação cultural também pós-moderno que, no ensino de arte, surgiu a abordagem que ficou conhecida no Brasil como Metodologia Triangular, uma designação infeliz, mas uma ação reconstrutora. Culpo-me por ter aceitado o apelido e usado a expressão Metodologia Triangular em meu livro A imagem no ensino da Arte. Hoje, depois de anos de experimentação, estou convencida de que metodologia é construção de cada professor em sua sala de aula e gostaria de ver a expressão Proposta Triangular substituir a prepotente designação Metodologia Triangular.”


Fonte: BARBOSA, Ana Mae. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C⁄Arte, 1998. p. 33.

A respeito da Proposta Triangular no ensino de Arte elaborada por Ana Mae Barbosa, considere as afirmativas.
I - A proposta deriva de uma dupla triangulação.
II - Os Critical studies, DBAE e Escuelas al aire libre são influências na elaboração da proposta.
III - As fases hierárquicas da proposta são: criação, nutrição estética e história da arte.
IV - A proposta é dialógica, interacionista e intercultural.
Está CORRETO o que se afirma em
Alternativas
Q2306335 Educação Artística
A Arte Urbana caracteriza-se por sua inserção nos espaços públicos, promovendo a interação direta com o público e a democratização do acesso à arte, o que a distingue das manifestações de caráter institucional ou empresarial. Outra importante característica desse movimento artístico se dá pelo questionamento dos espaços expositivos consagrados, como o museu. Nas produções dos chamados “artistas de rua”, é possível encontrar críticas sociais, reflexões políticas e econômicas, além do desvelamento das condições de vida nos centros urbanos com todos os problemas que os afligem e aos seus moradores. Nos últimos tempos, observa-se um expressivo crescimento da Arte Urbana e uma maior valorização cultural dessas manifestações, compreendendo-as como expressões artísticas das comunidades. 
São expressões da Arte Urbana na contemporaneidade: 
Alternativas
Q2306336 Educação Artística
Os processos de colonização da América Latina legaram a esse continente uma mistura de culturas, muitas vezes de forma violenta. As culturas europeias mesclaram-se às culturas indígenas e negras, criando uma ampla diversidade cultural. A educação é um campo fértil para a abordagem necessária da diversidade cultural, nos diversos componentes curriculares. No campo da Arte/Educação, Ana Mae Barbosa é uma defensora da diversidade cultural no ensino de Arte. Em seu livro Tópicos Utópicos (1998), sobre a Arte/Educadora, aponta que alguns adotam o termo multiculturalismo e outros pluriculturalismo, mas o mais apropriado é interculturalidade. Segundo ela, enquanto os termos multicultural e pluricultural significam a coexistência entre diferentes culturas, o termo intercultural significa a
Alternativas
Q2306337 Educação Artística
“No componente curricular Arte (e em suas unidades temáticas Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Artes Integradas) no Ensino Fundamental, será utilizada a linha de avaliação formativa, que propõe uma interação entre professor, estudante e comunidade escolar, visando à construção do conhecimento através de suas equidades. Nesse contexto, poderão ser obtidos resultados qualitativos e não somente quantitativos. Para que sejam obtidos resultados significativos no processo educacional, é preciso que esses aspectos sejam interagentes, uma vez que a construção do conhecimento é um movimento dinâmico. As estratégias de avaliação em arte podem ser as mais variadas e deverão ser selecionadas pelo professor, dependendo de sua disponibilidade e da infraestrutura física que a escola oferece.”
Fonte: MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação (SEE). Currículo Referência de Minas Gerais: educação infantil e ensino fundamental. Belo Horizonte: SEE/MG, 2018.
Sobre a avaliação no ensino de Arte, nos anos finais do Ensino Fundamental (6.º a 9.º ano), avalie as afirmativas: 
I - O portfólio permite que o professor tenha um registro constante do processo de aprendizagem do estudante, pois nele ficam praticamente todos os materiais que lhe proporcionam interesse e que tenham sido resultados do trabalho em arte.
II - A autoavaliação constitui-se de questionários e testes que, aplicados de tempos em tempos, contribuem para a avaliação do domínio do vocabulário próprio de referência técnica e conceitual da arte.
III - No diário de bordo, o professor verifica todo o caminho que o estudante percorreu para realização de determinadas atividades, seus sentimentos, suas emoções individuais, oferecendo respaldo significativo da aprendizagem para o professor, que pode ter uma atitude reflexiva em relação ao próprio trabalho.
IV - A entrevista é uma prática importante para que o estudante resgate ideias que não foram registradas de outra maneira ou que se perderam, propiciando que, ao longo do tempo, professor e estudante possam ter uma visão mais integral dos processos de criação e de construção de conhecimento.
Está CORRETO o que se afirma em  
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: B
4: C
5: A
6: E
7: D
8: B
9: A
10: D