Questões de Concurso Público Prefeitura de Unaí - MG 2023 para Professor de Educação Básica II – Artes

Foram encontradas 3 questões

Q2306330 Educação Artística

INSTRUÇÃO: Observe a imagem para responder a esta questão.  



Cartaz da 34.ª Bienal de Arte de São Paulo 2020-2021.  

Disponível em: https://bienal.org.br/cartazes/cartaz-da-34a-bienal-2/. Acesso em: 10 set. 2023.  

A 34.ª Bienal de Arte de São Paulo (2020-2021) foi intitulada “Faz escuro mas eu canto”, verso do poeta amazonense Thiago de Mello, e ficou mais conhecida como a “Bienal dos Indígenas”, em função da expressiva participação de artistas indígenas na mostra. Paralelamente à 34.ª Bienal foi realizada a exposição intitulada Moquém_Surarî: arte indígena contemporânea” que apresentou uma amostra da arte dos povos indígenas de várias partes do Brasil sob a curadoria de um artista indígena. 
São artistas indígenas contemporâneos que participaram da exposição Moquém_Surarî:  
Alternativas
Q2306335 Educação Artística
A Arte Urbana caracteriza-se por sua inserção nos espaços públicos, promovendo a interação direta com o público e a democratização do acesso à arte, o que a distingue das manifestações de caráter institucional ou empresarial. Outra importante característica desse movimento artístico se dá pelo questionamento dos espaços expositivos consagrados, como o museu. Nas produções dos chamados “artistas de rua”, é possível encontrar críticas sociais, reflexões políticas e econômicas, além do desvelamento das condições de vida nos centros urbanos com todos os problemas que os afligem e aos seus moradores. Nos últimos tempos, observa-se um expressivo crescimento da Arte Urbana e uma maior valorização cultural dessas manifestações, compreendendo-as como expressões artísticas das comunidades. 
São expressões da Arte Urbana na contemporaneidade: 
Alternativas
Q2306336 Educação Artística
Os processos de colonização da América Latina legaram a esse continente uma mistura de culturas, muitas vezes de forma violenta. As culturas europeias mesclaram-se às culturas indígenas e negras, criando uma ampla diversidade cultural. A educação é um campo fértil para a abordagem necessária da diversidade cultural, nos diversos componentes curriculares. No campo da Arte/Educação, Ana Mae Barbosa é uma defensora da diversidade cultural no ensino de Arte. Em seu livro Tópicos Utópicos (1998), sobre a Arte/Educadora, aponta que alguns adotam o termo multiculturalismo e outros pluriculturalismo, mas o mais apropriado é interculturalidade. Segundo ela, enquanto os termos multicultural e pluricultural significam a coexistência entre diferentes culturas, o termo intercultural significa a
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: A