Questões de Concurso Público Prefeitura de Unaí - MG 2023 para Psicólogo Educacional

Foram encontradas 10 questões

Q2306448 Psicologia
A Resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) n.º 010/2005 aprova o Código de Ética Profissional do Psicólogo. Esse documento estabelece quais são os deveres fundamentais dos psicólogos. Analise as afirmativas a seguir a respeito desse assunto e assinale a alternativa CORRETA
Alternativas
Q2306449 Psicologia

A área da psicologia escolar e educacional permanece marcada pelas dificuldades apontadas por psicólogos que atuam no campo da educação, principalmente no que se refere à compreensão da comunidade escolar sobre o papel da psicologia nesse campo. Essa questão fica evidenciada nas demandas escolares apresentadas aos profissionais pelos educadores, com a centralidade nos alunos e apresentando uma expectativa de intervenção voltada para psicodiagnóstico, representado em um problema cuja solução acredita-se ser da psicologia. Avalie as afirmativas a seguir. 


I - Na literatura específica, há aumento de publicações que apontam atualmente para a eficiência do modelo clínico no contexto educacional.

II - A produção científica atual sobre a aplicação da psicologia no contexto escolar e educacional aponta a importância de avaliar as demandas com uma visão sistêmica, associando reflexões sobre novos modelos de intervenção.

III - Em uma revisão histórica do processo de desenvolvimento da psicologia como ciência, é possível constatar que a educação foi a principal vertente para o desenvolvimento da psicologia. 


Está CORRETO o que se afirma em 

Alternativas
Q2306450 Psicologia

INSTRUÇÃO: Leia o trecho a seguir para responder à questão.

A educação como direito fundamental foi, durante décadas, alvo de disputa na sociedade brasileira, prevalecendo a concepção de uma educação distinta a depender da classe social. Somente com a Constituição Federal de 1988, o Estado brasileiro define a educação como direito básico e universal. Desde então, reconhecem-se avanços no acesso ao ensino, porém, quanto à sua qualidade, os avanços aconteceram de forma tímida, e ainda bastante marcados pelos determinantes econômicos, políticos e sociais. Mais recentemente, instala-se um intenso quadro de desinvestimento em políticas públicas que, aliado aos ataques à legitimidade da produção do conhecimento científico e ao questionamento da própria ideia da educação como direito universal, nos coloca diante de uma situação de sucateamento e desmonte qualitativamente diferente. Tal situação convoca os psicólogos a reafirmarem o compromisso com os princípios de uma educação democrática, defendendo a pluralidade e a diversidade humana. É urgente nos somarmos àqueles que fazem a defesa veemente e cotidiana da educação como um direito humano. 


Fonte: CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) na educação básica. 2. ed. Brasília: CFP, 2019. Adaptado. 


Avalie as afirmativas a seguir, considerando a atuação do profissional de psicologia no âmbito da educação básica.


I - Ao profissional da psicologia cabe trabalhar no sentido da produção de novas demandas e criar espaços de discussão e compreensão da realidade que povoa o espaço intraescolar.

II - O desafio do profissional da psicologia é produzir um deslocamento do encargo médico-assistencial que circunscreve as práticas do psicólogo, lugar que se pode considerar impossível de habitar, uma vez que, sem mover padrões institucionais, não há como mudar relações na formação.

III - O trabalho do psicólogo com os educadores, no cotidiano de uma escola, é possibilitado pela inserção desse profissional na escola através de uma estrutura institucional hierarquizada, que distribui responsabilidades e o empodera a indicar os caminhos para possíveis resoluções dos impasses na escola.

IV - A inserção desse profissional na escola requer a ocupação pelo psicólogo do lugar da eficiência das soluções, e a demarcação do saber psicológico, que já foi deixado de lado, o que contribuiu para a diminuição da qualidade das práticas educativas, ou seja, é fazer agora, num novo tempo, mudanças e experimentações possíveis.


Está CORRETO o que se afirma apenas em 

Alternativas
Q2306451 Psicologia
Conforme Dalgalarrondo (2019) a respeito do estudo das funções psíquicas, é CORRETO afirmar: 
Alternativas
Q2306452 Psicologia

Dalgalarrondo (2019), ao apresentar as alterações do juízo, afirma que o ajuizar, isto é, produzir juízos, é uma atividade humana por excelência. Nessa perspectiva, quando se articulam dois conceitos, ou duas ideias, como “mesa” e “estudo”, e se elabora a proposição “esta é uma mesa de estudo”, estão-se formando juízos. Ajuizar quer dizer julgar. Todo juízo implica, certamente, um julgamento, que, por um lado, é subjetivo, individual e, por outro, social, produzido historicamente, em consonância com os determinantes socioculturais. Para a psicopatologia, entretanto, de grande interesse são os juízos de realidade. 


Avalie as afirmativas a seguir sobre esse assunto.


I - O delírio é um erro do ajuizar que tem origem no adoecimento mental, e sua base é mórbida.

II - As alterações do juízo de realidade são alterações da consciência e não do pensamento.

III - Os erros simples são social ou psicologicamente incompreensíveis. 


Está CORRETO o que se afirma em 

Alternativas
Q2306453 Psicologia
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são serviços substitutivos ao modelo hospitalocêntrico e surgiram na intenção de que a pessoa em sofrimento mental seja atendida com humanidade e respeito, com o interesse exclusivo de beneficiar a saúde dessa pessoa, visando alcançar sua recuperação pela inserção na família, no trabalho e na comunidade. Dessa forma, considere um paciente de 18 anos de idade recém-completados que esteja com agitação psicomotora e alterações no pensamento e apresenta fenômenos elementares, com prejuízo nas funções vitais, como sono e autocuidado, sem histórico de uso de substâncias psicoativas, e com verbalizações de autoagressão. Nesse caso, ao ser atendido em um serviço de atenção primária, esse paciente deve ser encaminhado para qual serviço especializado? 
Alternativas
Q2306454 Psicologia

A Portaria n.º 3.088/2011 institui a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Analise as afirmativas a seguir com base nessa portaria. 


I - As equipes de consultório na rua, juntamente com os CAPS, nas suas diferentes modalidades, constituem o componente da atenção psicossocial especializada.

II - O respeito aos direitos humanos, garantindo a autonomia e a liberdade das pessoas, é uma das diretrizes para o funcionamento da RAPS.

III - Os leitos em hospitais psiquiátricos constituem um espaço de cuidado fundamental para os portadores de transtornos mentais.


Quais afirmativas estão CORRETAS

Alternativas
Q2306455 Psicologia
As funções mentais, como sensação, percepção, atenção, memória, pensamento, linguagem, motivação, aprendizagem etc., são caracterizadas na psicologia como processos psicológicos. Essas funções derivam tanto das interações de processos inatos quanto de processos adquiridos, junto a relações do indivíduo de experiência e vivência com o meio. Apesar das distinções desses processos, é por meio de sua relação e influência que se pode compreender a dinâmica da mente, pois eles interagem e até dependem de outros processos. Avalie as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA, conforme o referencial de Dalgalarrondo (2019). 
Alternativas
Q2306456 Psicologia

INSTRUÇÃO: Leia o trecho a seguir para responder a esta questão.


“Os principais problemas enfrentados hoje pelo mundo só poderão ser resolvidos se melhorarmos nossa compreensão do comportamento humano.” (Skinner, 1974, p. 8). 

Assinale a alternativa CORRETA, conforme o referencial da análise do comportamento. 
Alternativas
Q2306457 Psicologia
Para Skinner, o comportamento dos membros de uma sociedade é controlado por agências sociais que permitem ao grupo social exercer controle sobre seus membros. Na 3.ª parte do livro Ciência e Comportamento Humano (1953), Skinner dedica-se à análise de cinco dessas agências sociais, a saber: o governo e a lei, a economia, a religião, a psicoterapia e a educação. A importância da educação, para o fundador do behaviorismo radical, está no fato de esta ser uma agência social diferenciada das demais. A agência social educação é a agência responsável por preparar o indivíduo para o futuro. Essa agência deve criar meios para que o indivíduo não fique sob controle apenas das consequências imediatas de seu comportamento, mas também para que ele fique sob controle das consequências futuras, mesmo que não estejam atuando sobre seu comportamento no presente. Com essa concepção de educação, Skinner interpretou os problemas educacionais a partir dos princípios estabelecidos pela Análise do Comportamento, propondo mudanças nos métodos de ensino, na maneira como o professor se relaciona com o aluno e na maneira de ver a transmissão do conhecimento proposta tradicionalmente pelos educadores. A partir das ideias propostas por Skinner, avalie as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: A
4: E
5: A
6: C
7: B
8: E
9: D
10: D