Questões de Concurso Público Prefeitura de Unaí - MG 2023 para Psicólogo Educacional
Foram encontradas 10 questões
A área da psicologia escolar e educacional permanece marcada pelas dificuldades apontadas por psicólogos que atuam no campo da educação, principalmente no que se refere à compreensão da comunidade escolar sobre o papel da psicologia nesse campo. Essa questão fica evidenciada nas demandas escolares apresentadas aos profissionais pelos educadores, com a centralidade nos alunos e apresentando uma expectativa de intervenção voltada para psicodiagnóstico, representado em um problema cuja solução acredita-se ser da psicologia. Avalie as afirmativas a seguir.
I - Na literatura específica, há aumento de publicações que apontam atualmente para a eficiência do modelo clínico no contexto educacional.
II - A produção científica atual sobre a aplicação da psicologia no contexto escolar e educacional aponta a importância de avaliar as demandas com uma visão sistêmica, associando reflexões sobre novos modelos de intervenção.
III - Em uma revisão histórica do processo de desenvolvimento da psicologia como ciência, é possível constatar que a educação foi a principal vertente para o desenvolvimento da psicologia.
Está CORRETO o que se afirma em
INSTRUÇÃO: Leia o trecho a seguir para responder à questão.
A educação como direito fundamental foi, durante décadas, alvo de disputa na sociedade brasileira, prevalecendo a concepção de uma educação distinta a depender da classe social. Somente com a Constituição Federal de 1988, o Estado brasileiro define a educação como direito básico e universal. Desde então, reconhecem-se avanços no acesso ao ensino, porém, quanto à sua qualidade, os avanços aconteceram de forma tímida, e ainda bastante marcados pelos determinantes econômicos, políticos e sociais. Mais recentemente, instala-se um intenso quadro de desinvestimento em políticas públicas que, aliado aos ataques à legitimidade da produção do conhecimento científico e ao questionamento da própria ideia da educação como direito universal, nos coloca diante de uma situação de sucateamento e desmonte qualitativamente diferente. Tal situação convoca os psicólogos a reafirmarem o compromisso com os princípios de uma educação democrática, defendendo a pluralidade e a diversidade humana. É urgente nos somarmos àqueles que fazem a defesa veemente e cotidiana da educação como um direito humano.
Fonte: CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) na educação básica. 2. ed. Brasília: CFP, 2019. Adaptado.
Avalie as afirmativas a seguir, considerando a atuação do profissional de psicologia no âmbito da educação básica.
I - Ao profissional da psicologia cabe trabalhar no sentido da produção de novas demandas e criar espaços de discussão e compreensão da realidade que povoa o espaço intraescolar.
II - O desafio do profissional da psicologia é produzir um deslocamento do encargo médico-assistencial que circunscreve as práticas do psicólogo, lugar que se pode considerar impossível de habitar, uma vez que, sem mover padrões institucionais, não há como mudar relações na formação.
III - O trabalho do psicólogo com os educadores, no cotidiano de uma escola, é possibilitado pela inserção desse profissional na escola através de uma estrutura institucional hierarquizada, que distribui responsabilidades e o empodera a indicar os caminhos para possíveis resoluções dos impasses na escola.
IV - A inserção desse profissional na escola requer a ocupação pelo psicólogo do lugar da eficiência das soluções, e a demarcação do saber psicológico, que já foi deixado de lado, o que contribuiu para a diminuição da qualidade das práticas educativas, ou seja, é fazer agora, num novo tempo, mudanças e experimentações possíveis.
Está CORRETO o que se afirma apenas em
Dalgalarrondo (2019), ao apresentar as alterações do juízo, afirma que o ajuizar, isto é, produzir juízos, é uma atividade humana por excelência. Nessa perspectiva, quando se articulam dois conceitos, ou duas ideias, como “mesa” e “estudo”, e se elabora a proposição “esta é uma mesa de estudo”, estão-se formando juízos. Ajuizar quer dizer julgar. Todo juízo implica, certamente, um julgamento, que, por um lado, é subjetivo, individual e, por outro, social, produzido historicamente, em consonância com os determinantes socioculturais. Para a psicopatologia, entretanto, de grande interesse são os juízos de realidade.
Avalie as afirmativas a seguir sobre esse assunto.
I - O delírio é um erro do ajuizar que tem origem no adoecimento mental, e sua base é mórbida.
II - As alterações do juízo de realidade são alterações da consciência e não do pensamento.
III - Os erros simples são social ou psicologicamente incompreensíveis.
Está CORRETO o que se afirma em
A Portaria n.º 3.088/2011 institui a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Analise as afirmativas a seguir com base nessa portaria.
I - As equipes de consultório na rua, juntamente com os CAPS, nas suas diferentes modalidades, constituem o componente da atenção psicossocial especializada.
II - O respeito aos direitos humanos, garantindo a autonomia e a liberdade das pessoas, é uma das diretrizes para o funcionamento da RAPS.
III - Os leitos em hospitais psiquiátricos constituem um espaço de cuidado fundamental para os portadores de transtornos mentais.
Quais afirmativas estão CORRETAS?
INSTRUÇÃO: Leia o trecho a seguir para responder a esta questão.
“Os principais problemas enfrentados hoje pelo mundo só poderão ser resolvidos se melhorarmos nossa
compreensão do comportamento humano.” (Skinner, 1974, p. 8).