Questões de Concurso Público Prefeitura de Brasília de Minas - MG 2024 para Farmacêutico/Bioquímico
Foram encontradas 30 questões
A intolerância à lactose caracteriza-se pela incapacidade de o organismo metabolizar a LACTOSE, um carboidrato da classe dos dissacarídeos, formado pela união de dois monômeros: a glicose e a galactose.
Esse distúrbio está associado à diminuição da produção ou ausência da enzima LACTASE, impedindo a digestão da lactose e, consequentemente, a absorção dos seus monômeros, impactando na glicemia.
Um paciente apresentou sintomas como distensão abdominal, cólicas, gases e diarreia após o uso de alimentos contendo leite e derivados. Ao procurar o serviço médico para tratar o desconforto, foi solicitado o Teste Oral de Tolerância à Lactose.
O exame é realizado com o paciente em jejum de oito horas. Coleta-se, então, amostras de sangue em jejum, 30 e 60 minutos após ingestão de 50g de lactose para determinação da glicemia. O resultado do paciente hipotético está descrito a seguir:
Teste Oral de Tolerância à Lactose
Método: Colorimétrico Enzimático
Resultado:
Glicemia em jejum: 92 mg/dL
Glicemia 30 min após ingestão de 50g de lactose: 99
Glicemia 60 min após ingestão de 50g de lactose: 71
Valor de referência:
considera-se normal a elevação da glicemia, em relação a de jejum, em pelo menos 20 mg/dL em qualquer das amostras.
Fonte: ALVARENGA, Felipe Queiroz. Caso clínico elaborado pelo autor: intolerância à lactose. Intolerância à Lactose: imagem disponível em: https://blog.alldoctors.com.br/admin/image/blog/45/58lg.jpg. Acesso em: 05 out. 2024. São João Del Rei – MG.
Considerando o texto do enunciado e os dados clínicos laboratoriais supracitados, analise as afirmativas a seguir.
I- o resultado do teste laboratorial leva à hipótese de existência de intolerância à lactose.
II- o resultado laboratorial sugere baixa ou ausência de digestibilidade da lactose ingerida.
III- o resultado do teste laboratorial indica que o paciente metaboliza normalmente a lactose.
IV- os valores glicêmicos deveriam ter elevado até 102 mg/dL para determinação da intolerância.
V- os valores glicêmicos obtidos excluem a possibilidade de diagnóstico de intolerância à lactose.
Estão CORRETAS as afirmativas
A partir dos dados apresentados, analise as afirmativas a seguir.
I- O exame Anti-GAD elevado, constitui-se como um marcador imunológico, útil para o diagnóstico do diabetes mellitus tipo 1.
II- O resultado dos exames laboratoriais, associados aos dados clínicos, sugerem risco aumentado para cetoacidose.
III- O resultado da dosagem da proteína glicada demonstra que a glicemia do paciente está descontrolada a curto prazo.
IV- Os valores do Peptídeo C indicam hipofunção das células beta pancreáticas, presumindo-se diminuição da ação insulínica.
V- Os resultados dos exames HBA1c, Anti-GAD e Peptídeo C, sugerem o diagnóstico de diabetes mellitus tipo 2 insulino-resistente.
Estão CORRETAS as afirmativas
Fonte: ALVARENGA, Felipe Queiroz. Estudo do coagulograma. Adaptado de ARANHAS, ESCORPIÕES E. Acidentes por animais peçonhentos. Medicina, Ribeirão Preto, v. 36, p. 490-497, 2003. Disponível em: https://www.saudedireta.com.br/docsupload/134049908841acidentes_animais_peconhentos_escorpioes_aranhas.pdf. Acesso em: 06 out. 2024.
Diante do exposto, considere as afirmativas a seguir sobre os possíveis padrões de resposta e alterações laboratoriais compatíveis com o quadro clínico de escorpionismo.
I- A picada do escorpião aumenta o tempo de tromboplastina parcial ativada, tornando o sangue menos coagulável.
II- A picada do escorpião pode aumentar os níveis séricos de creatinofosfoquinase, devido à lesão tecidual provocada pelo veneno.
III- A picada do escorpião promove o prolongamento do tempo de protrombina, diminuindo a resposta da coagulação.
IV- A picada do escorpião pode promover a coagulação sanguínea rapidamente, devido ao efeito coagulante do veneno.
V- A picada do escorpião promove o aumento dos níveis intracelulares da enzima creatinofosfoquinase, devido à lesão tecidual.
Estão CORRETAS as afirmativas
Fonte: ALVARENGA, Felipe Queiroz. Considerações sobre coleta e processamento de amostra. Farmacêutico Bioquímico. São João Del Rei – MG. Out. 2024.
Diante do tema proposto no enunciado, deve-se obter quais amostras biológicas, em quais tipos de tubos de coleta, para a realização dos exames de coagulograma e hemoglobina glicada (HBA1c), respectivamente?
Texto I
As transaminases hepáticas (TGO e TGP) são úteis para a avaliação de estados patológicos no fígado. O objetivo da dosagem é determinar a proporção da lesão aos hepatócitos e guiar o diagnóstico. Associado a outros exames, como bilirrubinas, GGT (Gama Glutamil Transferase), amilase e lipase, pode-se ampliar a investigação de anormalidades nas vias biliares e pancreáticas de um paciente com suspeita de lesões nesses órgãos.
Texto II
Os sinais e sintomas mais comuns que levam os médicos a solicitarem os exames para a avalição do perfil hepático e pancreático são: náusea, vômito, dor abdominal, abdômen globoso, icterícia, diarreia, colúria e acolia. A anamnese bem executada, associada a resultados laboratoriais, pode levar a condutas mais assertivas para [...] o manejo clínico e tratamento do paciente.
Fonte: ALVARENGA, Felipe Queiroz. Provas especiais de exploração da função hepática, biliar e pancreática: caso clínico elaborado pelo autor. São João Del Rei – MG, Out. 24.
Diante do exposto nos textos I e II, julgue as afirmativas a seguir.
I- Para um paciente que apresenta importante elevação da bilirrubina direta e das transaminases, pode-se inferir a ocorrência de lesão hepática.
II- Uma dosagem de Gama GT elevada pode indicar lesão hepática, mas também pode ser útil para a avaliação de lesões em ductos biliares.
III- Uma suspeita clínica de pancreatite pode ser levantada ao observar-se depleção de amilase e lipase no plasma de um paciente.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
Um paciente hipotético de 41 anos, IMC: 24,1 (VR: 18 a 25), sexo masculino, realizou coleta de sangue (em jejum de 12 horas) para determinação do perfil lipídico. O analista clínico executou a análise por colorimetria enzimática para dosagem do Colesterol Total, HDL e Triglicérides e utilizou a equação de Friedewald, [LDL] = (CT - HDL) - (TG/5), para determinação das lipoproteínas de densidade baixa e densidade muito baixa. Os resultados obtidos das dosagens laboratoriais foram: Colesterol Total: 186 mg/dL, Triglicerídeos 220 mg/dL, HDL: 60 mg/dL. As frações LDL e VLDL foram calculadas através da equação de Friedewald.
Valores de referência:
Col Total: < 200 mg/dL, Trig < 150 mg/dL, HDL: > 45 mg/dL, LDL: < 130 mg/dL e VLDL: < 30 mg/dL.
Fonte: ALVARENGA, Felipe Queiroz. Tópicos em bioquímica: Lipídeos e lipoproteínas (frações do colesterol). Dados hipotéticos elaborados pelo autor. SJDR – MG, 6 out. 24.
Com base nos dados descritos no enunciado, pode-se inferir que
Para iniciar a rotina laboratorial no equipamento de bioquímica, o analista clínico precisa preparar um reagente hipotético. Esse reagente é manipulado utilizando 4 partes de uma solução X para 1 parte de solução Y. O volume mínimo necessário da solução para o equipamento iniciar a sua rotina é de 0,6 L, não podendo ultrapassar 1 L.
Fonte: ALVARENGA, Felipe Queiroz. Preparo de reativos e corantes. SJDR-MG, 2024. Imagens disponíveis em: http://gg.gg/1catxs e http://gg.gg/1catxf. Acesso em: 1 out. 2024.
Considerando que o equipamento emitiu alerta de “volume inexistente” do reagente hipotético, para iniciar uma nova rotina de exames, o analista clínico deve preparar o reagente da seguinte forma:
Fonte: ALVARENGA, Felipe Queiroz. Exame físico-químico e sedimentoscopia qualitativa e quantitativa da urina.: SJDR-MG, 2024. Imagens disponíveis em: https://labjuliovargas.com.br/wp-content/uploads/2024/08/urinalise.jpg. Acesso em: 06 out. 2024; https://drabrunarodrigues.com.br/litiase-renal-pedras-nos-rins/. Acesso em: 6 out. 2024.
Após a análise dos parâmetros urinários supracitados, julgue as assertivas I e II a seguir.
I. O paciente apresenta um conjunto de alterações laboratoriais que sugerem quadro clínico compatível com infecção bacteriana e sangramento renal evidenciados pelo tipo de dismorfismo eritrocitário e aspecto do sedimento urinário.
PORQUE
II. O paciente apresenta uma importante hematúria provocada, hipoteticamente, pela presença de cálculo renal, evidenciada pelas alterações no sedimento (hematúria maciça e cristalúria), associada aos sintomas relatados pelo paciente.
A respeito dessas assertivas, assinale a alternativa CORRETA.
Fonte: ALVARENGA, Felipe Queiroz. Exames imunológicos: considerações do autor sobre importância dos testes rápidos imunocromatográficos. São João Del Rei – MG. Out. 2024.
Sobre o assunto, observe, na tabela a seguir, as imagens dos resultados para detecção qualitativa e rápida de anticorpos específicos IgG e IgM contra os 4 tipos de vírus da dengue em amostras de sangue humano.
Fonte: LABTEST DIAGNÓSTICA S.A. Lab Rapid Dengue IgG/IgM: instruções de uso. Lagoa Santa – MG. jan. 2021. Disponível em: https://labtest.com.br/wp-content/uploads/2021/11/INS-USO-727-00-INS-USO-727-Lab-Rapid-Dengue-IgG_IgM-Ref.-727.pdf. Acesso em: 6 out. 2024. Adaptado por ALVARENGA, Felipe Queiroz.
A partir da observação dos resultados dos testes imunocromatográficos supracitados, julgue as afirmativas a seguir.
I- Anticorpos IgM foram identificados nos testes 3 e 4.
II- Anticorpos IgG foram identificados nos testes 3 e 4.
III- Anticorpos IgG e IgM estão ausentes no teste 1.
IV- Anticorpos IgG estão ausentes nos testes 1 e 2.
V- Anticorpos IgM estão presentes nos testes 2, 3 e 4.
Diante do exposto, considerando os testes validados pelo controle, estão CORRETAS as afirmativas
Após a interpretação dos dados do hemograma e a leitura do esfregaço sanguíneo, o analista clínico liberou as seguintes observações no laudo:
I- Hemácias normocrômicas apresentando discreta anisocitose macrocítica.
II- Poiquilocitose com presença de ovalócitos e raros dacriócitos.
III- Discreta leucopenia, presença de hipersegmentação neutrofílica.
IV- Acentuada trombocitopenia, com presença de macroplaquetas.
V- Hemácias apresentando discreta hipocromia com anisocitose microcítica.
Considerando os achados laboratoriais e a suspeita clínica caracterizada pela deficiência de vitamina B12 e ácido fólico, as observações que corroboram com o quadro clínico hipotético são apenas aquelas corretamente descritas em:
A ironia a que essa passagem se refere é o fato de a internet
O termo “dopamina” está associado ao/à
I- As pessoas que não conviveram com o smartphone na infância, hoje, não se acostumam a conviver com ele.
II- As facilidades trazidas pela internet são inegáveis, todavia ela não consegue substituir a interação face a face.
III- A internet trouxe mais malefícios que benefícios à sociedade, por esse motivo ela deve ser, a todo custo, evitada.
IV- A internet trouxe muitos benefícios à vida das pessoas, mas prejudicou sobremaneira as relações interpessoais.
V- As pessoas estão buscando se reconectarem com o mundo real, para dirimirem a superficialidade do mundo virtual.
Estão CORRETAS as afirmativas
I- Conotação.
II- Denotação.
III- Coloquialidade.
IV- Estrangeirismo.
V- Subjetividade.
Estão CORRETOS os itens
Analise as afirmativas a seguir, tendo em vista a estrutura morfológica e sintática dessa passagem.
I- A vírgula depois de “externas” foi usada, de acordo com a norma, para separar a expressão adverbial “Na busca por experiências externas”, que se encontra deslocada.
II- O uso do sinal indicativo de crase em “à nossa vida”, de acordo com a norma, é facultativo, tendo em vista a presença do pronome possessivo feminino “nossa”.
III- Os pronomes “aquela” e “que” são anafóricos uma vez que constroem coesão, pois retomam o termo “a convivência íntima”.
IV- O uso da próclise em “aquela que nos permite” de acordo com a norma, é obrigatório, pois a palavra “que” é atrativa.
V- Os termos “que” e “e” foram usados como conjunções subordinativas, uma vez que ligam orações e constroem a coesão.
Estão CORRETAS as afirmativas
Leia, com atenção, o texto e, a seguir, responda à questão.
Texto
I- Os sonhos são mais encantadores que a realidade.
II- Os sonhos são necessários, pois criam a realidade.
III- A realidade é melhor, tendo em vista a sua concretude.
IV- A possibilidade de se viver um amor de romance é nula.
V- Os sonhos fazem bem, por isso é importante cultivá-los.
Estão CORRETAS as afirmativas
Leia, com atenção, o texto e, a seguir, responda à questão.
Texto
I- Os termos “talvez” “quase” e “pelo menos” funcionam como operadores argumentativos.
II- A expressão “muito melhor” foi usada para reforçar uma ideia expressa anteriormente.
III- Os tempos presente e futuro do presente do modo indicativo foram usados na construção do texto.
IV- A locução conjuntiva “se” poderia substituir a conjunção “já que”, sem alteração de sentido.
V- O verbo “contentar-se” é pronominal, o pronome “se”, portanto, é parte integrante do verbo.
Estão CORRETAS as afirmativas
Leia, com atenção, o texto e, a seguir, responda à questão.
Texto
I- Tendo em vista a fala da personagem Anésia no terceiro quadro, percebe-se que, no quarto quadro, sua fala “É, eu sei.” é irônica.
II- Anésia sensibiliza-se com a frustração sentida pela personagem Dolores por não ter conseguido realizar o sonho de ser professora.
III- Anésia considera que falta a Dolores um nível de conhecimento que a permitisse realizar seu sonho de ser professora.
IV- Com sua fala no último quadro, Anésia quer dizer que já esperava que Dolores, pelo seu nível intelectual, não entendesse a sua fala do terceiro quadro.
V- Tendo em vista o que Anésia quis dizer com sua fala no terceiro quadro, deduz-se que o termo “exasperação” é um sentimento negativo.
Estão CORRETAS as afirmativas
Leia, com atenção, o texto e, a seguir, responda à questão.
Texto