Questões de Concurso Público Prefeitura de Brasília de Minas - MG 2024 para Farmacêutico/Bioquímico
Foram encontradas 4 questões
Fonte: ALVARENGA, Felipe Queiroz. Estudo do coagulograma. Adaptado de ARANHAS, ESCORPIÕES E. Acidentes por animais peçonhentos. Medicina, Ribeirão Preto, v. 36, p. 490-497, 2003. Disponível em: https://www.saudedireta.com.br/docsupload/134049908841acidentes_animais_peconhentos_escorpioes_aranhas.pdf. Acesso em: 06 out. 2024.
Diante do exposto, considere as afirmativas a seguir sobre os possíveis padrões de resposta e alterações laboratoriais compatíveis com o quadro clínico de escorpionismo.
I- A picada do escorpião aumenta o tempo de tromboplastina parcial ativada, tornando o sangue menos coagulável.
II- A picada do escorpião pode aumentar os níveis séricos de creatinofosfoquinase, devido à lesão tecidual provocada pelo veneno.
III- A picada do escorpião promove o prolongamento do tempo de protrombina, diminuindo a resposta da coagulação.
IV- A picada do escorpião pode promover a coagulação sanguínea rapidamente, devido ao efeito coagulante do veneno.
V- A picada do escorpião promove o aumento dos níveis intracelulares da enzima creatinofosfoquinase, devido à lesão tecidual.
Estão CORRETAS as afirmativas
Fonte: ALVARENGA, Felipe Queiroz. Considerações sobre coleta e processamento de amostra. Farmacêutico Bioquímico. São João Del Rei – MG. Out. 2024.
Diante do tema proposto no enunciado, deve-se obter quais amostras biológicas, em quais tipos de tubos de coleta, para a realização dos exames de coagulograma e hemoglobina glicada (HBA1c), respectivamente?
Texto I
As transaminases hepáticas (TGO e TGP) são úteis para a avaliação de estados patológicos no fígado. O objetivo da dosagem é determinar a proporção da lesão aos hepatócitos e guiar o diagnóstico. Associado a outros exames, como bilirrubinas, GGT (Gama Glutamil Transferase), amilase e lipase, pode-se ampliar a investigação de anormalidades nas vias biliares e pancreáticas de um paciente com suspeita de lesões nesses órgãos.
Texto II
Os sinais e sintomas mais comuns que levam os médicos a solicitarem os exames para a avalição do perfil hepático e pancreático são: náusea, vômito, dor abdominal, abdômen globoso, icterícia, diarreia, colúria e acolia. A anamnese bem executada, associada a resultados laboratoriais, pode levar a condutas mais assertivas para [...] o manejo clínico e tratamento do paciente.
Fonte: ALVARENGA, Felipe Queiroz. Provas especiais de exploração da função hepática, biliar e pancreática: caso clínico elaborado pelo autor. São João Del Rei – MG, Out. 24.
Diante do exposto nos textos I e II, julgue as afirmativas a seguir.
I- Para um paciente que apresenta importante elevação da bilirrubina direta e das transaminases, pode-se inferir a ocorrência de lesão hepática.
II- Uma dosagem de Gama GT elevada pode indicar lesão hepática, mas também pode ser útil para a avaliação de lesões em ductos biliares.
III- Uma suspeita clínica de pancreatite pode ser levantada ao observar-se depleção de amilase e lipase no plasma de um paciente.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
Um paciente hipotético de 41 anos, IMC: 24,1 (VR: 18 a 25), sexo masculino, realizou coleta de sangue (em jejum de 12 horas) para determinação do perfil lipídico. O analista clínico executou a análise por colorimetria enzimática para dosagem do Colesterol Total, HDL e Triglicérides e utilizou a equação de Friedewald, [LDL] = (CT - HDL) - (TG/5), para determinação das lipoproteínas de densidade baixa e densidade muito baixa. Os resultados obtidos das dosagens laboratoriais foram: Colesterol Total: 186 mg/dL, Triglicerídeos 220 mg/dL, HDL: 60 mg/dL. As frações LDL e VLDL foram calculadas através da equação de Friedewald.
Valores de referência:
Col Total: < 200 mg/dL, Trig < 150 mg/dL, HDL: > 45 mg/dL, LDL: < 130 mg/dL e VLDL: < 30 mg/dL.
Fonte: ALVARENGA, Felipe Queiroz. Tópicos em bioquímica: Lipídeos e lipoproteínas (frações do colesterol). Dados hipotéticos elaborados pelo autor. SJDR – MG, 6 out. 24.
Com base nos dados descritos no enunciado, pode-se inferir que