Questões de Concurso Público Prefeitura de Brasília de Minas - MG 2024 para Médico Cirurgião

Filtrar por:
Os seus filtros aparecerão aqui.

Foram encontradas 10 questões

Q3097361 Medicina
Paciente, sexo masculino, 35 anos, vítima de acidente automobilístico motoanteparo, é admitido no Pronto-Socorro estável hemodinamicamente. Foi submetido à tomografia de abdome com contraste devido à dor abdominal intensa e equimose em flanco direito. A tomografia evidenciou lesão em lobo hepático com hematoma intraparenquimatoso de 7 cm de diâmetro. Na reavaliação, o paciente apresenta saturação de 92% em cateter nasal a 2 L/min, FR 30 irpm, murmúrios vesiculares fisiológicos, bulhas rítmicas e normofonéticas, FC: 135 bpm, PA: 80x50 mmHg, sem sinais de irritação peritoneal, pelve estável, toque retal sem alterações, pupilas isocóricas e fotorreagentes, Glasgow 13 e presença de equimose em flanco direito. Realizou-se reposição volêmica e transfusão sanguínea, sem resposta. Assinale a alternativa que apresenta a melhor conduta nesse caso.
Alternativas
Q3097362 Medicina
As necessidades calóricas variam conforme a idade, o estado nutricional, as comorbidades e o procedimento cirúrgico a ser realizado. Assinale a alternativa CORRETA, acerca do manejo nutricional do paciente cirúrgico.
Alternativas
Q3097363 Medicina
Paciente de 38 anos, em pós-operatório de cardiorrafia por lesão de arma branca, comparece em retorno. Relata que apresentou um episódio de febre termometrada em 38 °C e negou desconforto respiratório. A radiografia de tórax evidenciou velamento de seio costofrênico à esquerda. Decidiu-se pela realização de toracocentese, em que houve saída de 200 mL de líquido seroso, glicose: 72, LDH: 90 e pH: 7,31. Após a toracocentese, o paciente encontrou-se eupneico em ar ambiente, FR: 18 irpm e SatO2: 95%. Assinale a alternativa que indica a melhor conduta nesse caso.
Alternativas
Q3097364 Medicina
Paciente, SLE, sexo feminino, 42 anos, foi admitida com quadro de dor abdominal intensa em andar superior do abdome, em faixa, com irradiação para o dorso, associada à hiporexia, náuseas e vários episódios de vômitos. Nega evacuação e eliminação de flatos nas últimas 18 horas. Ao exame, FC de 116 bpm, pressão arterial de 140x80 mmHg, distensão abdominal, com dor difusa à palpação, principalmente em epigástrio e hipocôndrios. Exames laboratoriais: hematócrito = 48%, leucograma = 17.870 mm³, bastões = 9%, glicose = 201 mg/dL, ureia = 68 mg/dL e amilase = 3.562 UI/dL. Algumas horas depois, mesmo após a administração de analgésicos e de antieméticos venosos, a paciente persiste com dor intensa e vômitos (mais de dez episódios nas últimas 6 horas). Nesse caso, pode-se afirmar que:
Alternativas
Q3097365 Medicina
Paciente sexo masculino, 63 anos, apresenta quadro de icterícia, colúria, acolia fecal e prurido cutâneo, com evolução há aproximadamente dois meses. Ao exame físico, apresenta-se emagrecido, hipocorado, ictérico (+++/4+) e com massa ovalada em hipocôndrio direito, de consistência cística, não dolorosa e móvel com a inspiração profunda. Refere etilismo há 40 anos. Exames laboratoriais demonstram anemia, hiperbilirrubinemia (às custas da bilirrubina direta), aumento discreto da dosagem de alanina transaminase e da aspartato transaminase e aumento significativo da dosagem da fosfatase alcalina e da gamaglutamil transpeptidase. Ultrassom de abdome revela vesícula biliar muito distendida, com litíase, colédoco e ducto hepático comum com diâmetro de 30 mm e dilatação das vias biliares intra-hepáticas. Nesse caso, a principal hipótese diagnóstica é: 
Alternativas
Q3097366 Medicina
Lactente de 60 dias de vida, sexo masculino, nascido a termo de parto vaginal sem intercorrências, é levado ao pediatra pela mãe por baixo ganho de peso. Durante a consulta, a mãe relata que a primeira eliminação de mecônio ocorreu com 48 horas de vida, a criança tem cólicas frequentes e fica muitos dias sem evacuar se não for feito estímulo. Ao exame físico, observa-se distensão abdominal, ânus pérvio, ampola retal vazia e saída de fezes explosivas após o toque. Considerando a principal hipótese diagnóstica nesse caso, é possível encontrar 
Alternativas
Q3097367 Medicina
Paciente do sexo masculino, 28 anos, etilista, apresentou dor abdominal súbita em epigástrio há 4 horas. Ao exame, apresenta abdome tenso à palpação superficial e profunda, contratura involuntária e descompressão dolorosa difusas. Apresenta Sinal de Jobert. Nesse caso, a conduta mais adequada consiste em realizar
Alternativas
Q3097368 Medicina
Paciente, sexo masculino, 56 anos, foi submetido à hernioplastia por meio da colocação de tela, através do acesso anterior há 3 anos. No entanto, evoluiu com recidiva de hérnia inguinal. A melhor técnica para a segunda correção é
Alternativas
Q3097369 Medicina
Paciente de 45 anos, sexo feminino, apresentou quadro de pancreatite aguda de etiologia litiásica há 2 meses. Há 1 mês, a paciente queixa-se de desconforto abdominal progressivo, saciedade precoce e perda ponderal de 3 kg. Foi solicitada tomografia de abdome que evidenciou tumoração cística com 12 cm x 9 cm, parede bem definida com discreto realce na fase contrastada, conteúdo homogêneo e íntimo contato com a cauda pancreática e alças intestinais. Assinale a alternativa que melhor indica a hipótese diagnóstica mais provável e a sua conduta.
Alternativas
Q3097370 Medicina
Paciente de 55 anos foi submetido à gastrectomia com grande perda sanguínea no ato cirúrgico. São esperadas alterações endócrinas, metabólicas e imunológicas ao trauma nesse caso, entre elas:
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: C
4: B
5: D
6: E
7: C
8: A
9: B
10: D