Questões de Concurso Público Prefeitura de Brasília de Minas - MG 2024 para Médico Gastroenterologista

Foram encontradas 10 questões

Q3094027 Medicina
Analise as afirmativas a seguir sobre a úlcera péptica.

I-  A maioria das úlceras é secundária à infecção pelo Helicobacter pylori.
II-  A queixa frequente é a dor noturna, que acorda o paciente.
III- O tratamento da infecção por Helicobacter pylori deve ser realizado com um tipo de antibiótico e um inibidor de bomba de protons, por cerca de cinco dias.
IV- O principal mecanismo de toxicidade dos anti-inflamatórios não esteroides envolve o aumento da síntese de prostaglandinas.

Está CORRETO o que se afirma apenas em
Alternativas
Q3094028 Medicina
Senhor de 60 anos, etilista de longa data, com ingestão de cerca de 100 mL de etanol por dia, relata que há cinco anos apresenta episódios de dor epigástrica pós-prandial, acompanhada por vômitos. Refere, ainda, que há um ano e meio notou melhora do quadro de dor, mas passou a apresentar diarreia crônica e perda de peso, o que o fez procurar assistência médica. Ao exame físico, nota-se paciente emagrecido, descorado, anictérico, com pele seca e descamativa e abdome sem alterações à palpação. O teste de gordura fecal realizado deu positivo. Qual exame deve ser solicitado a esse paciente, para a confirmação diagnóstica etiológica?
Alternativas
Q3094029 Medicina
Qual dos métodos diagnósticos avançados é utilizado para avaliar a gravidade da fibrose hepática em pacientes com cirrose hepática? Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3094030 Medicina
Homem, 30 anos, há cinco meses apresenta diarreia, febre e cólicas abdominais, sendo submetido à exame de colonoscopia. A descrição do laudo da colonoscopia revela presença de ulcerações arredondadas na região ileocecal, que se interconectam longitudinal e transversalmente com áreas normais, dando aspecto de paralelepípedos. O caso clínico apresentado é altamente sugestivo de
Alternativas
Q3094031 Medicina
Homem de 56 anos, portador de cirrose hepática de etiologia alcoólica, é levado ao pronto atendimento por sua esposa, com quadro de dor abdominal, confusão mental e oligúria há 44 horas. Durante o exame físico, nota-se a presença de asterixis e ascite volumosa, com dor acentuada à palpação profunda. Foi realizada paracentese diagnóstica e o exame do líquido demonstra a presença de 658 células, com 81% de neutrófilos. A creatinia sérica = 1,7 mEq/L. Nesse caso, qual conduta deve ser instituída de imediato?
Alternativas
Q3094032 Medicina
Entre os agentes químicos a seguir, qual deles é capaz de produzir toxicidade no fígado, expressa por alterações morfológicas e funcionais?
Alternativas
Q3094033 Medicina
É CORRETO afirmar que o esôfago de Barret
Alternativas
Q3094034 Medicina
Uma adolescente de 15 anos foi diagnosticada com hepatite viral, confirmada sorologicamente, há 1 ano e 6 meses. Apresentou boa evolução na fase aguda da doença. Os últimos exames sorológicos mostraram Anti-HBC IgG positivo, HBsAg negativo, Anti-HBs positivo e Anti- -HBc positivo.
Nesse caso, a próxima conduta deve ser:
Alternativas
Q3094035 Medicina
Paciente do sexo masculino, 57 anos, comparece ao consultório médico com queixa de dor epigástrica recorrente e irradiação para a região lombar superior esquerda, que alivia parcialmente com antiespasmódico. Relata perda do apetite, episódios frequentes de náuseas e emagrecimento de 15 kg em um ano. Nos últimos 5 meses, refere flatulência intensa e evacuação com fezes volumosas, mal cheirosas e flutuantes na água. Também relata etilismo há 38 anos e diabetes mellitus diagnosticado há 5 meses. Exame físico: regular estado geral, emagrecido, anictérico, afebril, eupneico em ar ambiente. Abdome plano, doloroso à palpação profunda, com massa palpável em epigástrio, fixa, de bordas mal definidas, com aproximadamente 12 cm de diâmetro.

Assinale a alternativa que apresenta a hipótese diagnóstica mais provável para esse caso.
Alternativas
Q3094036 Medicina
Um paciente, de 65 anos realizou uma endoscopia digestiva alta (EDA), devido a uma investigação de anemia. O paciente não apresentava sinais que indicavam perda de peso, hematoquezia ou melena, mas a EDA revelou gastrite do antro erosiva leve e um pólipo gástrico de 1,6 cm. Realizou biópsia, sem a excisão completa do pólipo gástrico. O resultado da biópsia mostrou gastrite sem evidências de Helicobacter pylori e um adenoma tubular com baixo grau de displasia.
Qual a melhor conduta nesse caso?
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: B
4: C
5: E
6: C
7: D
8: B
9: A
10: D