Questões de Concurso Público Prefeitura de Brasília de Minas - MG 2024 para Médico Psiquiatra
Foram encontradas 10 questões
Caso clínico: Seu Edvaldo, 52 anos, vem à Unidade Básica de Saúde (UBS) queixando-se de estar com as “pernas pesadas” e rigidez muscular generalizada, que dificultam seus movimentos. Ao exame, apresenta tremores finos das mãos e “braço em roda denteada”. Ele relata fazer uso de haloperidol injetável de depósito, de 21 em 21 dias, há 20 anos.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente os sinais e os sintomas apresentados no paciente.
De acordo com o caso clínico descrito, pode-se afirmar que o paciente apresenta
Caso clínico: Francisco, 40 anos, é um pai de família exemplar, trabalhador, amado pela esposa e filhas. Sempre foi um homem correto e ético. Há aproximadamente 1 ano, após dificuldades financeiras e doença grave da filha mais nova, começou a apresentar rituais compulsivos. Começou lavando as mãos excessivamente e conferindo exageradamente as trancas da porta de casa. Hoje praticamente não consegue sair de casa, afastou-se do serviço e fica trancafiado em seu quarto, envolvido em estranhos rituais religiosos durante a maior parte do dia. A esposa, extremamente preocupada, relata que o marido apresenta rebaixamento do humor e, às vezes, fala em suicídio.
Com relação à conduta frente ao quadro descrito, assinale a alternativa CORRETA.
Caso clínico: Dona Guilhermina Etelvina, 52 anos, procura atendimento psiquiátrico porque passou a sentir-se “oprimida” na Comunidade Eclesiástica a qual frequenta. Durante as missas, tinha a sensação de que o sacerdote estava lhe enviando mensagens subliminares, através de sua pregação, e nos grupos de oração achava que as colegas a olhavam em sinal de desprezo, julgando-a uma pecadora. Em casa, sentiu-se extasiada ao acreditar que o Padre Fábio de Melo lhe dirigia a palavra, através da televisão.
Assinale a alternativa que apresenta a alteração psicopatológica que melhor caracteriza o quadro descrito.
Caso clínico: Larissa, 30 anos, recebe diagnóstico depressivo pelo médico generalista e inicia uso de fluoxetina, 20mg/dia. Ao quinto dia de uso, apresenta quadro de logorreia, humor elevado, atitude expansiva e passa a noite acordada desenhando projetos no computador. Pela manhã, sem esboçar nenhum sinal de exaustão, pede ao marido que a leve na prefeitura, pois precisa de expor suas ideias ao prefeito, para resolver os problemas da cidade. Ao ser contrariada, demonstra-se hostil e agressiva. Começa a desconfiar de um complô dos familiares, pois eles não compreendem as suas ideias geniais, por terem inveja dela.
Está CORRETO afirmar que se trata de um(a)
Caso clínico: Penélope é uma jovem de 24 anos que procura o psiquiatra queixando-se de instabilidade emocional e afetiva, desde os 10 anos de idade. Tem dificuldade de estabelecer relacionamentos sólidos e envolve-se em brigas com seus familiares constantemente. “Na mesma hora em que amo alguém, sou capaz de odiá-lo em poucos segundos, com a mesma intensidade.” Possui várias tatuagens e piercings e afirma que se arrepende de ter feito a maioria deles. “Sou muito impulsiva, se tenho uma vontade, nada me segura.” Devido à sua impulsividade e atitude sedutora, já tem 2 filhos de pais diferentes, com os quais não conseguiu se relacionar por mais de 2 meses. Refere sensação de vazio crônico e, muitas vezes, sente culpa e raiva tão grandes de si mesma que só alivia quando se corta.
Nesse caso, a hipótese diagnóstica mais provável é:
Caso clínico: Marco Antônio é estudante de Medicina do quarto ano e, desde os primeiros períodos da faculdade, está sempre presente em chopadas e churrascos, o que lhe conferiu grande popularidade e sucesso entre as mulheres. No início dos eventos, fica mais desenvolto, comunicativo e engraçado. Nos últimos anos, os colegas vêm notando que, ao final das festas, ele tem ficado de “farol baixo” (obnubilado), vomita no banheiro e dorme no sofá. Há um mês, nota-se, diariamente, tremores finos das mãos, taquicardia, sudorese e irritabilidade, que o estudante soluciona indo ao banheiro no primeiro horário e recorrendo a um cantil de aguardente que apelidara carinhosamente de “cão engarrafado”. A pedido de sua namorada, resolve interromper o consumo de qualquer dose de etílicos, a despeito dos sintomas desconfortáveis. Ao quarto dia, Marco Antônio subitamente vai ao chão, no meio da aula de urgência, convulsionando, com febre alta, taquicardia intensa, tremores grosseiros e sudorese profusa. No estado pós-ictal, apresenta confusão mental, flutuação do nível de consciência e fica apavorado dizendo que aranhas saem das narinas dos manequins de prática.
Assinale a alternativa que apresenta o que melhor caracteriza o quadro descrito.
Caso clínico: Berenice, 35 anos, casada, procura atendimento médico, pois há mais de 10 meses sente desânimo, ausência de satisfação nas atividades de que antes gostava, dificuldade para trabalhar e para iniciar o sono, pensamentos negativos predominantes, frequente tristeza e diminuição do apetite. Sugere que os sintomas se iniciaram quando foi rebaixada de cargo e salário. Nega uso de qualquer medicação.
Assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico mais provável.