Questões de Concurso Público Prefeitura de Brasília de Minas - MG 2024 para Médico Veterinário
Foram encontradas 10 questões
Leia o trecho do texto “Vigilância e prevenção à Febre Maculosa devem ser contínuas” a seguir. “Febre, dor de cabeça intensa, náuseas e vômitos, diarreia, dor abdominal e muscular constante são os sintomas mais comuns associados à febre maculosa. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), somente de janeiro a 28 de agosto deste ano foram confirmados 25 casos de febre maculosa no estado, dos quais dois evoluíram para morte. Nos últimos três anos, foram confirmados 155 casos da doença no estado”.
Trecho da publicação da Secretaria de Estado de Saúde publicada em 11 de junho de 2019. Disponível em: https://www.saude.mg.gov.br/component/gmg/story/20321-febre-maculosa. Acesso em: 26 set. 2024.
Algumas zoonoses são monitoradas por programas nacionais de vigilância e controle do Ministério da Saúde. A febre maculosa brasileira é uma delas. Marque a alternativa que corresponde às zoonoses que são monitoradas por programas nacionais de vigilância e controle do Ministério da Saúde, de acordo com o “Manual de vigilância, prevenção e controle de zoonoses”.
“De acordo com a referência técnica do Laboratório de Riquetsioses e Hantavirose da Fundação Ezequiel Dias (Funed), Ana Íris Duré, como os sintomas da febre maculosa podem ser confundidos com outras enfermidades, a informação é a principal ferramenta para evitar casos graves. “Sabe-se que 40% das pessoas picadas pelo vetor se esquecem de relatar esse fato no primeiro contato na unidade de saúde. Esse vínculo é relevante, já que, com base nesse dado, é recolhida a primeira amostra de sangue que será encaminhada para o exame laboratorial”, explica.”
Trecho da publicação da Secretaria de Estado de Saúde publicada em 11 de junho de 2019.
Disponível em: https://www.saude.mg.gov.br/component/gmg/story/20321-febre-maculosa. Acesso em: 26 set. 2024. Adaptado.
Marque a alternativa que apresenta o vetor da febre maculosa.
Analise as afirmativas a seguir sobre epidemiologia veterinária e desinfecção em programas sanitários e controle de focos.
I- Entre as ações estabelecidas nos planos de contingência em saúde animal, algumas são frequentes, independente do patógeno em questão, como a desinfecção e vazio sanitário.
II- A desinfecção consiste na destruição de agentes infecciosos do meio ambiente através da aplicação direta de produtos químicos ou por meios físicos e deve ser realizada sempre que um agente infeccioso for identificado na propriedade.
III- Antes de iniciar o processo de desinfecção, deve-se realizar a limpeza do ambiente, de forma a remover, ao máximo, a matéria orgânica e potencializar a ação dos desinfetantes.
IV- Para doenças de notificação obrigatória, a forma correta de realizar a desinfecção, bem como os produtos a serem utilizados, são determinados pelos planos de controle de doenças específicos.
V- A desinfecção de instalações, equipamentos e objetos foi uma das medidas de controle da peste suína clássica adotada em propriedades afetadas no Brasil.
Estão CORRETAS as afirmativas
Analise a tabela, extraída da Circular Técnica: “Epidemiologia veterinária aplicada ao desenvolvimento de programas sanitários e controle de focos”, e as afirmativas a seguir para responder a esta questão.
I- Antes que as estratégias de controle de uma doença sejam estabelecidas, é necessário conhecer a prevalência da doença em questão, bem como os fatores de risco a ela associados. A comparação das prevalências entre períodos é necessária para avaliar a eficiência das ações dos programas de controle.
II- Em um mesmo país, pode-se observar estados com evolução distinta em relação ao controle de uma doença, que pode ter tido a prevalência diminuída, aumentada ou mantida em determinada população.
III- O estado de São Paulo apresentou uma manutenção da prevalência da brucelose, indicando que as medidas de controle estabelecidas para esse estado no PNCEBT não foram adequadamente adotadas.
IV- O estado de Rondônia apresentou uma redução da prevalência após a adoção das medidas de controle definidas no PNCEBT, reflexo de uma disseminação intensa das medidas de controle da doença entre os produtores e de uma fiscalização efetiva por parte do serviço veterinário oficial do estado.
V- Diferentemente do estado de SP, SC já possuía uma baixa prevalência para a doença desde o início do programa, reflexo de uma ação efetiva do serviço veterinário oficial do estado em relação ao controle da doença.
Estão CORRETAS as afirmativas
Analise as afirmativas a seguir sobre epidemiologia veterinária em programas sanitários e controle de focos.
I- Além de garantir o status sanitário de um rebanho, região ou país, a implantação e implementação de programas sanitários garantem a qualidade dos produtos de origem animal, favorecendo a exportação dos mesmos e dando suporte à economia.
II- Todos os programas sanitários estabelecidos no Brasil, bem como os planos de contingência, estão em conformidade com as determinações da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
III- De acordo com a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), o foco é toda propriedade que contenha pelo menos um animal positivo em seu rebanho.
IV- Planos de contingência são ferramentas que ajudam a revelar os objetivos, orientar os procedimentos e as decisões emergenciais a serem tomadas no caso de ocorrência inesperada de um foco.
V- O estabelecimento das áreas de emergência veterinária depende das características geográficas e agroprodutivas da área envolvida, bem como das características de dispersão da doença, que depende da natureza do patógeno.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
De acordo com o Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal, Decreto n.º 10.468, de 18 de agosto de 2020, analise as afirmativas a seguir sobre os aspectos gerais da inspeção post mortem e inspeção post mortem de bovídeos e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) A inspeção post mortem consiste no exame da carcaça, das partes da carcaça, das cavidades, dos órgãos, dos tecidos e dos linfonodos, realizado por visualização, palpação, olfação e incisão, quando necessário, e demais procedimentos definidos em normas complementares específicas para cada espécie animal.
( ) As carcaças com infecção intensa por Cysticercus bovis (cisticercose bovina) devem ser condenadas; devem possuir pelo menos quatro cistos viáveis ou calcificados.
( ) Toda carcaça, partes das carcaças e dos órgãos examinados nas linhas de inspeção que apresentem lesões ou anormalidades, que possam ter implicações para a carcaça e para os demais órgãos, devem ser desviados para o Departamento de Inspeção Final, para que sejam examinados, julgados e tenham a devida destinação.
( ) As carcaças e os órgãos de animais com hemoglobinúria bacilar dos bovinos, varíola, septicemia hemorrágica e febre catarral maligna devem ser condenados.
( ) As carcaças, as partes das carcaças e os órgãos condenados devem ficar retidos pelo SIF e serem removidos do Departamento de Inspeção Final por meio de tubulações específicas, carrinhos especiais ou outros recipientes apropriados e identificados para este fim.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
De acordo com o Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal, Decreto n.º 10.468, de 18 de agosto de 2020, analise as afirmativas a seguir sobre os aspectos gerais da inspeção post mortem, e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) A inspeção post mortem consiste no exame da carcaça, das partes da carcaça, das cavidades, dos órgãos, dos tecidos e dos linfonodos, realizado por visualização, palpação, olfação e incisão, quando necessário, e demais procedimentos definidos em normas complementares específicas para cada espécie animal.
( ) Nos procedimentos de inspeção post mortem, o Auditor Fiscal Federal Agropecuário, com formação em Medicina Veterinária, pode ser assistido por Agentes de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal e auxiliares de inspeção devidamente capacitados.
( ) Toda carcaça, partes das carcaças e dos órgãos examinados nas linhas de inspeção que apresentem lesões ou anormalidades, que possam ter implicações para a carcaça e para os demais órgãos, devem ser desviados para o Departamento de Inspeção Final, para que sejam examinados, julgados e tenham a devida destinação.
( ) As carcaças de animais acometidos de afecções extensas do tecido pulmonar, em processo agudo ou crônico, purulento, necrótico, gangrenoso, fibrinoso, associado ou não a outras complicações e com repercussão no estado geral da carcaça devem ser condenadas.
( ) As carcaças, as partes das carcaças e os órgãos que apresentem área extensa de contaminação por conteúdo gastrintestinal, urina, leite, bile, pus ou outra contaminação de qualquer natureza devem ser condenados quando não for possível a remoção completa da área contaminada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, levando em conta as afirmativas de cima para baixo.
Analise o parágrafo a seguir.
A ________________________é a utilização de processos capazes de produzir a eliminação física dos roedores infestantes. Esse objetivo pode ser atingido, especialmente quando a infestação for inicial ou de grau leve a moderado, por meio de processos mecânicos ou físicos como o emprego de ratoeiras, armadilhas e outros dispositivos de captura.
Assinale a alternativa que apresenta a palavra que preenche corretamente a lacuna.
Analise o parágrafo a seguir retirado do “Manual técnico: Controle da Raiva dos Herbívoros”.
Do herbívoro suspeito de raiva, deverão ser coletadas amostras do Sistema Nervoso Central (SNC). No caso de ruminantes, _____________, de acordo com o Manual de Procedimentos para o Diagnóstico das Doenças do Sistema Nervoso Central de Bovinos. Já no caso dos equídeos, devem ser coletados ______________ e ____________. Deverão ser coletadas e enviadas ao laboratório, para diagnóstico, amostras de todos os animais mortos com sinais clínicos compatíveis com encefalites.
Assinale a alternativa que apresenta os termos que preenchem corretamente as lacunas, na ordem do texto.
Leia o texto a seguir para responder a esta questão.
Botulismo faz duas vítimas fatais na Bahia
“A Bahia confirmou o sexto caso de botulismo em 2024, com duas mortes já registradas. Três pessoas seguem hospitalizadas e uma recebeu alta. Os pacientes são das cidades de Salvador, Campo Formoso, Senhor do Bonfim e Cícero Dantas. A principal suspeita é que a contaminação tenha ocorrido pela ingestão de mortadela de frango contaminada. Em 2023, dois casos já haviam sido registrados no estado, ambos em Feira de Santana. A coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis, da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, fez um alerta para a gravidade da doença, reforçando os cuidados que se deve ter com alimentos e atenção a sintomas como paralisia muscular repentina.
O botulismo, doença neuroparalítica rara e grave, pode ser fatal e requer notificação compulsória e imediata (em até 24 horas) para que ações de vigilância sejam realizadas em tempo de prevenir outros casos.”
Trecho da publicação do Portal Afya publicada em 27 de setembro de 2024.
Disponível em: https://portal.afya.com.br/saude/botulismo-faz-duas-vitimas-fatais-na-bahia. Acesso em: 27 set. 2024.
Marque a alternativa que apresenta as doenças veiculadas por produtos cárneos e de notificação obrigatória.