Questões de Concurso Público Prefeitura de Brasília de Minas - MG 2024 para Nutricionista

Foram encontradas 10 questões

Q3095031 Nutrição
A síndrome nefrótica (SN) é uma doença renal na qual há o aumento grave e prolongado da permeabilidade glomerular às proteínas plasmáticas. O suporte nutricional é uma das principais medidas para o adequado controle das complicações clínicas e laboratoriais do estado nefrótico. Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar que 
Alternativas
Q3095032 Nutrição

Analise o trecho a seguir e marque V para as atividades verdadeiras e F para as falsas.


Os Serviços de Alimentação e Nutrição devem implementar Procedimentos Operacionais Padronizados (POP) relacionados às atividades de


( ) Higiene pessoal e manipulação de alimentos.


( ) Armazenamento e separação de Alimentos na cadeia agroalimentar.


( ) Higienização de instalações, equipamentos e móveis.


( ) Desenvolvimento de agentes sanitizantes relacionados à resistência microbiana.


( ) Controle integrado de vetores e pragas urbanas.


( ) Higienização do reservatório.



Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as atividades de cima para baixo.

Alternativas
Q3095033 Nutrição
O Propósito da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) é promover e garantir a saúde e a segurança alimentar e nutricional da população brasileira. Assinale a afirmativa que melhor descreve o(s) meio(s) para atingir essa melhoria.
Alternativas
Q3095034 Nutrição
As Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) são empresas que desempenham atividades relacionadas à alimentação e nutrição. Sobre as UAN, é CORRETO afirmar que
Alternativas
Q3095035 Nutrição
A lecitina contida na gema do ovo é um fosfolipídio que atua como um emulsificante natural. Sua função principal é ajudar a estabilizar misturas de substâncias que normalmente não se combinam, como água e óleo. É muito utilizada na técnica dietética e especialmente útil em preparações culinárias como
Alternativas
Q3095036 Nutrição

A avaliação nutricional é um processo sistemático que visa determinar o estado nutricional de uma pessoa, grupo ou população. É utilizada para diagnosticar condições de desnutrição, sobrepeso, obesidade ou deficiências específicas de nutrientes. A partir da avaliação nutricional, desenvolvem-se planos de intervenção dietética e tratamentos adequados. Sobre esse assunto, analise as afirmativas a seguir e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).


( ) Na avaliação do estado nutricional, as determinações bioquímicas complementam as informações obtidas na história clínica, no exame físico e nas medidas antropométricas do paciente. A transferrina sérica é o indicador bioquímico mais comumente utilizado para avaliar a desnutrição aguda.


( ) O Índice de Massa Corporal (IMC) pré-gestacional é um indicador fundamental para classificar o estado nutricional da gestante e prever o ganho de peso adequado durante a gravidez. O ganho de peso recomendado para gestantes com IMC entre 18,5 e 24,9 varia de 11,5 a 16 kg durante toda a gestação.


( ) O IMC, apesar de ser um instrumento de fácil utilização na rotina dos serviços de saúde, em sua análise na classificação nutricional de idosos, apresenta limitações, especialmente pela incapacidade de diferenciar a massa magra e a massa gorda.


( ) O recordatório de 24 horas é um instrumento que permite a avaliação da dieta habitual de grupos populacionais e tem como vantagens a rapidez na aplicação e a eficiência na prática epidemiológica na identificação do consumo habitual de alimentos além do baixo custo.


( ) Os principais índices utilizados para a avaliação do estado nutricional infantil incluem peso/idade, peso/estatura, estatura/idade e Índice de Massa Corporal por idade. Para um diagnóstico nutricional preciso, os resultados obtidos a partir desses índices devem ser comparados com curvas de crescimento de referência.



Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.

Alternativas
Q3095037 Nutrição

Com relação às doenças relacionadas à alimentação, muitas são causadas por microrganismos patogênicos, os quais podem não apenas gerar graves problemas de saúde pública, mas também acarretar perdas econômicas significativas. As Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) e/ou Doenças Veiculadas por Alimentos (DVA) são classificadas em diversas categorias, como doenças infecciosas, toxinoses, toxinfecções, toxicoses, doenças alérgicas e doenças nutricionais. Sobre esse assunto, relacione a segunda coluna à primeira coluna.


1. Infecções


2. Toxinfecções


3. Intoxicações


4. Intoxicações não bacterianas


( ) Causadas pela ingestão de micro-organismos patogênicos, denominados invasivos, com capacidade de penetrar e invadir tecidos, originando quadro clínico característico como as doenças causadas por Salmonella spp., Shigella spp., Yersinia enterocolítica e Campylobacter jejuni.


( ) Causadas por microrganismos toxigênicos, cujo quadro clínico é provocado por toxinas liberadas quando esses se multiplicam, esporulam ou sofrem lise na luz intestinal. As infecções por Escherichia coli enterotoxigênica, Vibrio cholerae, Clostridium perfringens e Bacillus cereus (cepa diarreica) são exemplos clássicos.


( ) Provocadas pela ingestão de toxinas formadas em decorrência da intensa proliferação do micro-organismo patogênico no alimento. Os vômitos possivelmente estão associados a uma ação das toxinas sobre o sistema nervoso central. São causadas por Staphylococcus aureus, Bacillus cereus e Clostridium botulinum.


( ) Provocadas por agentes envolvidos com DTA, como metais pesados, agrotóxicos, fungos silvestres, plantas e animais tóxicos (exemplos: moluscos, camarões e peixes). A irritação superficial da mucosa intestinal também agrava as condições patológicas coexistentes.  



Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.  

Alternativas
Q3095038 Nutrição

Esta vitamina tem seu papel muito bem reconhecido na mineralização óssea e vem se destacando por sua complexa atividade no organismo, inclusive no controle de processos metabólicos. Sugere-se que o status adequado desta vitamina contribua na proteção contra distúrbios musculoesqueléticos, doenças infecciosas, cânceres, doenças autoimunes e cardiovasculares, diabetes mellitus e disfunções neurocognitivas, sendo observado que baixas concentrações séricas se relacionam ao risco aumentado para desenvolvimento e progressão dessas doenças.

A descrição acima diz respeito à 

Alternativas
Q3095039 Nutrição
A obesidade é uma doença crônica, progressiva, com causas multifatoriais associadas principalmente ao estilo de vida e a outras condições, como fatores genéticos, hereditários, psicológicos, culturais e étnicos. O tratamento é complexo, de longo prazo, e envolve mudança de estilo de vida, com ênfase no tratamento nutricional, prática de atividade física, intervenções psicológicas, tratamento medicamentoso ou cirúrgico. Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar que
Alternativas
Q3095040 Nutrição
A terapia nutricional é uma das partes mais desafiadoras do tratamento do Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2), com impacto decisivo na obtenção e na manutenção do controle glicêmico. Independente do tempo de diagnóstico da doença, a terapia nutricional deve fazer parte do tratamento do diabetes em todas as suas fases de tratamento. Sobre esse assunto, assinale a afirmativa CORRETA
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: C
4: B
5: A
6: D
7: A
8: C
9: B
10: E