Questões de Concurso Público Prefeitura de Japonvar - MG 2024 para Assistente Social
Foram encontradas 8 questões
Texto I (charges)
Texto II
“Podemos dizer que o racismo é uma forma sistemática de discriminação que tem a raça como fundamento, e que se manifesta por meio de práticas conscientes ou inconscientes que culminam em desvantagem ou privilégios para indivíduos, a depender do grupo racial ao qual pertençam.”
Fonte: ALMEIDA, Silvio Luiz de. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte: Letramento, 2018. p. 25.
O conteúdo dos textos I e II, se interpretados sob uma perspectiva antirracista, oferece elementos para enfatizar/justificar que:
Associe a coluna B à coluna A.
COLUNA A
I. Centro de referência especializado em assistência social (CREAS)
II. Vigilância socioassistencial
III. Proteção especial de alta complexidade
IV. Proteção especial de média complexidade
V. Centro de referência em assistência social (CRAS)
COLUNA B
( ) É uma unidade pública estatal de base territorial que atua com famílias e indivíduos em seu contexto comunitário, visando à orientação e ao convívio sociofamiliar e comunitário.
( ) É um serviço socioassistencial indispensável para a produção e sistematização de informações sobre as situações de vulnerabilidades e risco pessoal e social de indivíduos e suas famílias.
( ) É um serviço que oferece atendimento aos indivíduos e às famílias que tiveram seus direitos violados, sem que os vínculos que os unem tenham sido rompidos; por exemplo, a abordagem de rua.
( ) É uma unidade pública estatal que atende demandas especializadas de indivíduos, grupos e famílias que tiveram seus direitos violados ou estão em situação de risco social.
( ) É um serviço que viabiliza a proteção integral para indivíduos que estão sob ameaça; para aqueles que precisam ser retirados de seus núcleos familiares ou comunitários; por exemplo, a família substituta.
Marque a alternativa CORRETA, considerando a associação estabelecida de cima para baixo.
( ) Os profissionais do Serviço Social, no cotidiano profissional, podem elaborar estudos sociais, promover atividades de sensibilização e mobilização social e contribuir com os processos de formulação, implementação, execução e avaliação de políticas públicas e sociais.
( ) A teoria social crítica permite entender o processo evolutivo do Serviço Social, que tem na caridade e nas formas anteriores de ajuda as suas principais bases de fundamentação e direcionamento das ações profissionais.
( ) As diferentes situações de pobreza revelam elementos comuns que precisam ser considerados pelos profissionais do Serviço Social e identificá-las e considerá-las favorece a elaboração de uma resposta interventiva que pode ser aplicada indistintamente.
( ) Os assistentes sociais podem contribuir com a formação de outros profissionais, como supervisores de estágio curricular obrigatório em Serviço Social; contudo, nos casos em que a atividade não é obrigatória, e dada a sua relevância secundária em relação às disciplinas, essa supervisão pode ser feita por outro profissional.
( ) As necessidades das pessoas que precisam do acesso aos direitos e serviços socioassistenciais são condicionadas pelas lutas sociais e relações de poder socialmente estabelecidas.
Considerando as afirmativas de cima para abaixo, a alternativa que apresenta a sequência CORRETA é:
Os assistentes sociais, por meio do código de ética profissional demarcam os seus posicionamentos em favor __________________________, que assegura _____________________de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como a sua gestão _____________________. Manifestam, ainda, o empenho na eliminação de _________________________incentivando __________________________________, à participação de __________________________________e à discussão das diferenças.
Assinale a alternativa que apresenta os termos que preenchem corretamente as lacunas, considerando-as na ordem do texto.
( ) O Serviço Social é apresentado como uma profissão que possui uma dimensão contraditória, o que se deve à sua inserção societária, à tensão originada pelo agravamento das desigualdades e à existência de inconformismos com a realidade vivenciada.
( ) O Serviço Social é reconhecido por ser uma “profissão estatutária”, com autonomia ampliada, conforme previsões da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, da lei das profissões nacionais e do código de ética que regulamenta o exercício dos assistentes sociais em cada unidade da federação.
( ) As particularidades do Serviço Social só são desveladas quando são compreendidas as configurações estruturais e conjunturais da questão social e as formas sócio-históricas para o seu enfrentamento.
( ) O assistente social possui condições concretas de imprimir uma direção social ao exercício profissional, mesmo considerando sua autonomia relativa resguardada pela legislação profissional, a qual é passível de reclamação judicial.
( ) A questão social é um objeto de trabalho particular dos assistentes sociais e é da sua apropriação que advêm as principais demandas e as respostas profissionais fundamentadas em políticas sociais mais abrangentes.
Considerando as afirmativas de cima para abaixo, a alternativa que apresenta a sequência CORRETA é: