Questões de Concurso Público Prefeitura de Japonvar - MG 2024 para Nutricionista
Foram encontradas 10 questões
( ) Higiene pessoal e manipulação de alimentos. ( ) Armazenamento e separação de Alimentos na cadeia agroalimentar. ( ) Higienização de instalações, equipamentos e móveis. ( ) Desenvolvimento de agentes sanitizantes relacionados à resistência microbiana. ( ) Controle integrado de vetores e pragas urbanas. ( ) Higienização do reservatório.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as atividades de cima para baixo.
( ) Na avaliação do estado nutricional, as determinações bioquímicas complementam as informações obtidas na história clínica, no exame físico e nas medidas antropométricas do paciente. A transferrina sérica é o indicador bioquímico mais comumente utilizado para avaliar a desnutrição aguda.
( ) O Índice de Massa Corporal (IMC) pré-gestacional é um indicador fundamental para classificar o estado nutricional da gestante e prever o ganho de peso adequado durante a gravidez. O ganho de peso recomendado para gestantes com IMC entre 18,5 e 24,9 varia de 11,5 a 16 kg durante toda a gestação.
( ) O IMC, apesar de ser um instrumento de fácil utilização na rotina dos serviços de saúde, em sua análise na classificação nutricional de idosos, apresenta limitações, especialmente pela incapacidade de diferenciar a massa magra e a massa gorda.
( ) O recordatório de 24 horas é um instrumento que permite a avaliação da dieta habitual de grupos populacionais e tem como vantagens a rapidez na aplicação e a eficiência na prática epidemiológica na identificação do consumo habitual de alimentos além do baixo custo.
( ) Os principais índices utilizados para a avaliação do estado nutricional infantil incluem peso/idade, peso/estatura, estatura/idade e Índice de Massa Corporal por idade. Para um diagnóstico nutricional preciso, os resultados obtidos a partir desses índices devem ser comparados com curvas de crescimento de referência.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
1. Infecções 2. Toxinfecções 3. Intoxicações 4. Intoxicações não bacterianas
( ) Causadas pela ingestão de micro-organismos patogênicos, denominados invasivos, com capacidade de penetrar e invadir tecidos, originando quadro clínico característico como as doenças causadas por Salmonella spp., Shigella spp., Yersinia enterocolítica e Campylobacter jejuni.
( ) Causadas por microrganismos toxigênicos, cujo quadro clínico é provocado por toxinas liberadas quando esses se multiplicam, esporulam ou sofrem lise na luz intestinal. As infecções por Escherichia coli enterotoxigênica, Vibrio cholerae, Clostridium perfringens e Bacillus cereus (cepa diarreica) são exemplos clássicos.
( ) Provocadas pela ingestão de toxinas formadas em decorrência da intensa proliferação do micro-organismo patogênico no alimento. Os vômitos possivelmente estão associados a uma ação das toxinas sobre o sistema nervoso central. São causadas por Staphylococcus aureus, Bacillus cereus e Clostridium botulinum.
( ) Provocadas por agentes envolvidos com DTA, como metais pesados, agrotóxicos, fungos silvestres, plantas e animais tóxicos (exemplos: moluscos, camarões e peixes). A irritação superficial da mucosa intestinal também agrava as condições patológicas coexistentes.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo
A descrição acima diz respeito à