Questões de Concurso Público Prefeitura de Montes Claros - MG 2024 para Biomédico
Foram encontradas 13 questões
Disponível em: https://www.ciencianews.com.br/index.php/ciencia/atlas-hematologico/atlas-hematologico-eritrocitos/. Acesso em: 20 jul. 2024. Adaptado.
Com base na ilustração, é CORRETO afirmar que tais alterações são:
Com base no resultado apresentado, pode-se afirmar que se trata de uma
Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2024/junho/. Acesso em: 10 ago. 2024.
A coqueluche é conhecida como tosse comprida, transmitida por meio de gotículas eliminadas por tosse, espirro e até mesmo no falar. Trata-se de uma doença infecciosa respiratória causada por uma bactéria chamada
Assinale a alternativa que apresenta a metodologia descrita.
I- A análise do material deve ser realizada no período máximo de 4 horas após a coleta (mantendo refrigerado).
II- Os níveis de proteínas podem se alterar ligeiramente, mas os níveis de glucose podem declinar, e as cetonas, se presentes, podem desaparecer com repouso prolongado.
III- Os uratos ou fosfatos dissolvidos podem precipitar, obscurecendo o exame microscópio de outros elementos.
Pode-se afirmar que está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
( ) O meningococo tem como principal fator de virulência a cápsula polissacáridica, que é antifagocitaria. Uma vez dentro dos fagócitos, os meningococos são facilmente destruídos.
( ) A cultura de Neisseria meningitidis para pesquisa de portadores (swab de orofaringe) necessita da utilização de meio um seletivo de ágar sangue e para LCR um meio enriquecido de ágar chocolate.
( ) É um pouco mais tolerante a variações de temperatura, mas recomenda-se para transportes ambientes com O2.
( ) A caracterização de Neisseria meningitidis para LCR e outros fluidos pode ser feita pela técnica de aglutinação com partículas de látex, que é rápida, com boa sensibilidade, especificidade e permite a tipagem dos principais tipos prevalentes de meningites.
Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
Disponível em: https://www.facebook.com/story.php?story_fbid=3245902992100755&id=380834805274269&mibextid=xfxF2i&rdid=dmWcEpl98x4j8ROl. Acesso em: 20 jul. 2024. Adaptado.
Com base nessas informações e na figura, que tipo de protozoário foi identificado:
• No hemograma, a presença de anemia e eosinofilia, associado a um quadro gastrointestinal suspeito, é uma dica importante para o diagnóstico.
• O diagnóstico é feito através da detecção de ovos do parasita nas fezes.
• A contaminação se dá por contato direto da pele com o solo contaminado ou por ingestão da larva presente no ambiente.
• Após penetrar a pele, a larva alcança os vasos sanguíneos e viaja até os pulmões, onde permanecerá por alguns dias. Quando o paciente tosse, o parasito pode ser lançado em direção a cavidade oral inadvertidamente deglutida.
• Se a contaminação inicial não tiver sido pela pele, mas sim por ingestão acidental da larva, essa primeira parte do ciclo não existe, indo o parasito diretamente para o trato gastrointestinal.
• O paciente pode apresentar náuseas, vômitos, diarreia, cansaço, aumento de gases e dor abdominal.
A alternativa correspondente às informações apresentadas é:
( ) Esses parasitas vivem e se multiplicam no interior das células que fazem parte do sistema de defesa do indivíduo, chamadas de macrófagos.
( ) A leishmania tegumentar é uma doença sistêmica, pois acomete vários órgãos internos, principalmente o fígado, o baço e a medula óssea.
( ) O teste de Montenegro, um dos exames solicitado em caso de suspeita de leishmania, é uma reação intradérmica de hipersensibilidade retardada que revela a presença de resposta imune celular ao parasita.
( ) O teste confirmatório para leishmania visceral canina é feito por meio da técnica de PCR, que permite a detecção de anticorpos no plasma sanguíneo, o antileishmania.
Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.