Questões de Concurso Público Prefeitura de Montes Claros - MG 2024 para Biomédico

Foram encontradas 13 questões

Q3050327 Biomedicina - Análises Clínicas
Na anemia, ocorre a diminuição da concentração da produção do heme da hemoglobina, por carência de ferro, resultando na diminuição da concentração de hemoglobina. Com a deficiência da hemoglobinização, durante a maturação dos eritroblastos, são formadas hemácias pequenas (VCM diminuído), com pouco conteúdo de hemoglobina (HCM diminuída) e diminuição desproporcional do conteúdo de hemoglobina em relação ao volume de hemácias (CHCM diminuída). A ilustração a seguir evidencia algumas alterações morfológicas das hemácias:

Imagem associada para resolução da questão
Disponível em: https://www.ciencianews.com.br/index.php/ciencia/atlas-hematologico/atlas-hematologico-eritrocitos/. Acesso em: 20 jul. 2024. Adaptado.

Com base na ilustração, é CORRETO afirmar que tais alterações são:
Alternativas
Q3050328 Biomedicina - Análises Clínicas
O teste de fragilidade osmótica mede a intensidade de hemólise dos eritrócitos submetidos às soluções de NaCl em concentrações que variam de 0,1% a 0,9%. Esse teste é específico para anemia esferocítica e pode ser realizado da forma direta ou induzida, sendo que, na forma direta, o sangue deve ser coletado preferencialmente com o anticoagulante:
Alternativas
Q3050329 Biomedicina - Análises Clínicas
Caso clínico: Uma paciente do sexo feminino, com 70 anos, admitida no serviço de hematologia em um hospital, apresentou um quadro de leucocitose com presença de granulócitos, desvio à esquerda não escalonado, observando uma anemia normocítica e normocrômica, discreta plaquetose, com a queixa da perda de 7 kg em 2 meses. Foi feita uma investigação medular, demostrando a medula óssea extremamente hipercelular e apresentando este resultado do hemograma:
Imagem associada para resolução da questão

Com base no resultado apresentado, pode-se afirmar que se trata de uma
Alternativas
Q3050330 Biomedicina - Análises Clínicas
O Ministério da Saúde realizou, no dia 19/06/2024, o webinário Reemergência da coqueluche no mundo. O objetivo é atualizar profissionais de saúde sobre a situação epidemiológica da doença no Brasil e no mundo, além de reforçar as medidas de vigilância e de imunização no país.
Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2024/junho/. Acesso em: 10 ago. 2024.

A coqueluche é conhecida como tosse comprida, transmitida por meio de gotículas eliminadas por tosse, espirro e até mesmo no falar. Trata-se de uma doença infecciosa respiratória causada por uma bactéria chamada
Alternativas
Q3050331 Biomedicina - Análises Clínicas
É o principal marcador bioquímico utilizado para confirmar o infarto agudo do miocárdio. Sua concentração no sangue começa a elevar de 4 a 8 horas após o infarto e volta à concentração normal após cerca de 10 dias, podendo indicar ao médico quando aconteceu o infarto. Marque a alternativa CORRETA, que se refere a esse marcador bioquímico.
Alternativas
Q3050332 Biomedicina - Análises Clínicas
Como princípio básico desta técnica, está a identificação, quantificação e separação de populações celulares, utilizando três sistemas: de fluidos, ótico e eletrônico. Uma fonte de laser incide sobre as partículas suspensas na amostra, fornecendo dados relativos ao seu tamanho e à sua granulosidade. No processamento das amostras para análise, os epítopos expressos, também chamados de clusters de diferenciação ou CDs, são marcados com anticorpos monoclonais e fluorocromos, ligando-se à superfície da célula ou ao interior delas.
Assinale a alternativa que apresenta a metodologia descrita. 
Alternativas
Q3050333 Biomedicina - Análises Clínicas
A prova da coagulase verifica a capacidade de um microrganismo coagular o plasma através da enzima coagulase. Geralmente é usada para identificação de qual microrganismo?
Alternativas
Q3050334 Biomedicina - Análises Clínicas
A urinálise é provavelmente a prática mais antiga nos laboratórios clínicos e geralmente envolve a observação e avaliação rudimentar do aspecto geral, análise nas tiras e avaliação microscópica. Todavia, a coleta da amostra adequada é extremamente importante para realização do exame. Com relação às interferências:

I- A análise do material deve ser realizada no período máximo de 4 horas após a coleta (mantendo refrigerado).
II- Os níveis de proteínas podem se alterar ligeiramente, mas os níveis de glucose podem declinar, e as cetonas, se presentes, podem desaparecer com repouso prolongado.
III- Os uratos ou fosfatos dissolvidos podem precipitar, obscurecendo o exame microscópio de outros elementos.

Pode-se afirmar que está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q3050335 Biomedicina - Análises Clínicas
As espécies Neisseria tem como característica morfológica serem diplococos Gram negativos, não esporulados mais achatadas nas laterais, dando a forma de rins e dois grãos de feijão unidos por uma ponte. A Neisseria meningitidis, também chamada de meningococo é responsável pela meningite meningocócica, infecção sistêmica grave com coagulação intravascular disseminada(CIVD) e elevada mortalidade, podendo causar em associação outras infecções (conjuntivite, artrite, sinusite e pneumonia). A transmissão se faz por vias aéreas. Avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas:

( ) O meningococo tem como principal fator de virulência a cápsula polissacáridica, que é antifagocitaria. Uma vez dentro dos fagócitos, os meningococos são facilmente destruídos.
( ) A cultura de Neisseria meningitidis para pesquisa de portadores (swab de orofaringe) necessita da utilização de meio um seletivo de ágar sangue e para LCR um meio enriquecido de ágar chocolate.
( ) É um pouco mais tolerante a variações de temperatura, mas recomenda-se para transportes ambientes com O2.
( ) A caracterização de Neisseria meningitidis para LCR e outros fluidos pode ser feita pela técnica de aglutinação com partículas de látex, que é rápida, com boa sensibilidade, especificidade e permite a tipagem dos principais tipos prevalentes de meningites.

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo. 
Alternativas
Q3050336 Biomedicina - Análises Clínicas
Durante a rotina laboratorial em um hospital, um biomédico observa, na leitura de uma lâmina hematológica, a presença de um protozoário. Procurou saber com o médico o histórico do paciente, e ele relatou que o paciente chegou de viagem da região norte com queixas de febre alta, tremores, calafrios, sudorese e dor de cabeça, tais sintomas podendo ocorrer de forma cíclica.

Imagem associada para resolução da questão
Disponível em: https://www.facebook.com/story.php?story_fbid=3245902992100755&id=380834805274269&mibextid=xfxF2i&rdid=dmWcEpl98x4j8ROl. Acesso em: 20 jul. 2024. Adaptado.

Com base nessas informações e na figura, que tipo de protozoário foi identificado: 
Alternativas
Q3050337 Biomedicina - Análises Clínicas
As informações a seguir são a respeito de uma parasitose humana:

• No hemograma, a presença de anemia e eosinofilia, associado a um quadro gastrointestinal suspeito, é uma dica importante para o diagnóstico.
• O diagnóstico é feito através da detecção de ovos do parasita nas fezes.
• A contaminação se dá por contato direto da pele com o solo contaminado ou por ingestão da larva presente no ambiente.
• Após penetrar a pele, a larva alcança os vasos sanguíneos e viaja até os pulmões, onde permanecerá por alguns dias. Quando o paciente tosse, o parasito pode ser lançado em direção a cavidade oral inadvertidamente deglutida.
• Se a contaminação inicial não tiver sido pela pele, mas sim por ingestão acidental da larva, essa primeira parte do ciclo não existe, indo o parasito diretamente para o trato gastrointestinal.
• O paciente pode apresentar náuseas, vômitos, diarreia, cansaço, aumento de gases e dor abdominal.

A alternativa correspondente às informações apresentadas é:
Alternativas
Q3050338 Biomedicina - Análises Clínicas
As Hemofilias A e B são distúrbios congênitos da coagulação com importância clínica, pois têm uma tendência grave e duradoura de sangramento excessivo, que ocorre quase exclusivamente em homens e segue o padrão de herança ligado ao cromossoma X. Esta síndrome é produzida, especificamente, pela deficiência de um fator de coagulação. No caso da hemofilia B, está ligada à deficiência do fator: 
Alternativas
Q3050339 Biomedicina - Análises Clínicas
A Leishmaniose é uma doença infecciosa, porém não contagiosa, causada por parasitas do gênero Leishmania. Avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas:

( ) Esses parasitas vivem e se multiplicam no interior das células que fazem parte do sistema de defesa do indivíduo, chamadas de macrófagos.
( ) A leishmania tegumentar é uma doença sistêmica, pois acomete vários órgãos internos, principalmente o fígado, o baço e a medula óssea.
( ) O teste de Montenegro, um dos exames solicitado em caso de suspeita de leishmania, é uma reação intradérmica de hipersensibilidade retardada que revela a presença de resposta imune celular ao parasita.
( ) O teste confirmatório para leishmania visceral canina é feito por meio da técnica de PCR, que permite a detecção de anticorpos no plasma sanguíneo, o antileishmania.

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: D
4: A
5: E
6: A
7: C
8: E
9: B
10: C
11: A
12: D
13: B