Questões de Concurso Público Prefeitura de Montes Claros - MG 2024 para Médico Anestesiologista

Foram encontradas 15 questões

Q3069143 Medicina
Qual dos fatores a seguir reduz a concentração alveolar mínima (CAM) dos anestésicos halogenados? 
Alternativas
Q3069144 Medicina
Considerando o uso dos anestésicos locais, em suas variadas finalidades e utilizações clínicas, marque a afirmativa CORRETA
Alternativas
Q3069145 Medicina
Assinale a alternativa que apresenta o parâmetro farmacocinético mais importante, quando considerada a infusão contínua de um anestésico venoso.
Alternativas
Q3069146 Medicina
Analise as afirmativas a seguir sobre os princípios considerados na definição da anestesia para craniotocmia, na neurocirurgia.

I- As flutuações abruptas na pressão arterial (PA) dos pacientes submetidos a procedimentos neurovasculares devem ser evitadas, pelo risco de sangramento ou isquemia.
II- As craniotomias podem ser realizadas com paciente acordado ou levemente sedado, em cirurgias próximas a áreas nobres (ex. área motora primária ou área da fala).
III- A monitorização do bloqueio neuromuscular é importante em situações em que o potencial evocado motor não está sendo utilizado, principalmente em cirurgia de pacientes usuários de anticonvulsivantes.
IV- O reflexo de Cushing é caracterizado por respiração irregular, bradicardia e aumento da PA, implicando isquemia de centros do tronco cerebral.
V- O despertar prolongado causado pela overdose de anestésicos não é problemático, uma vez que o cirurgião costuma fazer avaliações neurológicas apenas na enfermaria.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q3069147 Medicina
Analise as afirmativas a seguir relacionando-as às medidas utilizadas para reduzir o risco de fogo em via aérea, durante cirurgia otorrinolaringológica a laser.

I- Evitar sevoflurano pelo alto risco de fogo sempre.
II- Usar tubo traqueal resistente a laser.
III- Preencher o cuff do tubo traqueal com soro fisiológico (cloreto de sódio 0,9%).
IV- Evitar óxido nitroso.
V- Utilizar a menor fração inspirada de O2 (FIO2) possível.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) medidas(s) descrita(s) em
Alternativas
Q3069148 Medicina
Paciente DSF, 10 anos, sem comorbidades, submetido à cirurgia de catarata congênita sob anestesia geral balanceada (sevoflurano e rocurônio), ventilação espontânea + pressão de suporte sob tubo traqueal. PA 100x50 mmHg, FC 88 bpm, SpO2 97% e EtCO2 50 mmHg. Fração expirada de sevoflurano de 1,3%. Durante a manipulação cirúrgica, ocorre rápida redução da frequência cardíaca do paciente para FC 56 bpm. Sobre o caso descrito, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3069149 Medicina
Durante a recuperação pós-anestésica, na sala de recuperação pós-anestésica (SRPA), os pacientes passam por diversas fases de recuperação: do estado mental, da força muscular e da percepção do ambiente. Avalie as afirmativas a seguir sobre esse assunto.

I - Os fatores de risco para náuseas e vômitos pós-operatórios (NVPO) incluem idade < 50 anos, pacientes não tabagistas, do sexo masculino, uso de opioides no intraoperatório e anestesia inalatória.
II - A hipoventilação é comum e causada por depressão induzida por fármacos do sistema nervoso central, efeito residual de bloqueadores neuromusculares, entre outros.
III - A hipoventilação no pós-operatório é uma condição em que a ventilação pulmonar é inadequada para eliminar o dióxido de carbono (CO2) produzido pelo corpo, resultando em níveis elevados de CO2 no sangue (hipercapnia). Isso pode ocorrer por várias razões, especialmente após a administração de anestesia geral.
IV - O escore de Aldrete como critério para alta da SRPA inclui avaliação da atividade de membros, respiração, pressão arterial, nível de consciência e saturação de oxigênio, pontuando de 0 a 10.
V - Os princípios, na SRPA, para a alta do paciente para o quarto incluem observação até que o paciente não esteja mais sob risco de depressão cardiorrespiratória e seu estado mental tenha retornado para estado basal. Não existe tempo mínimo de estadia na SRPA.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q3069150 Medicina
FMA, 3 anos, caiu da cadeira e teve fratura de rádio e ulna, necessitando de tratamento cirúrgico. Durante a indução anestésica, ocorreu uma reação inesperada, quando foi diagnosticada uma hipertermia maligna. Analise as afirmativas a seguir, considerando o tratamento da hipertermia maligna do caso apresentado.

I - Resfriar paciente agressivamente até ao redor de 38º C, com resfriamento mais gradual, resfriamento externo, uso de compressas frias e administração de fluidos frios.
II - Desligar agentes desencadeantes, como anestésico inalatório ou relaxante muscular.
III - Hiperventilar paciente com fluxos de gases frescos maiores que 10 l/min (litros por minuto) e fração inspirada de oxigênio (FiO2) 100%.
IV - Infundir dantrolene endovenoso 2,5 mg/kg (miligrama por kilograma), repetindo a cada 5 minutos para dose total de 10 mg/kg, se necessário
V - Tratar distúrbios do sódio e cloro, aumentando o metabolismo celular, e aumentar a temperatura corporal.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q3069151 Medicina
Assinale a afirmativa CORRETA, considerando a instituição, a manutenção e a saída da circulação extracorpórea (CEC) durante cirurgia cardíaca.
Alternativas
Q3069152 Medicina
Sobre o sistema nervoso autônomo (SNA) e suas implicações para o procedimento anestésico, são feitas três afirmativas.

I- Disautonomia (disfunção do SNA) é fator de risco para hipotensão grave no intraoperatório e aumento do risco de broncoaspiração por gastroparesia.
II- Agonismo de receptor alfa-1, em geral, faz vasoconstricção venosa e arterial.
III- Antagonista muscarínico é utilizado como droga auxiliar na reversão do bloqueio neuromuscular feito por bloqueadores neuromusculares adespolarizantes.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q3069153 Medicina
Assinale a alternativa que apresenta a droga e a via mais apropriada para controle de crise convulsiva, em criança com 2 anos.
Alternativas
Q3069154 Medicina
Homem, 35 anos, chegou ao pronto-socorro com ferimento corto-contuso de 5 cm, no 3° quirodáctilo esquerdo (QDE). Decidiu-se por um bloqueio troncular na base do 3° quirodáctilo, para realizar a sutura do ferimento. Nesse caso, qual o anestésico mais indicado? 
Alternativas
Q3069155 Medicina
JFLP, 43 anos, necessita realizar avaliação pré-anestésica (APA) para reduzir os riscos perioperatórios, pois será submetido a um procedimento cirúrgico – colecistectomia. A avaliação é feita através de informações sobre o paciente, o exame físico, seguido de avaliação de exames complementares e formulação do plano anestésico. Sobre a APA, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3069156 Medicina
CPO, 50 anos, paciente obeso grau III, pequena abertura bucal após cirurgia plástica da face (ao redor de 2,5 cm), com barba longa, realiza avaliação para se submeter à cirurgia de colecistectomia videolaparoscópica. Ao exame físico, não apresenta outras alterações. Considerando o manejo da via aérea desse paciente durante a cirurgia, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3069157 Medicina
Assinale a alternativa CORRETA, em relação à fisiologia do paciente pediátrico hígido após a fase neonatal, e as características farmacocinéticas dessa população para os anestésicos venosos.
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: E
4: D
5: D
6: A
7: B
8: E
9: A
10: E
11: B
12: C
13: A
14: B
15: C