Questões de Concurso Público Prefeitura de Montes Claros - MG 2024 para Médico Neurologista

Foram encontradas 15 questões

Q3063173 Medicina
As lesões dos nervos cranianos são comuns na prática clínica. Após trauma orbitário, paciente apresentam-se ambas as íris no mesmo plano horizontal, porém, com midríase à esquerda, ptose ipsilateral e estrabismo divergente. Analise as assertivas a seguir.

I. Trata-se de lesão isolada da porção parassimpática e motora do nervo oculomotor à esquerda.
PORQUE
II. Em uma lesão do nervo oculomotor unilateral exclusiva ocorre exotropia, predomínio simpático, denervação do músculo elevador da pálpebra superior e olhos no mesmo plano horizontal.

Assinale a alternativa que apresenta a assertiva CORRETA.
Alternativas
Q3063174 Medicina
Em relação ao CGRP e sua relação com seus receptores, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3063175 Medicina
Considere a Escala de Ashworth modificada e a sua aplicabilidade em neurologia, para analisar analise as proposições a seguir.

I. A escala de Ashworth modificada diferencia-se da de Ashworth pelo acréscimo de um quesito apenas, sendo de 0 a 5, com existência do quesito 1 e 1+; portanto, é composta de 6 itens.
PORQUE
II. Ao acrescentar o item 1+, torna-se mais assertiva a escala, principalmente em casos de espasticidade associada à contratura.

Assinale a alternativa que apresenta a proposição CORRETA.
Alternativas
Q3063176 Medicina
Sobre a CADASIL, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3063177 Medicina
Um paciente, ao realizar manobra de Dix-halpike, apresenta, após 10 segundos, do lado direito, nistagmo vertical com componente rotatório (torsional) anti-horário e fase rápida para baixo. Considerando esse caso, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3063178 Medicina
Um homem morador de rua, 35 anos, foi internado em coma. A história não estava disponível, apenas suposição de que ele bebia muito. No exame físico, ele tinha respiração periódica. Sua pontuação na escala de coma de Glasgow (GCS) foi 3. Ele foi rapidamente intubado e colocado em ventilação mecânica. Após o tratamento com tiamina e glicose, não houve mudança na sua GCS.
Resultado de exames:
• glicemia plasmática: 88 mg/dl
• líquido cefalorraquidiano: proteína total: 2,4 g/L (0,15–0,45) glicose: 40 mg/dl contagem de células: 12/µL (≤5) contagem de linfócitos: 100% (60–70)
• Coloração de Gram e coloração de bacilo álcool-ácido resistente com ausência de coloração
• Tomografia computadorizada (TC) do encéfalo: ventrículos aumentados

Qual é o diagnóstico mais provável?
Alternativas
Q3063179 Medicina
Paciente feminina, 30 anos, previamente hígida e sem história pregressa patológica significativa, relata cefaleia de 3 meses de evolução, holocraniana e contínua, intensidade 4 em 10, sem fatores de alívio ou piora. Relata, ainda, há 2 semanas diminuição da visão. O exame neurológico mostra papiledema bilateral, visão 20/40 bilateralmente e RNM do encéfalo normal. Analise as proposições a seguir:

I. A disfunção da drenagem linfática e glinfática tem sido sugerido como um mecanismo para a patogênese desta patologia, provavelmente coexistindo em conjunto com uma restrição no fluxo venoso.
PORQUE
II. Embora nenhum estudo tenha demonstrado evidências confiáveis de um mecanismo patológico por trás dessa falha da drenagem glinfática, é sugestivo que isso pode ocorrer por meio de alterações da interface glia-neuro-vascular, especificamente nos pés astrocíticos contendo canais AQP4.

Assinale a alternativa que apresenta a proposição CORRETA.
Alternativas
Q3063180 Medicina
Um paciente relata apresentar abalos clônicos em membros inferiores como se estivesse pedalando, com duração de cerca de 1 minuto, e depois perde a consciência. A acompanhante relata, após essa fase, iniciar movimentos tônico-clônicos generalizados e morder a língua. De acordo com a classificação atual das crises convulsivas, trata-se de
Alternativas
Q3063181 Medicina
Em relação ao tratamento da síndrome de Dravet, encefalopatia epileptoide grave da infância, é medicação de primeira linha
Alternativas
Q3063182 Medicina
em relação à trigonocefalia, assinale a afirmativa CORRETA.
Alternativas
Q3063183 Medicina
Considere a figura a seguir, que apresenta uma imagem de ressonância nuclear magnética (RNM) com alteração típica no encéfalo, para responder a esta questão.
Imagem associada para resolução da questão
SONAM, K.; BINDU, P.S.; GAYATHRI N. et al. The “double panda” sign in Leigh disease. Journal of Child Neurology. 2014, v. 29, n. 7, p. 980-982.
Analise as afirmativas sobre a RNM.
I. O diagnóstico da doença de Wilson não pode baseado apenas nesta imagem.
PORQUE
II. O sinal do panda gigante pode estar presente na sarcoidose e síndrome de Leight.

Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3063184 Medicina
Sobre a hidrocefalia de pressão normal, é CORRETO afirmar que apresenta, para seu diagnóstico,
Alternativas
Q3063185 Medicina
O transtorno de espectro autista tem sido cada vez mais estudado e motivo frequente de consulta em neurologia. Analise as assertivas a seguir sobre esse assunto:

I. Embora a melhoria geral nas habilidades linguísticas da infância à idade adulta (ou seja, recuperação) tenha sido consistentemente relatada no autismo em pesquisas, dificuldades persistentes de linguagem também foram observadas. As habilidades de linguagem de crianças autistas com QI < 70 se estabilizam após o período escolar, em contraste com o que foi relatado para crianças com maior funcionamento intelectual.
PORQUE
II. Há evidências de que o prejuízo da linguagem contribui para a redução do nível intelectual ao longo do tempo em alguns indivíduos autistas. Isso pode sugerir que no autismo ocorre um processo de alinhamento de habilidades ao longo da vida, resultando em perfis de adultos autistas menos heterogêneos do que as de crianças autistas.

Assinale a alternativa que apresenta a assertiva CORRETA.
Alternativas
Q3063186 Medicina
Sobre o parkinsonismo plus (SPP), assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3063187 Medicina
Um paciente masculino, 59 anos, chega ao pronto-socorro relatando episódio de dor abdominal de início há 20 horas, associado à perda de força em membros inferiores. Relata, ainda, que a paraparesia teve início de forma rapidamente progressiva, mas intermitente, com 2 episódios distintos, ambos com recuperação completa. Porém, há 5 horas perdeu completamente a força e persiste o déficit até o momento. Ao exame, nota-se paraplegia com bexigoma, arreflexia patelar e aquileu, anestesia dolorosa abaixo de T11 com preservação da palestesia e batiestesia. O paciente foi encaminhado para a ressonância magnética, a qual evidenciou alteração de sinal medular de T9 a T12. Notou-se, também, dissecção aórtica torácica nos segmentos médio, inferior e porção superior da aorta lombar. A causa provável da síndrome medular é
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: E
5: C
6: D
7: B
8: E
9: B
10: D
11: A
12: E
13: A
14: B
15: C