Questões de Concurso Público Prefeitura de Montes Claros - MG 2024 para Médico Psiquiatra

Foram encontradas 15 questões

Q3065559 Psiquiatria
Assinale a afirmativa que está em desacordo aos conceitos fundamentais para o diagnóstico em psiquiatria.
Alternativas
Q3065560 Psiquiatria
Com relação ao diagnóstico em psiquiatria, pode-se afirmar: 
Alternativas
Q3065561 Psiquiatria
Com relação ao tratamento dos transtornos mentais, pode-se afirmar:
Alternativas
Q3065562 Psiquiatria
Assinale a afirmativa que apresenta um fármaco antidepressivo que não cause disfunção sexual como efeito adverso:
Alternativas
Q3065563 Psiquiatria
Mulher de 43 anos, nulipara, mora com os pais, profissão secretária de consultório odontológico, com histórico de múltiplos episódios depressivos, durante a vida. Durante todo esse tempo, foi tratada com várias medicações diferentes. Entre essas medicações, usou duas que são pertencentes à classe medicamentosa dos Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina e Norepinefrina. Qual das seguintes alternativas cita corretamente esses dois psicofármacos?
Alternativas
Q3065564 Psiquiatria
Um paciente masculino de 25 anos vai à primeira consulta com um Psiquiatra relatando uma série de sintomas, nos últimos meses. A partir desses sintomas, com base no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – 5.ª edição (DSM-5), o psiquiatra firmou o diagnóstico de Transtorno Depressivo Maior. Qual das seguintes alternativas apresenta sintomas relacionados a critérios diagnósticos desse transtorno, segundo o DSM-5?
Alternativas
Q3065565 Psiquiatria
No transtorno obsessivo-compulsivo, os antidepressivos de maior eficácia têm ação predominante em qual sistema neurotransmissor?
Alternativas
Q3065566 Psiquiatria
EAJ, sexo masculino, 54 anos procura o serviço médico com a seguinte queixa: zumbido e insônia há 6 anos, acha que pode estar relacionado a sua função de motorista de caminhão, exercida há 15 anos. Relata piora dos sintomas após ter sido vítima de assalto à mão armada há 1 ano. Desde então não consegue trabalhar e apresenta lembranças intrusivas do episódio, prejudicando seu dia a dia e causando insônia. Audiometria: Perda auditiva condutiva bilateral de grau leve. A hipótese diagnóstica relacionada é:
Alternativas
Q3065567 Psiquiatria
Paciente 23 anos, sexo feminino, em acompanhamento psiquiátrico, fazendo uso de Lítio. Assinale os achados presentes em uma intoxicação por Lítio com litemia entre 1,5-1,9 mEq/L.
Alternativas
Q3065568 Psiquiatria
Indique a alternativa CORRETA a respeito do tratamento do transtorno obsessivo-compulsivo.  
Alternativas
Q3065569 Psiquiatria
Senhora com 55 anos, com antecedentes psiquiátricos, deu entrada no pronto-socorro com história de rebaixamento de consciência após tentativa de suicídio. Foi encontrada próxima a várias caixas de medicação. À admissão, encontrava-se sonolenta, com períodos de agitação e euforia, com sudorese profusa, febre (39°C), hipotensão (90 x 40 mm/hg), abalos mioclônicos na face e no tronco e hiper-reflexia global. Entre os fármacos a seguir, qual foi abusivamente ingerido pela paciente?
Alternativas
Q3065570 Psiquiatria
Paciente de 18 anos, sexo masculino, veio para consulta médica afirmando “[...] sou o representante de Deus na Terra e minha missão é salvar a humanidade [...]”. Relata ter a capacidade de ouvir o pensamento das outras pessoas e consegue fazer milagres, como fazer um cego enxergar ou fazer um aleijado voltar a andar. Tem certeza de que sua missão está sendo atrapalhada por outros que desejam que o mundo acabe. Ao exame, encontra-se vigil, orientado auto e alopsiquicamente, com humor ansioso e memória preservada. Nega humor deprimido ou exaltado. A mãe, que o acompanha, relata que ele começou a apresentar o quadro atual gradativamente há 7 meses e acabou largando o emprego e a faculdade nesse tempo. Relata que seu filho não usa drogas ilícitas. O paciente, em nenhum momento, admite a possibilidade de estar enganado sobre suas ideias.
Sobre esse caso, assinale a alternativa CORRETA quanto ao diagnóstico mais provável e a melhor conduta terapêutica. 
Alternativas
Q3065571 Psiquiatria
JJC, 56 anos, ingeria aguardente diariamente em doses acima de 90g. Trazido ao pronto-socorro pelos familiares, durante anamnese observa-se tremor fino e lateralizado nas mãos, pletora facial, hálito etílico, icterícia e ansiedade. Realizada internação e 01 dia após, desenvolveu estado confusional e agitação psicomotora. O exame físico revelou icterícia 2+/4+ e aranhas vasculares no tórax e abdome. Sem sinais de ascite nem hepatoesplenomegalia. Sinais de Kernog, Laségue e Brudzinski foram negativos. Sem rigidez de nuca. De acordo dados e exame físico, as principais hipóteses diagnósticas e as intervenções terapêu ticas recomendadas são:
I- Delirium tremens ou hepatite alcoólica; hidratação, vitaminas do complexo B e diazepam intravenoso.
II- Meningite bacteriana ou hepatite alcoólica; hidratação e antibióticos intravenosos.
III- Encefalopatia hepática ou desidratação; hidratação e lactulose por sonda nasogástrica.
IV- Leptospirose ou hepatite transinfecciosa; diálise peritoneal e lactulose por sonda nasogástrica.
Está(ão) CORRETO(S) os itens
Alternativas
Q3065572 Psiquiatria
Qual a afirmativa CORRETA em relação às vias dopaminérgicas na esquizofrenia e a atuação dos antipsicóticos? 
Alternativas
Q3065573 Psiquiatria
A lamotrigina é uma medicação de primeira linha para tratamento de episódios depressivos agudos do transtorno bipolar. Marque a alternativa que está em desacordo com a lamotrigina.
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: B
4: A
5: C
6: E
7: E
8: D
9: B
10: A
11: D
12: B
13: A
14: C
15: D