Questões de Concurso Público Prefeitura de Montes Claros - MG 2024 para Psicólogo de Saúde Mental

Foram encontradas 15 questões

Q3052902 Psicologia
A Política Nacional de Humanização possui 03 (três) princípios básicos que causa uma determinada ação, causa ou força a política, gerando um movimento de mudança dos modelos de atenção e gestão. Diante disso, assinale a alternativa que cita corretamente quais são os 3 (três) princípios da PNH.
Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização (PNH). Brasília: Ed. Ministério da Saúde, 2013.
Alternativas
Q3052903 Psicologia
Há vários critérios de normalidade e anormalidade em psicopatologia e a adoção de um ou outro depende, entre outras coisas, de opções filosóficas, ideológicas e pragmáticas do profissional. Analise os itens a seguir em relação a alguns critérios de normalidade.
Fonte: DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
I- Normalidade como bem-estar. II- Normalidade estatística. III- Normalidade psiquiátrica. IV- Normalidade querelante. V- Normalidade como liberdade. VI- Normalidade como processo.

Estão CORRETOS os itens
Alternativas
Q3052904 Psicologia
Leia com atenção os textos a seguir:
I. O diagnóstico de um transtorno psiquiátrico é quase sempre baseado preponderantemente nos dados clínicos do sujeito. Dosagens laboratoriais, exames de neuroimagem estrutural e funcional, testes psicológicos ou neuropsicológicos auxiliam de forma muito importante, principalmente para o diagnóstico diferencial entre um transtorno psiquiátrico primário e uma doença neurológica ou sistêmica.
PORQUE
II. A legitimidade do diagnóstico psiquiátrico sustenta-se na perspectiva de aprofundar o conhecimento, tanto do indivíduo em particular como das entidades nosológicas utilizadas.
Assinale a alternativa CORRETA referente aos textos acima.
Alternativas
Q3052905 Psicologia
Este modelo de ferramenta em saúde se dá pela articulação e inclusão dos diferentes enfoques reconhecendo que, em um dado momento e situação, pode existir uma predominância, uma escolha, ou a emergência de um enfoque ou de um tema, sem que isso signifique a negação de outros enfoques e possibilidades de ação. O seu objetivo está voltado para a contribuição de uma abordagem do adoecimento e sofrimento, que considere a singularidade do sujeito e a complexidade do processo de saúde-doença, aumentando a autonomia do usuário do serviço de saúde, da família e da comunidade. Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização (PNH). Brasília: Ed. Ministério da Saúde, 2013.

O texto caracteriza uma das diretrizes da PNH-SUS, assinale a alternativa que corresponde à citação acima.
Alternativas
Q3052906 Psicologia
INSTRUÇÃO: Leia o trecho a seguir para responder a esta questão:
Este estado patológico é transitório, caracterizado por uma atividade psicomotora coordenada, a qual, entretanto, permanece estranha à personalidade do sujeito acometido e não se integra a ela. Os atos nesse estado são geralmente incongruentes, extravagantes, em contradição com a educação, as opiniões ou a conduta habitual do sujeito acometido, mas quase nunca são realmente graves ou perigosas.
Fonte: DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
Assinale a alternativa correspondente à caracterização do trecho.
Alternativas
Q3052907 Psicologia
Analise as afirmativas a seguir.
I- O déficit de atenção é central na esquizofrenia. A filtragem de informação irrelevante geralmente consiste em uma dificuldade importante dos sujeitos acometidos.
II- Os pacientes que possuem transtornos do humor não possuem dificuldades de concentração e atenção constante.
III- A diminuição geral da atenção, ou seja, a hipoprosexia, geralmente ocorre nos quadros depressivos.
IV- As alterações da atenção só ocorrem em distúrbios neurológicos e não em transtornos mentais.
Fonte: DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Estão CORRETAS as afirmativas
Alternativas
Q3052908 Psicologia
Leia os trechos a seguir:
I. A orientação autopsíquica é a orientação do indivíduo em relação a si mesmo. Revela se o sujeito possui noção de quem seja, tais como, nome, idade, data de nascimento, profissão, estado civil.
PORQUE
II. A orientação alopsíquica diz respeito à capacidade de orientar-se em relação ao mundo, isto é, quanto à orientação espacial e orientação temporal.
Fonte: DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3052909 Psicologia
Assinale a alternativa que corresponda ao que é o Projeto Terapêutico Singular:
Alternativas
Q3052910 Psicologia
O Projeto Terapêutico Singular possui 4 (quatro) movimentos na sua execução. Assinale a alternativa correspondente a esses movimentos.  
Alternativas
Q3052911 Psicologia
Leia o texto correspondente a alterações da sensopercepção em Psicopatologia.
Essa alteração é a condição na qual as percepções encontram-se anormalmente aumentadas em sua intensidade ou duração. Os sons são ouvidos de forma muito amplificada; um ruído parece um estrondo; as imagens visuais e as cores tornam-se mais vivas e intensas. Essa alteração ocorre nas intoxicações por alucinógenos, em algumas formas de epilepsia, hipertireoidismo, na esquizofrenia aguda e em alguns quadros maníacos.
Fonte: DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

O texto descreve qual tipo de alteração?
Alternativas
Q3052912 Psicologia
Sobre o processo de Movimento pela Reforma Psiquiátrica, Amarante (1996) afirma:
Os projetos de reforma não podem ser tomados em conjunto, isto é, não são homogêneos, no sentido dessa maior maturidade. Muito embora exista 'atualmente' uma hegemonia dessa tendência apontada por Birman, os conceitos e as práticas quanto à reforma psiquiátrica são muito diversos entre os atores que a exercitam. A luta pela cidadania dos doentes mentais, embora seja um aspecto extremamente importante, não é delimitador exclusivo dessas tendências. [...] O que efetivamente demarca uma real distinção entre os projetos de reforma [...] é a forma do lidar prático e teórico da desinstitucionalização, conceito este que sofre metamorfose substancial e que abre novas possibilidades para o campo da reforma psiquiátrica.
Avalie as afirmações a seguir, a partir das propostas de desinstitucionalização discutidas por Amarante (1996).
I- Desinstitucionalização, como desospitalização, nascida dos projetos de psiquiatria preventiva e comunitária, opera uma crítica ao sistema psiquiátrico, por ser centrado na assistência hospitalar e condena também a natureza do saber que o autoriza.
II- A causa da falência do sistema psiquiátrico não estaria na psiquiatria, mas na má aplicação desta, conforme visão da desinstitucionalização como desconstrução.
III- A desinstitucionalização como desospitalização é marcada pela predominância da crítica epistemológica ao saber médico constituinte da psiquiatria.
IV- A desinstitucionalização vista como desassistência entende que a desinstitucionalização significaria abandonar os doentes, produzindo 'desamparo', não substituindo o modelo hospitalar por outras modalidades de assistência e cuidado.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3052913 Psicologia
A clínica ampliada e compartilhada é um conceito desenvolvido por Gastão Wagner nos anos 1990, utilizado pelo MS nas políticas de Atenção Básica e de Humanização. Sobre a Clínica Ampliada avalie as asserções a seguir.
I- A clínica ampliada significa compreender os limites do conhecimento do senso comum, da vida diária, e utilizar o saber científico em favor da saúde da população atendida, sob o receio de práticas pseudocientíficas.
II- Ao buscar o que cada indivíduo apresenta de singular, abrem-se inúmeras possibilidades de intervenção, e é possível propor tratamentos muito melhores com a participação das pessoas envolvidas, isto é, clínica ampliada.
III- A clínica ampliada pressupõe assumir a responsabilidade sobre os usuários dos serviços de saúde em detrimento de buscar ajuda em outros setores. Compromisso de combater as doenças e seus sofrimentos decorrentes.
IV- A clínica ampliada apresenta-se na busca de autonomia para os usuários, é a capacidade de equilibrar o enfrentamento à doença com a produção de vida, de forma que a doença, mesmo sendo um limite, não a impeça de viver outras coisas na sua vida.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3052914 Psicologia
A Lei 10.216, de 06 de Abril de 2001, foi aprovada após doze anos de sua apresentação pelo então Deputado Paulo Delgado. Esta é uma lei considerada progressista, ainda que durante o processo de aprovação ela tenha sido modificada e tenha tido seus institutos suavizados. Segundo a Lei Federal N.º 10.216, é CORRETO afirmar:  
Alternativas
Q3052915 Psicologia
PORTARIA N.º 3.088, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011 Institui a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Sobre a RAPS, avalie as asserções a seguir.
I- No que diz respeito à atenção residencial de caráter transitório na RAPS, têm-se: Unidade de Recolhimento, Serviços Residenciais Terapêuticos e Serviços de Atenção em Regime Residencial.
II- Entre as diretrizes para o funcionamento da Rede de Atenção Psicossocial, é correto citar: ênfase em serviços de base territorial e comunitária, com participação e controle social dos usuários e de seus familiares e promoção de estratégias de educação permanente.
III- O SAMU 192, portas hospitalares de atenção à urgência/pronto socorro, enquanto pontos de atenção de urgência e emergência, compõem a RAPS, mas a UPA 24 horas ainda não foi incorporada.
IV- Os Centros de Convivência são estratégicos para a inclusão social das pessoas com transtornos mentais e pessoas que fazem uso de crack, álcool e outras drogas, por meio da construção de espaços de convívio.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3052916 Psicologia
Abílio da Costa-Rosa (2000), ao caracterizar os modelos asilar e psicossocial, faz a seguinte afirmação: Não será, portanto, com critérios como o de bom ou mau, melhor ou pior, humano ou desumano, democrático ou autocrático etc., que poderemos caracterizar a alternatividade de dois modos de ação em saúde mental. Por exemplo, poderemos concordar que um modelo 'hospitalocêntrico' e 'médicocentrado' é diferente de um modelo centrado no ambulatório e no trabalho da equipe multiprofissional; percebemos, porém, que nem por isso os dois são alternativos, pois tanto o ambulatório pode continuar ocupando o lugar de 'depositário' que é do hospital psiquiátrico, por exemplo, quanto a equipe interprofissional pode continuar depositando na medicação a expectativa da eficácia das suas ações, não prescindindo do hospital psiquiátrico para atender a clientela da área em que se situa; assim como pode continuar situando-se como sujeito da especialidade (da disciplina) perante a clientela concebida como objeto inerente de sua intervenção. COSTA-ROSA, A. O Modo Psicossocial: um paradigma das práticas substitutivas ao modo asilar. 2000. p. 144.
Avalie as asserções a seguir.
I- No modo asilar de assistência, a divisão do trabalho correspondente à 'linha de montagem' da produção, os sujeitos são fragmentados e encadeados na linha de atendimento.
II- O modelo psicossocial compreende os fatores políticos e biopsicosocioculturais como determinantes, e não apenas de maneira genérica.
III- O modelo psicossocial rompe com a dimensão de indivíduo orgânico, permitindo a ênfase que se atribui ao sujeito como participante principal ao tratamento.
IV- No modelo asilar, a loucura não é considerada um fenômeno exclusivamente individual, é também familiar, por isso o isolamento é prescrito, afasta-se do que produz adoecimento.
V- Há, no modo psicossocial, um deslocamento fundamental das mudanças, do indivíduo para a instituição e o contexto, o sofrimento psíquico não tem que ser reintegrado, e sim ser removido.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: C
4: E
5: B
6: A
7: C
8: D
9: B
10: A
11: E
12: D
13: E
14: C
15: A