Questões de Concurso Público Prefeitura de Presidente Kubitschek - MG 2024 para Farmacêutico

Foram encontradas 30 questões

Q3101122 Farmácia

Leia o texto e as informações contidas na imagem a seguir para responder a esta questão.  


Imagem associada para resolução da questão


A ilustração a seguir elenca, de forma didática, alguns dos principais marcadores tumorais relacionando-os ao órgão alvo, ou seja, quando detectados nas amostras biológicas, esses marcadores são capazes de identificar, nunca de forma isolada, a presença de células neoplásicas, auxiliando no diagnóstico do câncer.


Imagem associada para resolução da questão


Considerando as informações contidas no enunciado e na imagem, analise as afirmativas a seguir.


I- Os marcadores tumorais CEA, CA-125, M2PK e NSE são inespecíficos, podendo identificar células cancerígenas em vários órgãos e/ou tecidos.


II- Os marcadores tumorais alfafetoproteína e Beta-HCG são capazes de identificar cânceres de células germinativas em gônadas de indivíduos do sexo masculino.


III- Os marcadores tumorais utilizados para rastrear cânceres de células prostáticas e de tecidos mamários são, respectivamente, CA15.3 e PSA.



Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)


Alternativas
Q3101123 Farmácia

Considere os dados clínico-laboratoriais de um paciente hipotético, apresentados na tabela a seguir, para responder a esta questão:



Imagem associada para resolução da questão



Considerando os dados apresentados, analise as afirmativas a seguir.


I- O elevado valor de HOMA-IR pode ser sinal da existência de resistência à insulina e diabetes descompensada na paciente.


II- O resultado dos exames do perfil glicêmico, associados aos dados clínicos, sugerem risco aumentado para síndrome metabólica.


III- Os resultados das dosagens das proteínas glicadas demonstram que a glicemia da paciente está descontrolada a curto e a longo prazo.


IV-I.Os valores do Índice Homa-beta indicam hipofunção das células beta pancreáticas, o que pode resultar no aumento da glicemia.


V- O exame de hemoglobina glicosilada pode revelar um descontrole glicêmico, indicando, hipoteticamente, ineficácia da farmacoterapia.



Estão CORRETAS as afirmativas

Alternativas
Q3101124 Farmácia

Ao farmacêutico atuante em laboratórios de Unidades de Pronto Atendimento – Urgência e Emergência, é comum o recebimento de amostras biológicas de pacientes vítimas de acidentes com animais peçonhentos. O veneno de algumas cobras peçonhentas, por exemplo, contém enzimas tóxicas capazes de promover alterações significativas no padrão de resposta da coagulação sanguínea das vítimas. O exame de coagulograma é um dos exames que podem ser solicitados em caso de picada de cobra, para avaliação dos distúrbios de coagulação provocados pelo veneno desses animais, que contém enzimas tóxicas que diminuem a quantidade e a qualidade da fibrina, uma proteína fundamental para a coagulação sanguínea.

Fonte: ALVARENGA, Felipe Queiroz. Estudo do coagulograma. Adaptado de CAMARA, Brunno. Alterações laboratoriais após acidentes com serpentes peçonhentas. 2019. Disponível em: http://gg.gg/1c931s. Acesso em: 27 set. 2024.



Considerando o enunciado, analise as afirmações a seguir sobre as possíveis alterações laboratoriais em um coagulograma de um paciente vítima de acidente com animal peçonhento - Família Viperidae (Jararaca, gênero Bothrops).


I- A picada de cobra pode desencadear uma trombocitose.


II- A picada de cobra pode reduzir o tempo de tromboplastina parcial ativada.


III- A picada de cobra pode causar diminuição do número de plaquetas.


IV- A picada de cobra pode causar prolongamento do tempo de protrombina.


V- A picada de cobra pode prolongar o tempo de coagulação ou tornar o sangue incoagulável.



Estão CORRETAS as afirmativas 

Alternativas
Q3101125 Farmácia

Diante de uma prescrição de exames laboratoriais, os conhecimentos técnicos sobre a coleta e o processamento de amostras biológicas são importantes para a seleção correta dos tubos e dos procedimentos a serem realizados após a punção venosa. A escolha correta dos tubos, contendo reagente ou anticoagulantes específicos, pode impactar na qualidade dos resultados analíticos. Não se atentar para os detalhes referentes aos processos pré-analíticos pode desencadear uma sucessão de erros, gerando resultados não confiáveis, tampouco seguros para a correta interpretação e manejo clínico dos pacientes. É fundamental que o farmacêutico, analista clínico, coordene ações, no sentido de padronizar os procedimentos relacionados à coleta de sangue, e capacite sua equipe, para a realização de práticas seguras quanto à execução de todos os procedimentos pré-analíticos que envolvem a correta seleção dos tubos de coleta de sangue.


Fonte: ALVARENGA, Felipe Queiroz. Considerações sobre coleta e processamento de amostra. Farmacêutico Bioquímico. São João Del Rei – MG. Set. 2024.


Diante do tema proposto no enunciado, deve-se obter quais amostras biológicas e em quais tipos tubos de coleta, para a realização dos exames de hemograma e coagulograma, respectivamente: 

Alternativas
Q3101126 Farmácia

Leia os textos I e II para responder a esta questão.


Texto I


A glicose é o carboidrato utilizado como primeira fonte de energia pelo organismo humano. Dela se obtém energia necessária para a manutenção das reações metabólicas. O exame pelo qual se determina a concentração desse carboidrato no sangue é a Glicemia, que pode ser realizada em jejum, após sobrecarga controlada de açúcar, após o almoço ou até mesmo, de forma aleatória. O objetivo da dosagem da glicemia é a investigação de anormalidade no perfil dos carboidratos, além de triagem e diagnóstico de Diabetes Mellitus (DM).


Texto II



A espectrofotometria é a técnica utilizada em ampla escala para realização da dosagem da glicemia. Os Ensaios colorimétricos enzimáticos, para a determinação da glicemia, utilizam a enzima Glicose Oxidase e Peroxidase sobre o substrato glicose, formando um composto colorido (cor vermelha), cuja absorbância é diretamente proporcional à concentração de glicose na amostra.

Fonte: ALVARENGA, Felipe Queiroz. Principais métodos laboratoriais: espectrofotometria. 2024. Adaptado: GOLD ANALISA, Kit para determinação da glicose por metodologia enzimática-colorimétrica. Disponível: http://gg.gg/1caq2b. Acesso em: 30 set. 2024.



Diante do exposto, considere o exame e a técnica descritos no enunciado, para julgar as afirmativas a seguir.


I- Se uma amostra em análise apresentou hiperglicemia, a sua absorbância é baixa e, dessa forma, a coloração apresentada pela solução após ação enzimática no substrato glicose foi fraca.


II- Se uma amostra apresentar coloração vermelho escuro, pode ser um indicativo de que a concentração plasmática de glicose está elevada.


III- Se a amostra de um paciente está sendo submetida à técnica descrita no texto II, pode-se afirmar que ela está sujeita à Lei de Lambert-Beer.



Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)  

Alternativas
Q3101127 Farmácia

Leia atentamente os dados contidos no enunciado para responder a esta questão.  


Imagem associada para resolução da questão


Com base nos dados descritos no enunciado, pode-se inferir que  


Alternativas
Q3101128 Farmácia

Imagem associada para resolução da questão



Para iniciar a rotina laboratorial no equipamento de bioquímica, o analista clínico precisa preparar duas soluções: uma básica e outra alcalina. Essas soluções são utilizadas nas diversas reações realizadas no analisador. O volume mínimo necessário de cada solução para o equipamento iniciar a sua rotina é de 1000 mL, não podendo ultrapassar 2000 mL.


Fonte: ALVARENGA, Felipe Queiroz. Preparo de soluções e reagentes analíticos. SJDR-MG, 2024. Imagens disponíveis em: http://gg.gg/1catxs e http://gg.gg/1catxf. Acesso em: 1 out. 2024.


Considerando que já preexiste 300 mL de solução ácida a 5% (v/v) de HCl(aq) e 500 mL de solução básica a 10% (v/v) de NaOH(aq) nos respectivos recipientes do analisador bioquímico, para iniciar uma nova rodada de exames, o analista clínico deve completar o volume mínimo de cada um dos reagentes preparando 

Alternativas
Q3101129 Farmácia

Leia atentamente as informações e caso clínico a seguir para responder a esta questão.  


Imagem associada para resolução da questão



Após a análise dos parâmetros urinários supracitados, julgue as assertivas I e II a seguir:


I. O paciente possivelmente apresenta um quadro de infecção bacteriana, que, correlacionada com a presença de cilindros leucocitários, pode sinalizar processo inflamatório ou infecioso do néfron e, normalmente, associa-se à pielonefrite.


PORQUE


II. O paciente apresenta hematúria, sugerindo alteração à nível glomerular, evidenciado pelo dismorfismo eritrocitário e hemoglobinúria, que consiste na identificação da proteína hemoglobina e albumina no sedimento urinário.



A respeito dessas assertivas, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Q3101130 Farmácia

Uma paciente de 29 anos compareceu ao pronto atendimento com queixa de dor pélvica e cheiro forte ao urinar. Os dados clínicos revelaram leve dor pélvica à palpação, afebril, normocorada, normotensa e orientada no tempo e no espaço. Nega alergias. O médico solicitou realização de exame de urina e bacterioscopia ao Gram (Gram da gota de urina). A paciente realizou coleta de urina no banheiro do Pronto Atendimento, sem realização de higiene íntima recomendada e, na sequência, a amostra foi entregue ao laboratório pelo técnico da enfermagem para análise.

O exame do sedimento urinário apresentou numerosos epitélios (vaginais), raros leucócitos e numerosas bactérias. Já o exame do Gram da Gota de urina evidenciou raros polimorfonucleares, numerosos cocobacilos Gram-negativos e “Clue Cells”, caracterizadas pela presença de células escamosas, recobertas por cocobacilos, apagamento das bordas citoplasmáticas.

Diante dos dados clínico-laboratoriais descritos no enunciado, pode-se afirmar que a paciente apresenta 

Alternativas
Q3101131 Farmácia

Ao finalizar o exame de hemograma de um paciente pediátrico, o farmacêutico liberou a seguinte observação (associada às alterações identificadas) no campo da observação do laudo:



Imagem associada para resolução da questão



Considerando a sugestão diagnóstica e a observação do farmacêutico para o caso, atente-se para as alterações hematológicas descritas a seguir.


I- Hemácias normocrômicas apresentando discreta anisocitose macrocítica.


II- Hemácias apresentando acentuada anisocitose com numerosos drepanócitos.


III- Hemácias predominantemente hipocrômicas, com anisocitose macrocítica.


IV- Hemácias apresentando anisopoiquilocitose, com micrócitos e esferócitos.


V- Hemácias apresentando acentuada hipocromia com anisocitose microcítica.



A análise morfológica da série vermelha, compatível com as alterações do hemograma que provocaram a sugestão diagnóstica pelo farmacêutico, é aquela que está descrita em  

Alternativas
Q3101132 Português

Leia, com atenção, o texto 01 e, a seguir, responda a questão, que a ele se refere.


Texto 01


Você lembra quando não existia internet?


Rossandro Klinjey


    Para aqueles que se lembram dos dias em que conversas espontâneas em lojas e sorrisos não solicitados eram a norma, a era pré-smartphone, quando a internet ainda era apenas um sonho, foi mágica. Se o auge da sua infância envolvia ouvir sua mãe gritando na rua: “tá na hora do jantar”, ou inventar aventuras apenas com sua imaginação, você provavelmente nutre uma relação de amor e ódio com seu “telefone inteligente”, esse dispositivo maravilhoso com conexão à internet que nos permite andar em cidades que não conhecemos, pedir comida ou comprar roupa com um clique. Enfim, como sobrevivíamos sem Waze e o delivery?

    E, sim, eles podem encontrar quase tudo para nós, de um novo amor a uma refeição saborosa. Mas, por mais que tentem, ainda não conseguem substituir um abraço caloroso. Muito menos uma conversa olho no olho, ou entender as sutilezas do coração humano. Um brinde à ironia de um mundo onde podemos estar a um clique de tudo, exceto da genuína conexão entre gente de verdade.

    Com a ascensão dos smartphones e das redes sociais, ultrapassamos as barreiras de tempo e espaço, inclusive na internet, reconectando-nos com amigos de infância, colegas de escola e parentes em outros países em tempo real. É uma viagem incrível quebrar as limitações do relógio e da geografia com apenas um toque. Quem poderia resistir a tal fascínio? Em seguida, veio o feed infinito das redes sociais pronto para entregar elevadas doses de dopamina e satisfazer a cada um de nós, fornecendo exatamente o que desejávamos naquele momento. [...] 

    E assim ficamos presos, quase acreditando que havíamos perdido a capacidade de retornar à nossa humanidade. Agora, começamos a compreender esse dilema. Na busca por experiências externas, desvalorizamos a convivência íntima, aquela que nos permite crescer e dar sentido à nossa vida.

    Não por acaso, atualmente, observa-se uma busca por reconexão com o mundo real, uma tentativa de compensar o empobrecimento dos nossos relacionamentos, que se tornaram superficiais.

    Que venham esses novos/velhos tempos, e que venham logo, pois é estando presente que a gente vive o melhor de nós.  


Disponível em: https://vidasimples.co/colunista/voce-lembra-quando-nao-existia-internet/. Acesso em: 30 set. 2024. Adaptado. 

Considere a seguinte passagem do texto: “Um brinde à ironia de um mundo onde podemos estar a um clique de tudo, exceto da genuína conexão entre gente de verdade.”


A ironia a que essa passagem se refere é o fato de a internet 

Alternativas
Q3101133 Português

Leia, com atenção, o texto 01 e, a seguir, responda a questão, que a ele se refere.


Texto 01


Você lembra quando não existia internet?


Rossandro Klinjey


    Para aqueles que se lembram dos dias em que conversas espontâneas em lojas e sorrisos não solicitados eram a norma, a era pré-smartphone, quando a internet ainda era apenas um sonho, foi mágica. Se o auge da sua infância envolvia ouvir sua mãe gritando na rua: “tá na hora do jantar”, ou inventar aventuras apenas com sua imaginação, você provavelmente nutre uma relação de amor e ódio com seu “telefone inteligente”, esse dispositivo maravilhoso com conexão à internet que nos permite andar em cidades que não conhecemos, pedir comida ou comprar roupa com um clique. Enfim, como sobrevivíamos sem Waze e o delivery?

    E, sim, eles podem encontrar quase tudo para nós, de um novo amor a uma refeição saborosa. Mas, por mais que tentem, ainda não conseguem substituir um abraço caloroso. Muito menos uma conversa olho no olho, ou entender as sutilezas do coração humano. Um brinde à ironia de um mundo onde podemos estar a um clique de tudo, exceto da genuína conexão entre gente de verdade.

    Com a ascensão dos smartphones e das redes sociais, ultrapassamos as barreiras de tempo e espaço, inclusive na internet, reconectando-nos com amigos de infância, colegas de escola e parentes em outros países em tempo real. É uma viagem incrível quebrar as limitações do relógio e da geografia com apenas um toque. Quem poderia resistir a tal fascínio? Em seguida, veio o feed infinito das redes sociais pronto para entregar elevadas doses de dopamina e satisfazer a cada um de nós, fornecendo exatamente o que desejávamos naquele momento. [...] 

    E assim ficamos presos, quase acreditando que havíamos perdido a capacidade de retornar à nossa humanidade. Agora, começamos a compreender esse dilema. Na busca por experiências externas, desvalorizamos a convivência íntima, aquela que nos permite crescer e dar sentido à nossa vida.

    Não por acaso, atualmente, observa-se uma busca por reconexão com o mundo real, uma tentativa de compensar o empobrecimento dos nossos relacionamentos, que se tornaram superficiais.

    Que venham esses novos/velhos tempos, e que venham logo, pois é estando presente que a gente vive o melhor de nós.  


Disponível em: https://vidasimples.co/colunista/voce-lembra-quando-nao-existia-internet/. Acesso em: 30 set. 2024. Adaptado. 

Considere a seguinte passagem do texto: “Em seguida, veio o feed infinito das redes sociais pronto para entregar elevadas doses de dopamina e satisfazer a cada um de nós, fornecendo exatamente o que desejávamos naquele momento.”

O termo “dopamina” está associado ao/à 

Alternativas
Q3101134 Português

Leia, com atenção, o texto 01 e, a seguir, responda a questão, que a ele se refere.


Texto 01


Você lembra quando não existia internet?


Rossandro Klinjey


    Para aqueles que se lembram dos dias em que conversas espontâneas em lojas e sorrisos não solicitados eram a norma, a era pré-smartphone, quando a internet ainda era apenas um sonho, foi mágica. Se o auge da sua infância envolvia ouvir sua mãe gritando na rua: “tá na hora do jantar”, ou inventar aventuras apenas com sua imaginação, você provavelmente nutre uma relação de amor e ódio com seu “telefone inteligente”, esse dispositivo maravilhoso com conexão à internet que nos permite andar em cidades que não conhecemos, pedir comida ou comprar roupa com um clique. Enfim, como sobrevivíamos sem Waze e o delivery?

    E, sim, eles podem encontrar quase tudo para nós, de um novo amor a uma refeição saborosa. Mas, por mais que tentem, ainda não conseguem substituir um abraço caloroso. Muito menos uma conversa olho no olho, ou entender as sutilezas do coração humano. Um brinde à ironia de um mundo onde podemos estar a um clique de tudo, exceto da genuína conexão entre gente de verdade.

    Com a ascensão dos smartphones e das redes sociais, ultrapassamos as barreiras de tempo e espaço, inclusive na internet, reconectando-nos com amigos de infância, colegas de escola e parentes em outros países em tempo real. É uma viagem incrível quebrar as limitações do relógio e da geografia com apenas um toque. Quem poderia resistir a tal fascínio? Em seguida, veio o feed infinito das redes sociais pronto para entregar elevadas doses de dopamina e satisfazer a cada um de nós, fornecendo exatamente o que desejávamos naquele momento. [...] 

    E assim ficamos presos, quase acreditando que havíamos perdido a capacidade de retornar à nossa humanidade. Agora, começamos a compreender esse dilema. Na busca por experiências externas, desvalorizamos a convivência íntima, aquela que nos permite crescer e dar sentido à nossa vida.

    Não por acaso, atualmente, observa-se uma busca por reconexão com o mundo real, uma tentativa de compensar o empobrecimento dos nossos relacionamentos, que se tornaram superficiais.

    Que venham esses novos/velhos tempos, e que venham logo, pois é estando presente que a gente vive o melhor de nós.  


Disponível em: https://vidasimples.co/colunista/voce-lembra-quando-nao-existia-internet/. Acesso em: 30 set. 2024. Adaptado. 

Analise as afirmativas tendo em vista as ideias que se podem inferir sobre o texto.


I- As pessoas que não conviveram com o smartphone na infância, hoje, não se acostumam a conviver com ele.


II- As facilidades trazidas pela internet são inegáveis, todavia ela não consegue substituir a interação face a face.


III- A internet trouxe mais malefícios que benefícios à sociedade, por esse motivo ela deve ser, a todo custo, evitada.


IV- A internet trouxe muitos benefícios à vida das pessoas, mas prejudicou sobremaneira as relações interpessoais.


V- As pessoas estão buscando se reconectarem com o mundo real, para dirimirem a superficialidade do mundo virtual.



Estão CORRETAS as afirmativas 

Alternativas
Q3101135 Português

Leia, com atenção, o texto 01 e, a seguir, responda a questão, que a ele se refere.


Texto 01


Você lembra quando não existia internet?


Rossandro Klinjey


    Para aqueles que se lembram dos dias em que conversas espontâneas em lojas e sorrisos não solicitados eram a norma, a era pré-smartphone, quando a internet ainda era apenas um sonho, foi mágica. Se o auge da sua infância envolvia ouvir sua mãe gritando na rua: “tá na hora do jantar”, ou inventar aventuras apenas com sua imaginação, você provavelmente nutre uma relação de amor e ódio com seu “telefone inteligente”, esse dispositivo maravilhoso com conexão à internet que nos permite andar em cidades que não conhecemos, pedir comida ou comprar roupa com um clique. Enfim, como sobrevivíamos sem Waze e o delivery?

    E, sim, eles podem encontrar quase tudo para nós, de um novo amor a uma refeição saborosa. Mas, por mais que tentem, ainda não conseguem substituir um abraço caloroso. Muito menos uma conversa olho no olho, ou entender as sutilezas do coração humano. Um brinde à ironia de um mundo onde podemos estar a um clique de tudo, exceto da genuína conexão entre gente de verdade.

    Com a ascensão dos smartphones e das redes sociais, ultrapassamos as barreiras de tempo e espaço, inclusive na internet, reconectando-nos com amigos de infância, colegas de escola e parentes em outros países em tempo real. É uma viagem incrível quebrar as limitações do relógio e da geografia com apenas um toque. Quem poderia resistir a tal fascínio? Em seguida, veio o feed infinito das redes sociais pronto para entregar elevadas doses de dopamina e satisfazer a cada um de nós, fornecendo exatamente o que desejávamos naquele momento. [...] 

    E assim ficamos presos, quase acreditando que havíamos perdido a capacidade de retornar à nossa humanidade. Agora, começamos a compreender esse dilema. Na busca por experiências externas, desvalorizamos a convivência íntima, aquela que nos permite crescer e dar sentido à nossa vida.

    Não por acaso, atualmente, observa-se uma busca por reconexão com o mundo real, uma tentativa de compensar o empobrecimento dos nossos relacionamentos, que se tornaram superficiais.

    Que venham esses novos/velhos tempos, e que venham logo, pois é estando presente que a gente vive o melhor de nós.  


Disponível em: https://vidasimples.co/colunista/voce-lembra-quando-nao-existia-internet/. Acesso em: 30 set. 2024. Adaptado. 

Analise os itens a seguir, tendo em vista os recursos de linguagem usados no texto.


I- Conotação.


II- Denotação.


III- Coloquialidade.


IV- Estrangeirismo.


V- Subjetividade.



Estão CORRETOS os itens

Alternativas
Q3101136 Português

Leia, com atenção, o texto 01 e, a seguir, responda a questão, que a ele se refere.


Texto 01


Você lembra quando não existia internet?


Rossandro Klinjey


    Para aqueles que se lembram dos dias em que conversas espontâneas em lojas e sorrisos não solicitados eram a norma, a era pré-smartphone, quando a internet ainda era apenas um sonho, foi mágica. Se o auge da sua infância envolvia ouvir sua mãe gritando na rua: “tá na hora do jantar”, ou inventar aventuras apenas com sua imaginação, você provavelmente nutre uma relação de amor e ódio com seu “telefone inteligente”, esse dispositivo maravilhoso com conexão à internet que nos permite andar em cidades que não conhecemos, pedir comida ou comprar roupa com um clique. Enfim, como sobrevivíamos sem Waze e o delivery?

    E, sim, eles podem encontrar quase tudo para nós, de um novo amor a uma refeição saborosa. Mas, por mais que tentem, ainda não conseguem substituir um abraço caloroso. Muito menos uma conversa olho no olho, ou entender as sutilezas do coração humano. Um brinde à ironia de um mundo onde podemos estar a um clique de tudo, exceto da genuína conexão entre gente de verdade.

    Com a ascensão dos smartphones e das redes sociais, ultrapassamos as barreiras de tempo e espaço, inclusive na internet, reconectando-nos com amigos de infância, colegas de escola e parentes em outros países em tempo real. É uma viagem incrível quebrar as limitações do relógio e da geografia com apenas um toque. Quem poderia resistir a tal fascínio? Em seguida, veio o feed infinito das redes sociais pronto para entregar elevadas doses de dopamina e satisfazer a cada um de nós, fornecendo exatamente o que desejávamos naquele momento. [...] 

    E assim ficamos presos, quase acreditando que havíamos perdido a capacidade de retornar à nossa humanidade. Agora, começamos a compreender esse dilema. Na busca por experiências externas, desvalorizamos a convivência íntima, aquela que nos permite crescer e dar sentido à nossa vida.

    Não por acaso, atualmente, observa-se uma busca por reconexão com o mundo real, uma tentativa de compensar o empobrecimento dos nossos relacionamentos, que se tornaram superficiais.

    Que venham esses novos/velhos tempos, e que venham logo, pois é estando presente que a gente vive o melhor de nós.  


Disponível em: https://vidasimples.co/colunista/voce-lembra-quando-nao-existia-internet/. Acesso em: 30 set. 2024. Adaptado. 

Considere a seguinte passagem do texto: “Agora, começamos a compreender esse dilema. Na busca por experiências externas, desvalorizamos a convivência íntima, aquela que nos permite crescer e dar sentido à nossa vida.”


Analise as afirmativas a seguir, tendo em vista a estrutura morfológica e sintática dessa passagem.


I- A vírgula depois de “externas” foi usada, de acordo com a norma, para separar a expressão adverbial “Na busca por experiências externas”, que se encontra deslocada.


II- O uso do sinal indicativo de crase em “à nossa vida”, de acordo com a norma, é facultativo, tendo em vista a presença do pronome possessivo feminino “nossa”.


III- Os pronomes “aquela” e “que” são anafóricos uma vez que constroem coesão, pois retomam o termo “a convivência íntima”.


IV- O uso da próclise em “aquela que nos permite” de acordo com a norma, é obrigatório, pois a palavra “que” é atrativa.


V- Os termos “que” e “e” foram usados como conjunções subordinativas, uma vez que ligam orações e constroem a coesão.



Estão CORRETAS as afirmativas

Alternativas
Q3101137 Português

Leia, com atenção, o texto 01 e, a seguir, responda a questão, que a ele se refere.


Texto 01


Você lembra quando não existia internet?


Rossandro Klinjey


    Para aqueles que se lembram dos dias em que conversas espontâneas em lojas e sorrisos não solicitados eram a norma, a era pré-smartphone, quando a internet ainda era apenas um sonho, foi mágica. Se o auge da sua infância envolvia ouvir sua mãe gritando na rua: “tá na hora do jantar”, ou inventar aventuras apenas com sua imaginação, você provavelmente nutre uma relação de amor e ódio com seu “telefone inteligente”, esse dispositivo maravilhoso com conexão à internet que nos permite andar em cidades que não conhecemos, pedir comida ou comprar roupa com um clique. Enfim, como sobrevivíamos sem Waze e o delivery?

    E, sim, eles podem encontrar quase tudo para nós, de um novo amor a uma refeição saborosa. Mas, por mais que tentem, ainda não conseguem substituir um abraço caloroso. Muito menos uma conversa olho no olho, ou entender as sutilezas do coração humano. Um brinde à ironia de um mundo onde podemos estar a um clique de tudo, exceto da genuína conexão entre gente de verdade.

    Com a ascensão dos smartphones e das redes sociais, ultrapassamos as barreiras de tempo e espaço, inclusive na internet, reconectando-nos com amigos de infância, colegas de escola e parentes em outros países em tempo real. É uma viagem incrível quebrar as limitações do relógio e da geografia com apenas um toque. Quem poderia resistir a tal fascínio? Em seguida, veio o feed infinito das redes sociais pronto para entregar elevadas doses de dopamina e satisfazer a cada um de nós, fornecendo exatamente o que desejávamos naquele momento. [...] 

    E assim ficamos presos, quase acreditando que havíamos perdido a capacidade de retornar à nossa humanidade. Agora, começamos a compreender esse dilema. Na busca por experiências externas, desvalorizamos a convivência íntima, aquela que nos permite crescer e dar sentido à nossa vida.

    Não por acaso, atualmente, observa-se uma busca por reconexão com o mundo real, uma tentativa de compensar o empobrecimento dos nossos relacionamentos, que se tornaram superficiais.

    Que venham esses novos/velhos tempos, e que venham logo, pois é estando presente que a gente vive o melhor de nós.  


Disponível em: https://vidasimples.co/colunista/voce-lembra-quando-nao-existia-internet/. Acesso em: 30 set. 2024. Adaptado. 

Em “Mas, por mais que tentem, ainda não conseguem substituir um abraço caloroso.”, a expressão “por mais que” insere uma ideia de
Alternativas
Q3101138 Português

 Leia, com atenção, o texto 02 e, a seguir, responda a questão, que a ele se refere.


Texto 02 


Analise as afirmativas a seguir, tendo em vista as ideias que se podem inferir do texto 02.


I- Os sonhos são mais encantadores que a realidade.


II- Os sonhos são necessários, pois criam a realidade.


III- A realidade é melhor, tendo em vista a sua concretude.


IV- A possibilidade de se viver um amor de romance é nula.


V- Os sonhos fazem bem, por isso é importante cultivá-los.



Estão CORRETAS as afirmativas

Alternativas
Q3101139 Português

 Leia, com atenção, o texto 02 e, a seguir, responda a questão, que a ele se refere.


Texto 02 


Analise as afirmativas a seguir, tendo em vista a estrutura linguística de composição do texto 02.


I- Os termos “talvez” “quase” e “pelo menos” funcionam como operadores argumentativos.


II- A expressão “muito melhor” foi usada para reforçar uma ideia expressa anteriormente.


III- Os tempos presente e futuro do presente do modo indicativo foram usados na construção do texto.


IV- A locução conjuntiva “se” poderia substituir a conjunção “já que”, sem alteração de sentido.


V- O verbo “contentar-se” é pronominal, o pronome “se”, portanto, é parte integrante do verbo.



Estão CORRETAS as afirmativas

Alternativas
Q3101140 Português

Leia, com atenção, o texto 03 e, a seguir, responda a questão, que a ele se refere.


Texto 03


Analise as afirmativas a seguir, tendo em vista as ideias que se podem inferir do texto 03.


I- Tendo em vista a fala da personagem Anésia no terceiro quadro, percebe-se que, no quarto quadro, sua fala “É, eu sei.” é irônica.


II- Anésia sensibiliza-se com a frustração sentida pela personagem Dolores por não ter conseguido realizar o sonho de ser professora.


III- Anésia considera que falta a Dolores um nível de conhecimento que a permitisse realizar seu sonho de ser professora.


IV- Com sua fala no último quadro, Anésia quer dizer que já esperava que Dolores, pelo seu nível intelectual, não entendesse a sua fala do terceiro quadro.


V- Tendo em vista o que Anésia quis dizer com sua fala no terceiro quadro, deduz-se que o termo “exasperação” é um sentimento negativo.



Estão CORRETAS as afirmativas

Alternativas
Q3101141 Português

Leia, com atenção, o texto 03 e, a seguir, responda a questão, que a ele se refere.


Texto 03


Considerando o significado de “almejar” e de “aspirações”, o uso de “almejar aspirações”, na fala de Anésia, no terceiro quadro, constitui um(a)

Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: D
4: B
5: C
6: A
7: C
8: E
9: C
10: E
11: C
12: D
13: D
14: A
15: C
16: E
17: B
18: A
19: B
20: E