Questões de Concurso Público Prefeitura de Presidente Kubitschek - MG 2024 para Médico Clínico Geral (30 horas)/Médico Clínico Geral (20 horas)
Foram encontradas 10 questões
João, 34 anos, procura atendimento na UBS relatando que, há um mês, teve a sua primeira crise convulsiva, o que o levou a buscar ajuda em um hospital. Na época, exames clínicos e laboratoriais, além de uma tomografia de crânio, descartaram causas agudas para o episódio. Foi então iniciado o uso de valproato em baixa dose (10 mg/kg/dia). Desde então, João não apresentou novos sintomas, e, no momento, o seu exame físico é normal.
Considerando a situação clínica de João e os protocolos do Ministério da Saúde, qual a conduta mais adequada?
Augusto, um homem trans de 58 anos, comparece à consulta médica relatando uma sensação de aperto no peito. Ao exame físico, não foram identificadas alterações palpáveis nas mamas, mas foi encontrada uma linfonodomegalia axilar esquerda com um linfonodo endurecido de cerca de 3 cm e mobilidade reduzida. A investigação inicial por mamografia, ultrassonografia e ressonância magnética das mamas não revelou lesões suspeitas. Entretanto, a biópsia do linfonodo axilar demonstrou um tumor fortemente positivo para receptores de estrogênio e progesterona.
Diante desse quadro clínico, qual a conduta mais adequada para o caso de Augusto?
Paula, uma jovem de 26 anos, chega ao pronto-socorro com visível desconforto. Há dez dias, ela vem percebendo um corrimento vaginal de odor desagradável e, nos últimos sete dias, o quadro piorou com o surgimento de uma dor persistente no baixo ventre. Ela informa que utiliza um dispositivo intrauterino (DIU) de cobre há cerca de um ano. Embora negue febre, vômitos ou diarreia, o corrimento e a dor estão afetando significativamente a sua qualidade de vida e rotina. Durante o exame físico, o médico detecta um corrimento vaginal esverdeado e fétido. Paula apresenta dor à palpação abdominal no baixo ventre e dor significativa à mobilização do colo uterino, além de sensibilidade à palpação dos anexos uterinos.
Com base nesse cenário clínico, qual a abordagem terapêutica mais adequada para garantir o tratamento eficaz e seguro para Paula?
Vicentina, 24 anos, chega ao seu consultório visivelmente preocupada com episódios de tontura que a acometem há duas semanas. A jovem relata que a tontura surge subitamente ao movimentar a cabeça, descrevendo a sensação como uma rotação intensa e desagradável, que a impede de realizar as suas atividades habituais, incluindo o trabalho. Felizmente, a tontura é breve e desaparece em poucos minutos. Intrigado com o caso, o médico realiza o teste de Dix-Hallpike. Durante o exame, Vicentina apresenta nistagmo vertical com componente rotatório e relata piora da tontura.
Diante dos sintomas de Vicentina e dos achados do exame físico, qual a conduta mais adequada?