Questões de Concurso Público Prefeitura de Virgem da Lapa - MG 2024 para Enfermeiro / Hospital

Foram encontradas 20 questões

Q2474528 Enfermagem
No Brasil, na década de 1970, foi desenvolvida, por Wanda Horta, a primeira geração do Processo de Enfermagem (PE) apoiado pela Teoria das Necessidades Humanas Básicas (NHB), baseada na teoria de Maslow, reforçando a importância de um cuidado amplo e humanizado, evidenciando a enfermagem como ciência e apoiando como uma teoria. É embasada em leis gerais como a do equilíbrio, da adaptação e do holismo. Wanda Horta prega como conceitos gerais: enfermagem, ser humano, ambiente, saúde/doença, necessidades humanas básicas, assistir e cuidar em enfermagem, classificando as necessidades humanas básicas em três dimensões. Essas três principais dimensões, segundo Wanda Horta, são:
Alternativas
Q2474529 Enfermagem
A Resolução Cofen n.º 429/2012 dispõe sobre o registro das ações profissionais no prontuário do paciente, e em outros documentos próprios da enfermagem. Com base nessa resolução, sobre esse registro mencionado, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q2474530 Enfermagem
Existem duas vias de administração de medicamentos: a enteral e a parenteral. No caso da via parenteral, é imprescindível informar o local da administração. Leia as assertivas a seguir sobre esse assunto e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Em caso de aplicação intramuscular, o medicamento deve ser administrado exclusivamente no glúteo ou deltoide. ( ) Em caso de aplicação endovenosa, pode ser feita no antebraço no membro inferior. ( ) Em caso de aplicação subcutânea, deve ser feita exclusivamente em região abdominal ou posterior do braço direito. ( ) Em caso de aplicação intradérmica, deve ser feita somente e exclusivamente na face interna do antebraço ou no seio.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as assertivas de cima para baixo.
Alternativas
Q2474531 Enfermagem
O atendimento ao recém-nascido (RN) consiste na assistência por profissional capacitado, durante o nascimento, devendo acompanhar a mãe e o RN no pré, peri e pós-parto. Nesse sentido, há diversas ações a serem realizadas pelo profissional enfermeiro. Leia as assertivas a seguir e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) As medidas antropométricas do RN a serem registradas são: peso, comprimento, perímetro cefálico, perímetro torácico e abdominal. ( ) A realização da prevenção da oftalmia gonocócica (CREDÉ) é obrigatória. ( ) O registro da validade das lâmpadas da fototerapia é desnecessário, pois é uma atividade que deve ser feita pela zeladoria. ( ) A garantia de condições seguras ao usuário, em casos de greve, é necessária.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as assertivas de cima para baixo. 
Alternativas
Q2474532 Enfermagem

Os 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável demonstram um cenário único: uma agenda universal. Eles se constroem sobre o legado dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e concluirão o que estes não conseguiram alcançar. A busca é por concretizar os direitos humanos de todos e alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas. Eles são integrados e indivisíveis e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental. Trata-se dos objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo, a fim de que se possa atingir a Agenda 2030. Leia as assertivas a seguir sobre esse assunto e classifiqueas em verdadeiras (V) ou falsas (F).



( ) Os indicadores de mortalidade infantil falam por si, mas o caminho para se atingir o objetivo dependerá de muitos e variados meios – dirigidos não só às crianças, mas a suas famílias e comunidades, também.
( ) Os 8 objetivos para o Desenvolvimento do Milênio são: 1 - Acabar com a fome e a miséria; 2 - Oferecer educação básica de qualidade para todos; 3 - Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; 4 - Reduzir a mortalidade infantil; 5 - Melhorar a saúde das gestantes; 6 - Combater a Aids, a malária e outras doenças; 7 - Garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; 8 - Estabelecer parcerias para o desenvolvimento.
( ) O combate à Aids, malária e outras doenças deixou de fazer parte dos objetivos do milênio, pois são doenças controladas, inclusive com vacinas já patenteadas, deixando, assim, de ser demanda de saúde pública.
( ) Os 8 objetivos para o Desenvolvimento do Milênio são: 1 - Acabar com a fome e a miséria; 2 - Oferecer ajuda humanitária; 3 - Promover a igualdade entre os gêneros feminino e masculino; 4 - Reduzir o feminicídio; 5 - Melhorar a saúde dos homens; 6 - Combater doenças crônicas não transmissíveis; 7 - Garantir lazer a toda humanidade; 8 - Ofertar equidade e universalidade no acesso ao Sistema Único de Saúde no Brasil e no mundo inteiro.



Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as assertivas de cima para baixo. 

Alternativas
Q2474533 Enfermagem
Com base nas diretrizes da Organização Mundial da Saúde e sob olhar atento e respaldado, o Ministério da Saúde aprovou, através da Portaria GM/MS n.º 971, de 3 de maio de 2006, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) tratam de recursos terapêuticos que fortalecem o cuidado ofertado no Sistema Único de Saúde (SUS). Sobre essas práticas, leia e classifique as afirmativas a seguir em verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) As PICS, através de uma abordagem interdisciplinar, proporcionam uma perspectiva direcionada para um cuidado continuado, humanizado e abrangente em saúde, ampliando conhecimentos e qualificando profissionais de saúde para garantir a oferta segura e de qualidade aos usuários do SUS.
( ) As PICS proporcionam uma perspectiva direcionada para um autocuidado centralizado e unilateral, oportunizando, assim, a concretização do autoconhecimento do corpo para garantir aos usuários do SUS uma melhor aceitação no que se refere à apresentação da sua autoimagem, através do amor próprio.
( ) A divulgação e informação dos conhecimentos básicos para os profissionais de saúde, gestores e usuários do SUS, considerando as metodologias participativas e o saber popular e tradicional, é uma das diretrizes das PICS.
( ) A Terapia Comunitária Integrativa, Apiterapia, Crenoterapia, Bioenergética, Cromoterapia, Dança Circular, Imposição de mãos, Hipnoterapia, Musicoterapia, Ozonioterapia, Fitoterapia, Terapia de Florais e Reiki são exemplos de PICS.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
Alternativas
Q2474534 Enfermagem
A dengue é uma doença que pode ser assintomática ou evoluir até quadros mais graves, como hemorragia e choque. Leia e classifique as afirmativas a seguir sobre esse assunto em verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) A chamada dengue clássica deve ser notificada, a primeira manifestação é febre alta (39 °C a 40 °C) e de início abrupto, usualmente seguida de dor de cabeça ou nos olhos, cansaço ou dores musculares e ósseas, falta de apetite, náuseas, tonteiras, vômitos e erupções na pele. ( ) A doença tem duração de cinco a sete dias (máximo de 10), mas o período de convalescença pode ser acompanhado de grande debilidade física e prolongar-se por várias semanas após a manifestação dos primeiros sintomas clínicos. ( ) A febre hemorrágica da dengue possui sintomas iniciais semelhantes, porém há um agravamento do quadro clínico no terceiro ou quarto dia de evolução, com aparecimento de manifestações hemorrágicas e colapso circulatório. ( ) A presença dos sinais de alerta (vômitos persistentes, dor abdominal, hipotensão postural, hemorragia e inquietação) deve ser bem observada e, caso surja, a orientação é procurar imediatamente atendimento médico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.  
Alternativas
Q2474535 Enfermagem
A vacina BCG previne contra as formas graves da tuberculose (meníngea e miliar), é feita com o bacilo de CalmetteGuérin, que é uma forma enfraquecida da bactéria que causa a tuberculose. A Instrução Normativa do Calendário Nacional De Vacinação 2024 foi atualizada em fevereiro do referido ano, pela Coordenação-Geral de Incorporação Científica e Imunização (CGICI) do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI) da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde e traz orientações acerca da vacinação. Leia as assertivas que seguem sobre esse assunto, classificando-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) As crianças vacinadas com a BCG que possuem registro na faixa etária preconizada e que não apresentam cicatriz vacinal devem ser revacinadas com o intervalo máximo de 1 ano. ( ) A administração da BCG deve ser feita no volume de 1,0 ml para pessoas de até 1 (um) ano de idade, via intradérmica. ( ) A administração da BCG deve ser feita no volume de 0,5 ml para pessoas maiores de 1 (um) ano de idade, via intradérmica, caso não possua cicatriz vacinal e nem registro da vacina. ( ) As pessoas portadoras de HIV não devem ser vacinadas a partir dos 5 (cinco) anos de idade, mesmo que assintomáticas e sem sinais de imunodeficiência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as assertivas de cima para baixo.
Alternativas
Q2474536 Enfermagem
A definição de Pessoa com Deficiência está inclusa na Lei Brasileira de Inclusão (LBI) n.º 13.146, de julho de 2015: a deficiência é tida como resultado da interação entre impedimentos, que são condições existentes nas funções e estruturas do corpo, e barreiras que podem ser urbanísticas, arquitetônicas, barreiras nos transportes, comunicações e na informação, atitudinais e tecnológicas. Assim, a deficiência é compreendia pela experiência de obstrução do gozo pleno e efetivo na sociedade em igualdade de condições. Em 11 de outubro 2023, foi instituída a Portaria GM/MS n.º 1.526, que trata da nova Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Deficiência (PNAISPD) e tem como objetivo promover e proteger a saúde da pessoa com deficiência, por meio da ampliação do acesso ao cuidado integral no âmbito do SUS. Leia as assertivas que seguem, classificando-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma deficiência. ( ) A inclusão de uma determinada doença como deficiência necessita de que o dano/consequência seja permanente. ( ) As pessoas com deficiência têm o direito à atenção integral à saúde. ( ) As pessoas com deficiência têm o direito ao acesso no serviço de saúde, desde que a porta de entrada seja via CAPS.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as assertivas de cima para baixo.
Alternativas
Q2474537 Enfermagem
A Lei n.º 8080/1990 dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências, e o seu Art. 5º regra os objetivos do SUS. Considerando esse assunto, analise as assertivas que seguem e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) É tido como objetivo do SUS: a identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde. ( ) É tido como objetivo do SUS: a formulação de política de saúde destinada a promover, nos campos econômico e social, a observância do disposto. ( ) É tido como objetivo do SUS: a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde. ( ) É tido como objetivo do SUS: a equidade, a universalidade e a igualdade, garantindo que sejam cumpridos os princípios do SUS.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as assertivas de cima para baixo.
Alternativas
Q2474538 Português
INSTRUÇÃO: Leia, com atenção, o texto 01 e, a seguir, responda à questão que a ele se refere.
Texto 01 

 Uma vida “Lagom
Luciana Pianaro

Sou administradora por formação e, durante alguns anos, antes de me descobrir empreendedora, trabalhei em uma multinacional sueca fabricante de caminhões e de ônibus: a Volvo. Comecei estagiária, fui temporária e, por fim, contratada, sendo meu único registro na carteira de trabalho em toda a minha trajetória profissional. Aquela companhia foi minha grande escola de gestão. E foi nessa fábrica escandinava que eu entendi o valor de uma cultura, tanto a cultura empresarial, quanto a cultura de um povo. 
Trabalhei com muitos suecos e guardo com carinho boas lembranças e amigos que mantenho até hoje. Inclusive na fábrica, pois atuei muito tempo acompanhando a produção de veículos. Na Volvo, eu aprendi o valor da organização, dos processos, da eficiência, do equilíbrio... Ao contrário de nós, brasileiros, os suecos não trabalhavam além da conta. Ao final do expediente, religiosamente, eles partiam para suas casas, suas famílias, seus hobbies. E isso não é à toa. 
A Suécia tem na sua cultura um conceito de vida chamado lagom (muito similar ao hygge, dos dinamarqueses), que significa “o suficiente”; nem muito, nem pouco. É o adequado, moderado, equilibrado. Significa não ostentar, não mostrar superioridade e sucesso pelas posses materiais. É não ser apenas moderno ou apenas clássico. É não comprar por impulso nem acumular sem usar. Seguir o lagom significa trabalhar o necessário e com foco, transformando eficiência em resultado. E ter tempo para cuidar da vida pessoal, do corpo, da mente e da família.
Naquele país escandinavo tão frio, lagom é estado de espírito. E é um dos principais fatores que produzem o bemestar daquele povo, reconhecido como um dos mais felizes do globo. Vivenciar o lagom seria o equivalente a viver o “caminho do meio” de Buda e ter a “vida justa” de Aristóteles.
Vale ressaltar que o lagom não se opõe à ambição, à modernidade, à arquitetura arrojada, à boa comida nem aos gostos refinados. Apenas nos aconselha a viver cada momento de forma moderada, para não comprometer os acontecimentos futuros. Lagom representa “o suficiente”, em contraste com o “quanto mais melhor” que está destruindo nossa sociedade ocidental com tantos acúmulos. [...] Viver uma vida simples não se trata de ter uma existência simplória, que se contenta com o menos. Uma vida simples é moderada, justa e feliz. Suficiente e única para cada um.

Disponível em: https://vidasimples.com/. Acesso em: 5 mar. 2024. Adaptado.
Analise as afirmativas a seguir, tendo em vista as ideias que se podem inferir do texto.
I. Suecos e brasileiros são culturalmente diferentes tendo em vista a forma como vivem. II. Dinamarqueses têm hábitos semelhantes aos brasileiros quanto ao estilo de vida. III. O cuidado pessoal e com os familiares faz com que os suecos sejam considerados o povo mais feliz do mundo. IV. O lagom é uma forma de viver que é contrária a qualquer tipo de ambição e hábitos sofisticados. V. O hygge, diferentemente do lagom, é um estilo de vida que é contra a ostentação e ao sentimento de superioridade advindos de bens materiais.
Estão CORRETAS as afirmativas 
Alternativas
Q2474539 Português
INSTRUÇÃO: Leia, com atenção, o texto 01 e, a seguir, responda à questão que a ele se refere.
Texto 01 

 Uma vida “Lagom
Luciana Pianaro

Sou administradora por formação e, durante alguns anos, antes de me descobrir empreendedora, trabalhei em uma multinacional sueca fabricante de caminhões e de ônibus: a Volvo. Comecei estagiária, fui temporária e, por fim, contratada, sendo meu único registro na carteira de trabalho em toda a minha trajetória profissional. Aquela companhia foi minha grande escola de gestão. E foi nessa fábrica escandinava que eu entendi o valor de uma cultura, tanto a cultura empresarial, quanto a cultura de um povo. 
Trabalhei com muitos suecos e guardo com carinho boas lembranças e amigos que mantenho até hoje. Inclusive na fábrica, pois atuei muito tempo acompanhando a produção de veículos. Na Volvo, eu aprendi o valor da organização, dos processos, da eficiência, do equilíbrio... Ao contrário de nós, brasileiros, os suecos não trabalhavam além da conta. Ao final do expediente, religiosamente, eles partiam para suas casas, suas famílias, seus hobbies. E isso não é à toa. 
A Suécia tem na sua cultura um conceito de vida chamado lagom (muito similar ao hygge, dos dinamarqueses), que significa “o suficiente”; nem muito, nem pouco. É o adequado, moderado, equilibrado. Significa não ostentar, não mostrar superioridade e sucesso pelas posses materiais. É não ser apenas moderno ou apenas clássico. É não comprar por impulso nem acumular sem usar. Seguir o lagom significa trabalhar o necessário e com foco, transformando eficiência em resultado. E ter tempo para cuidar da vida pessoal, do corpo, da mente e da família.
Naquele país escandinavo tão frio, lagom é estado de espírito. E é um dos principais fatores que produzem o bemestar daquele povo, reconhecido como um dos mais felizes do globo. Vivenciar o lagom seria o equivalente a viver o “caminho do meio” de Buda e ter a “vida justa” de Aristóteles.
Vale ressaltar que o lagom não se opõe à ambição, à modernidade, à arquitetura arrojada, à boa comida nem aos gostos refinados. Apenas nos aconselha a viver cada momento de forma moderada, para não comprometer os acontecimentos futuros. Lagom representa “o suficiente”, em contraste com o “quanto mais melhor” que está destruindo nossa sociedade ocidental com tantos acúmulos. [...] Viver uma vida simples não se trata de ter uma existência simplória, que se contenta com o menos. Uma vida simples é moderada, justa e feliz. Suficiente e única para cada um.

Disponível em: https://vidasimples.com/. Acesso em: 5 mar. 2024. Adaptado.
Das expressões usadas no texto, a que está em desacordo com o modo de vida “lagom” é
Alternativas
Q2474540 Português
INSTRUÇÃO: Leia, com atenção, o texto 01 e, a seguir, responda à questão que a ele se refere.
Texto 01 

 Uma vida “Lagom
Luciana Pianaro

Sou administradora por formação e, durante alguns anos, antes de me descobrir empreendedora, trabalhei em uma multinacional sueca fabricante de caminhões e de ônibus: a Volvo. Comecei estagiária, fui temporária e, por fim, contratada, sendo meu único registro na carteira de trabalho em toda a minha trajetória profissional. Aquela companhia foi minha grande escola de gestão. E foi nessa fábrica escandinava que eu entendi o valor de uma cultura, tanto a cultura empresarial, quanto a cultura de um povo. 
Trabalhei com muitos suecos e guardo com carinho boas lembranças e amigos que mantenho até hoje. Inclusive na fábrica, pois atuei muito tempo acompanhando a produção de veículos. Na Volvo, eu aprendi o valor da organização, dos processos, da eficiência, do equilíbrio... Ao contrário de nós, brasileiros, os suecos não trabalhavam além da conta. Ao final do expediente, religiosamente, eles partiam para suas casas, suas famílias, seus hobbies. E isso não é à toa. 
A Suécia tem na sua cultura um conceito de vida chamado lagom (muito similar ao hygge, dos dinamarqueses), que significa “o suficiente”; nem muito, nem pouco. É o adequado, moderado, equilibrado. Significa não ostentar, não mostrar superioridade e sucesso pelas posses materiais. É não ser apenas moderno ou apenas clássico. É não comprar por impulso nem acumular sem usar. Seguir o lagom significa trabalhar o necessário e com foco, transformando eficiência em resultado. E ter tempo para cuidar da vida pessoal, do corpo, da mente e da família.
Naquele país escandinavo tão frio, lagom é estado de espírito. E é um dos principais fatores que produzem o bemestar daquele povo, reconhecido como um dos mais felizes do globo. Vivenciar o lagom seria o equivalente a viver o “caminho do meio” de Buda e ter a “vida justa” de Aristóteles.
Vale ressaltar que o lagom não se opõe à ambição, à modernidade, à arquitetura arrojada, à boa comida nem aos gostos refinados. Apenas nos aconselha a viver cada momento de forma moderada, para não comprometer os acontecimentos futuros. Lagom representa “o suficiente”, em contraste com o “quanto mais melhor” que está destruindo nossa sociedade ocidental com tantos acúmulos. [...] Viver uma vida simples não se trata de ter uma existência simplória, que se contenta com o menos. Uma vida simples é moderada, justa e feliz. Suficiente e única para cada um.

Disponível em: https://vidasimples.com/. Acesso em: 5 mar. 2024. Adaptado.
Considere a passagem do texto “Ao final do expediente, religiosamente, eles partiam para suas casas, suas famílias, seus hobbies. E isso não é à toa.”
Analise as afirmativas a seguir, tendo em vista a estrutura de composição da referida passagem.
I. O termo “religiosamente” foi usado em sentido figurado, expressando uma circunstância de modo. II. O pronome “eles” foi usado como elemento de coesão, referindo-se a um termo anteriormente expresso. III. O termo “hobbies” foi usado em itálico para assinalar o emprego de um estrangeirismo. IV. A expressão “ao final do expediente” foi usada como uma circunstância de tempo e, por estar antecipada, deve ser separada por vírgula. V. As expressões “suas casas”, “suas famílias”, “seus hobbies” constituem um paralelismo sintático, pois foram usadas com a mesma função.
Estão CORRETAS as afirmativas
Alternativas
Q2474541 Português
INSTRUÇÃO: Leia, com atenção, o texto 01 e, a seguir, responda à questão que a ele se refere.
Texto 01 

 Uma vida “Lagom
Luciana Pianaro

Sou administradora por formação e, durante alguns anos, antes de me descobrir empreendedora, trabalhei em uma multinacional sueca fabricante de caminhões e de ônibus: a Volvo. Comecei estagiária, fui temporária e, por fim, contratada, sendo meu único registro na carteira de trabalho em toda a minha trajetória profissional. Aquela companhia foi minha grande escola de gestão. E foi nessa fábrica escandinava que eu entendi o valor de uma cultura, tanto a cultura empresarial, quanto a cultura de um povo. 
Trabalhei com muitos suecos e guardo com carinho boas lembranças e amigos que mantenho até hoje. Inclusive na fábrica, pois atuei muito tempo acompanhando a produção de veículos. Na Volvo, eu aprendi o valor da organização, dos processos, da eficiência, do equilíbrio... Ao contrário de nós, brasileiros, os suecos não trabalhavam além da conta. Ao final do expediente, religiosamente, eles partiam para suas casas, suas famílias, seus hobbies. E isso não é à toa. 
A Suécia tem na sua cultura um conceito de vida chamado lagom (muito similar ao hygge, dos dinamarqueses), que significa “o suficiente”; nem muito, nem pouco. É o adequado, moderado, equilibrado. Significa não ostentar, não mostrar superioridade e sucesso pelas posses materiais. É não ser apenas moderno ou apenas clássico. É não comprar por impulso nem acumular sem usar. Seguir o lagom significa trabalhar o necessário e com foco, transformando eficiência em resultado. E ter tempo para cuidar da vida pessoal, do corpo, da mente e da família.
Naquele país escandinavo tão frio, lagom é estado de espírito. E é um dos principais fatores que produzem o bemestar daquele povo, reconhecido como um dos mais felizes do globo. Vivenciar o lagom seria o equivalente a viver o “caminho do meio” de Buda e ter a “vida justa” de Aristóteles.
Vale ressaltar que o lagom não se opõe à ambição, à modernidade, à arquitetura arrojada, à boa comida nem aos gostos refinados. Apenas nos aconselha a viver cada momento de forma moderada, para não comprometer os acontecimentos futuros. Lagom representa “o suficiente”, em contraste com o “quanto mais melhor” que está destruindo nossa sociedade ocidental com tantos acúmulos. [...] Viver uma vida simples não se trata de ter uma existência simplória, que se contenta com o menos. Uma vida simples é moderada, justa e feliz. Suficiente e única para cada um.

Disponível em: https://vidasimples.com/. Acesso em: 5 mar. 2024. Adaptado.
Assinale a passagem em que estão presentes duas palavras formadas por derivação imprópria, já que, normalmente, são classificadas como adjetivos e foram usadas, no texto, como substantivos.
Alternativas
Q2474542 Português
INSTRUÇÃO: Leia, com atenção, o texto 02 e, a seguir, responda à questão que a ele se refere.

Texto 02

Mais duas chances para você ser cavalheiro. 



Disponível em: https://br.pinterest.com/. Acesso em: 5 mar. 2024. Adaptado.
Analise as afirmativas a seguir, tendo em vista as ideias que se podem inferir do texto 02.
I. O termo “cavalheiro” foi usado para designar aquela pessoa que pratica gentileza. II. A expressão “mais duas chances” indica que antes já havia a chance de ser “cavalheiro”. III. O gesto de abrir a porta do carro foi referenciado explicitamente como um ato de gentileza destinado exclusivamente a uma mulher. IV. A expressão “4 portas” mantém relação coesiva com a expressão “Mais duas chances”. V. A imagem do texto reforça a ideia de que as chances de alguém ser gentil aumentaram.
Estão CORRETAS as afirmativas
Alternativas
Q2474543 Português
INSTRUÇÃO: Leia, com atenção, o texto 02 e, a seguir, responda à questão que a ele se refere.

Texto 02

Mais duas chances para você ser cavalheiro. 



Disponível em: https://br.pinterest.com/. Acesso em: 5 mar. 2024. Adaptado.
Analise as afirmativas a seguir tendo em vista as estratégias usadas para compor o texto.
I. O termo “mais” foi usado como operador argumentativo e a sua ausência alteraria o sentido do texto. II. O verbo “ser”, por compor um anúncio publicitário, foi conjugado no imperativo afirmativo. III. O verbo “ser” foi usado com a função de ligar o sujeito “você” à sua característica. IV. O pronome “você” demonstra, discursivamente, a pessoa com quem se fala diretamente sobre as novas possibilidades de ser “cavalheiro”. V. A preposição “para” constitui um elemento de coesão e insere no texto uma ideia de finalidade.
Estão CORRETAS as afirmativas  
Alternativas
Q2474544 Português
INSTRUÇÃO: Leia, com atenção, o texto 03 e, a seguir, responda à questão que a ele se refere.

Texto 03

Sonhe
 Clarice Lispector

Seja o que você quer ser,
porque você possui apenas uma vida e nela só se tem uma chance
de fazer aquilo que se quer.

Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.

As pessoas mais felizes não têm as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos.

A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam.
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem a importância das pessoas que passam por suas vidas.

Disponível em: https://escolaeducacao.com.br/clarice-lispector. Acesso em: 5 mar. 2024.
Assinale a alternativa que está em desacordo com as ideias que se podem inferir do texto 03.
Alternativas
Q2474545 Português
INSTRUÇÃO: Leia, com atenção, o texto 03 e, a seguir, responda à questão que a ele se refere.

Texto 03

Sonhe
 Clarice Lispector

Seja o que você quer ser,
porque você possui apenas uma vida e nela só se tem uma chance
de fazer aquilo que se quer.

Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.

As pessoas mais felizes não têm as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos.

A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam.
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem a importância das pessoas que passam por suas vidas.

Disponível em: https://escolaeducacao.com.br/clarice-lispector. Acesso em: 5 mar. 2024.
Analise as afirmativas a seguir tendo em vista a estrutura linguística do texto 03.
I. Na segunda estrofe, o pronome -la foi usado como um elemento de coesão, uma vez que retoma o substantivo “vida”, que se encontra anteriormente expresso. II. Na terceira estrofe, o verbo “têm” foi acentuado porque se encontra na terceira pessoa do plural do presente do indicativo, concordando com o seu sujeito “as pessoas”. III. Na quarta estrofe, tem-se o uso do paralelismo sintático, marcado pela repetição da expressão “para aqueles que [...]”, a qual introduz termos que foram usados com a mesma função sintática. IV. Na terceira estrofe, no trecho “[...] oportunidades que aparecem em seus caminhos.”, o termo “que” poderia ser substituído por “as quais” sem alteração de sentido dessa estrofe. V. Na primeira estrofe, ocorre próclise nos dois usos do pronome oblíquo átono “se”, já que os termos “só” (advérbio) e “que” (pronome relativo) são palavras atrativas.
Estão CORRETAS as afirmativas
Alternativas
Q2474546 Português
INSTRUÇÃO: Leia, com atenção, o texto 04 e, a seguir, responda à questão que a ele se refere.

Texto 04




Disponível em: https://cartunistasolda.com.br. Acesso em: 5 mar. 2024.
Analise as afirmativas a seguir, tendo em vista as ideias que se podem inferir do texto.
I. A personagem Helga, a princípio, acredita nas palavras do personagem Hagar e compra o vestido. II. Hagar esperava de Helga o mesmo entusiasmo que ele demonstrou quando ela mostrou o vestido que queria comprar. III. Helga considera Hagar um “manipulador” porque o comportamento que ele teve foi para induzi-la a ter o mesmo comportamento com ele. IV. Hagar se decepciona porque Helga não reconhece o seu entusiasmo, que é genuíno. V. O comportamento de Hagar mostra que a sua decisão de compra não depende da aprovação de Helga.
Estão CORRETAS as afirmativas
Alternativas
Q2474547 Português
INSTRUÇÃO: Leia, com atenção, o texto 04 e, a seguir, responda à questão que a ele se refere.

Texto 04




Disponível em: https://cartunistasolda.com.br. Acesso em: 5 mar. 2024.
Analise as afirmativas a seguir, tendo em vista a estrutura das falas do texto 04.
I. No primeiro quadro, Helga poderia ter usado, de acordo com a norma, o pronome demonstrativo “esse” no lugar de “este”. II. Na sentença “compre-o”, Hagar usa o pronome “o” na posição enclítica, mas poderia tê-lo usado, de acordo com a norma, também na posição proclítica. III. No segundo quadro, Hagar poderia ter usado, de acordo com a norma, o termo “nesse” no lugar do termo “neste”. IV. No segundo quadro, a expressão “para venda” insere, no texto, uma circunstância adverbial de finalidade. V. Na sentença “não importa o custo”, Hagar opta por usar o sujeito posposto ao verbo, mas poderia tê-lo usado anteposto, sem alterar o sentido dessa sua fala.
Estão CORRETAS as afirmativas
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: B
4: D
5: B
6: E
7: A
8: D
9: A
10: E
11: B
12: D
13: E
14: C
15: D
16: A
17: D
18: E
19: B
20: A