Questões de Concurso Público Prefeitura de Ubaí - MG 2025 para Fisioterapeuta
Foram encontradas 30 questões
I- O exame de motricidade inclui os testes de força motora, reflexos tendinosos profundos, tônus muscular e trofismo muscular.
II- O exame físico pode revelar hipotrofia muscular sugestiva de lesão de nervos espinhais lombares.
III- A manobra de Romberg, utilizada para avaliar o desequilíbrio, é considerada positiva em pacientes com lombalgia por estenose do canal vertebral lombar.
IV- Os pacientes com lombociatalgia podem exibir uma hipoestesia no dermátomo correspondente ao nervo espinhal acometido pela hérnia de disco lombar.
Estão CORRETAS as afirmativas
I- Na fase de preparação à intervenção, o programa de reabilitação visa à tomada de consciência através do relaxamento e da educação respiratória.
II- Na fase de reeducação pós-operatória, a retomada de uma atividade, segmentária, mesmo que modesta, feita na cama, iniciada geralmente depois do 15º dia da intervenção, compreende o uso de exercícios respiratórios curtos e prudentes, movimentos dos membros superiores e inferiores de forma semiativa e guiada, partindo das articulações distais e contrações não máximas da parede abdominal.
III- Na fase de reeducação pós-operatória, com o uso de protetor (gesso), confeccionado depois do 20º dia da intervenção, as atividades cinesioterápicas devem desenvolver uma função integradora mediante exercícios respiratórios, exercícios de alongamento em várias posições, efetuados primeiramente em posições estáticas e depois dinâmicas, e exercícios isométricos para a musculatura longa e transversal.
IV- Na fase de preparação à intervenção, o programa de reabilitação utiliza exercícios de alongamento passivo com tração em decúbito e sentado, com o objetivo de promover uma redução maior das curvas para minimizar as dificuldades de mobilização na sala cirúrgica.
Estão CORRETAS as afirmativas
I- A informação entre parênteses “(em 2024, 366!)” indica que o ano de 2024 passou tão devagar que pareceu ter um dia a mais, quando, na verdade, teve os mesmos 365 dias de todos os anos.
II- Os últimos dias do ano são usados, habitualmente, para fazer uma retrospectiva do que foi experienciado durante o ano de 2024.
III- A informação entre parênteses “(em 2024, 366!)” constrói uma ironia, pois expressa que o ano de 2024 foi permeado por acontecimentos ruins, dando a impressão de que teve mais dias.
IV- A ação de relembrar o que foi vivido durante o ano tem, principalmente, o objetivo de focar e verificar os erros cometidos para que eles não se repitam.
V- A informação entre parênteses “(em 2024, 366!)” permite concluir que 2024 foi um ano bissexto, que é o ano ao qual é acrescentado um dia extra ao mês de fevereiro, ficando com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias.
Estão CORRETAS as afirmativas
I- A maturidade, advinda com o tempo, permite a simplificação da vida. II- Os sonhos e os desejos significativos desaparecem com a maturidade. III- O alcance das metas, na maturidade, é essencial para evitar a frustração. IV- O desrespeito aos próprios limites traz como consequência a ansiedade. V- O controle de todos os acontecimentos da vida é um objetivo inatingível.
Estão CORRETAS as afirmativas
Tendo em vista o contexto em que foi empregada, infere-se que a palavra “start” foi usada com sentido de
Analise as afirmativas a seguir, tendo em vista a estrutura linguística de composição dessa passagem.
I- Em “viver uma vida ansiosa”, verifica-se o emprego da figura de linguagem pleonasmo como recurso de expressão.
II- Em “me preocupar menos”, o pronome oblíquo átono “me” foi usado, informalmente, proclítico, pois, formalmente, estaria enclítico, resultando a forma “preocupar-me”.
III- Em “quando a gente não aceita”, o termo “a gente” é marca de coloquialidade que poderia ser substituída pelo pronome pessoal “nós”, com o qual o verbo “aceita” deveria concordar.
IV- Em “dançar conforme a música”, verifica-se o emprego da linguagem conotativa e essa expressão assume, no texto, o sentido de aceitar a vida com ela é.
V- Em “quando a gente não aceita o que se apresenta”, o pronome “se” foi usado proclítico, de acordo com a norma, pois a palavra “que” é atrativa.
Estão CORRETAS as afirmativas
Texto 02
I- A pergunta do personagem, no primeiro quadro, é justificável, já que as palavras “preço” e “valor” nem sempre têm a mesma significação.
II- Anésia usa a contextualização das palavras “preço” e “valor” como estratégia para provar a sua tese de que essas palavras são antônimas.
III- As palavras “preço” e “valor” são sempre antônimas, independentemente do contexto em que forem empregadas.
IV- Dolores está certa ao considerar que as palavras “preço” e “valor” são sinônimas, porque se sabe que, em determinados contextos, essas palavras podem assumir a mesma significação.
V- Anésia usa a linguagem conotativa para construir os exemplos e defender a sua tese de que as palavras “preço” e “valor” são antônimas.
Estão CORRETAS as afirmativas
Texto 02
Texto 03
I- A figura de linguagem hipérbole está presente na expressão “A maior prova”, a qual foi usada como um recurso de argumentação.
II- A referência a uma variação linguística regional é usada para construir a argumentação apresentada no texto.
III- O termo “trem” está presente na fala dos habitantes de Minas Gerais substituindo vários outros nomes, e, no texto, foi usado para se referir à palavra “avião”.
IV- O preconceito linguístico está presente no texto em relação ao uso da palavra “trem” pelos habitantes do Estado de Minas Gerais.
V- A palavra “trem” é característica da linguagem dos mineiros e forma a expressão “trem de pouso”, que substitui o termo “rodas”.
Estão CORRETAS as afirmativas
Texto 03
I- O termo “avião” foi usado como sujeito paciente da ação verbal “foi inventado”. II- A locução verbal “foi inventado” indica que o verbo “inventar” está apassivado. III- O termo “por um mineiro” exerce a função sintática de agente da ação “foi inventado”. IV- A locução verbal “foi inventado” corresponderia à forma “inventou”, na voz ativa. V- O termo “um mineiro” seria o agente da ação “inventou”, a qual estaria na voz ativa.
Estão CORRETAS as afirmativas