Questões de Concurso Público HC-UFPE 2010 para Nutricionista
Foram encontradas 50 questões
1) Em comparação ao passado, vê-se que hoje as pessoas estão mais sensíveis a questões que envolvem a preservação da vida e à cooperação global.
2) Nossa necessidade de visões atraentes do futuro é um dos fatores que estão fazendo da ética um tema recorrente, na atualidade.
3) Alguns dos sérios problemas atuais advêm da forte ênfase na competição, na autopreservação e no consumo, que são características da sociedade industrial.
4) A sobrevivência da espécie humana está na dependência de mudanças que nos conduzam a uma nova visão de mundo, aí incluída a capacidade de nos esquecer um pouco de nós mesmos e enxergar os outros.
Estão em consonância com o Texto 1:
1) O trecho: “um futuro em que a saúde e o bem- estar da Terra e dos seus habitantes estejam assegurados.” teria seu sentido preservado se a expressão destacada fosse substituída por ‘no qual’.
2) No trecho: “pessoas que morrem de inanição todos os dias por conta do crescimento populacional fora de controle e de uma perversa distribuição de riquezas.”, o termo destacado nos remete à ideia de uma distribuição de riquezas ‘injusta’ e ‘maléfica’.
3) No trecho: “as exigências do cidadão não são apenas por produtos ou serviços de qualidade, mas são também de natureza ética. Ou seja: se vai comprar um carro [...].”, a expressão sublinhada introduz uma autocorreção, e equivale semanticamente a ‘aliás’.
4) O trecho: “Muitas pessoas, em especial jovens, estão dispostas a contribuir com boas causas”, teria seu sentido alterado se a expressão destacada fosse substituída por ‘sobretudo’.
Estão corretas:
1) Já faz muitos anos que a sociedade clama por mudanças em todas as áreas.
2) Não é mais possível que haja pessoas contra a necessidade de preservar a natureza.
3) O ideal é que não existisse mudanças de atitude por imposição, e, sim, por conscientização.
4) No que se refere ao futuro do planeta, não falta discussões, mas são poucas as ações.
Está(ão) de acordo com a norma padrão da língua:
Nesse trecho do Texto 1, a relação semântica mais relevante é a de:
1) prematuros ou com baixo peso ao nascer.
2) recém-nascidos com menos de 3Kg ou com mais de 4Kg.
3) recém-nascidos intolerantes a leites artificiais ou em uso de sonda orogástrica.
4) recém-nascidos com alterações digestivas de várias origens.
5) recém-nascidos que apresentam diarreia, desidratação ou debilidade.
Estão corretas, apenas:
1) Não apresentam correlação com os métodos objetivos de avaliação, principalmente se forem realizados nos 3 primeiros dias de diagnóstico de patologias clínicas.
2) São formados pelo exame físico, avaliação subjetiva global (ASG), antropometria e avaliação da composição corporal, que nos idosos não apresentam resultados significativos, portanto não apresentam validade para diagnóstico nutricional.
3) A ASG é um método subjetivo de avaliação que consta de história clínica - mudança de peso, ingestão dietética, sintomas gastrintestinais, exame físico e classificação da ASG.
4) A ASG poderá ser realizada pelo exame físico – avaliação da gordura subcutânea, massa muscular, edema/ascite – e pela aplicação de um questionário, por meio do qual são avaliadas mudanças de peso, ingestão dietética, sintomas gastrintestinais e capacidade funcional.
Está(ão) correta(s), apenas:
1) Os macronutrientes devem ser distribuídos na proporção de 10-20% de proteína; 30% de gordura, sendo as saturadas = 7%; e carboidratos completando o valor calórico total (VCT), com redução dos carboidratos simples.
2) Na nefropatia diabética recomenda-se uma ingestão semelhante à população em geral, ou seja, de 0,8-2g de proteína/kg/dia, apenas nos diabéticos tipo 1 e nos estágios iniciais de microalbuminúria.
3) Nos obesos, o percentual de gordura da dieta precisa ser reduzido e, nos casos de triglicerídeos, > 1000mg/dL; é necessária redução de gordura para < 10% do VCT, objetivando diminuir os riscos de pancreatite.
4) Recomendações específicas são necessárias quanto ao colesterol, à gordura saturada, aos adoçantes calóricos, à contagem de carboidratos, ao uso dietético de sacarose, frutose, fibras, sódio e álcool e ao índice glicêmico.
5) Quanto ao sódio, recomenda-se nível em torno de 4-5mg/dia na ausência de hipertensão, nefropatia ou cardiopatias. Caso ocorra a presença de uma ou mais destas patologias, a recomendação é de 4mg/dia.
6) Bebidas alcoólicas precisam ser evitadas nos diabéticos descompensados, nos casos de hipoglicemias frequentes, nas gestantes, nos idosos, naqueles com história de alcoolismo e nos portadores de pancreatite, de dislipidemia ou de nefropatia.
Estão corretas, apenas: