Questões de Concurso Público HC-UFPE 2010 para Nutricionista
Foram encontradas 40 questões
1) prematuros ou com baixo peso ao nascer.
2) recém-nascidos com menos de 3Kg ou com mais de 4Kg.
3) recém-nascidos intolerantes a leites artificiais ou em uso de sonda orogástrica.
4) recém-nascidos com alterações digestivas de várias origens.
5) recém-nascidos que apresentam diarreia, desidratação ou debilidade.
Estão corretas, apenas:
1) Não apresentam correlação com os métodos objetivos de avaliação, principalmente se forem realizados nos 3 primeiros dias de diagnóstico de patologias clínicas.
2) São formados pelo exame físico, avaliação subjetiva global (ASG), antropometria e avaliação da composição corporal, que nos idosos não apresentam resultados significativos, portanto não apresentam validade para diagnóstico nutricional.
3) A ASG é um método subjetivo de avaliação que consta de história clínica - mudança de peso, ingestão dietética, sintomas gastrintestinais, exame físico e classificação da ASG.
4) A ASG poderá ser realizada pelo exame físico – avaliação da gordura subcutânea, massa muscular, edema/ascite – e pela aplicação de um questionário, por meio do qual são avaliadas mudanças de peso, ingestão dietética, sintomas gastrintestinais e capacidade funcional.
Está(ão) correta(s), apenas:
1) Os macronutrientes devem ser distribuídos na proporção de 10-20% de proteína; 30% de gordura, sendo as saturadas = 7%; e carboidratos completando o valor calórico total (VCT), com redução dos carboidratos simples.
2) Na nefropatia diabética recomenda-se uma ingestão semelhante à população em geral, ou seja, de 0,8-2g de proteína/kg/dia, apenas nos diabéticos tipo 1 e nos estágios iniciais de microalbuminúria.
3) Nos obesos, o percentual de gordura da dieta precisa ser reduzido e, nos casos de triglicerídeos, > 1000mg/dL; é necessária redução de gordura para < 10% do VCT, objetivando diminuir os riscos de pancreatite.
4) Recomendações específicas são necessárias quanto ao colesterol, à gordura saturada, aos adoçantes calóricos, à contagem de carboidratos, ao uso dietético de sacarose, frutose, fibras, sódio e álcool e ao índice glicêmico.
5) Quanto ao sódio, recomenda-se nível em torno de 4-5mg/dia na ausência de hipertensão, nefropatia ou cardiopatias. Caso ocorra a presença de uma ou mais destas patologias, a recomendação é de 4mg/dia.
6) Bebidas alcoólicas precisam ser evitadas nos diabéticos descompensados, nos casos de hipoglicemias frequentes, nas gestantes, nos idosos, naqueles com história de alcoolismo e nos portadores de pancreatite, de dislipidemia ou de nefropatia.
Estão corretas, apenas:
1) Albumina ( ) Participa do transporte de tirosina e apresenta meia-vida de 2 a 3 dias.
2) Transferrina ( ) Exerce importante papelna pressão osmótica. Valor inferior a 2,4g/dL pode ser interpretado como depleção grave.
3) Ferritina ( ) É muito sensível à restrição calórico-proteica, pois sua meia-vida é de apenas 12 horas.
4) Proteína ligadora de retinol ( ) Exerce papel no armazenamento do ferro, estando sua concentração diretamente relacionada com os estoques de ferro totais do organismo.
5) Pré-albumina ( ) Está envolvida no transporte de ferro, e seu uso como parâmetro de avaliação do estado nutricional é restrito nos casos de anemia.
A sequência correta, de cima para baixo, é
1) Em lactentes, a lactose favorece a absorção de cálcio.
2) O trifosfato de mioinositol reduz a biodisponibidade de cobre e de outros minerais.
3) O zinco advindo de fontes animais é aproximadamente quatro vezes mais absorvido do que o proveniente de fonte vegetal.
4) Na presença de ácido ascórbico, o ferro dietético na forma ferrosa é reduzido para a forma férrica, tornando-se mais biodisponível.
5) Os teores de proteínas, gorduras e carboidratos nos alimentos podem influenciar a biodisponibilidade de magnésio.
Estão corretas, apenas: