Questões de Concurso Público UFPB 2019 para Enfermeiro
Foram encontradas 56 questões
Como indicadores do estado de saúde, os sinais vitais (SSVV) indicam a eficiência das funções circulatória, respiratória, neural e endócrina do corpo. Sobre os SSVV, analise as afirmativas a seguir.
1) Os SSVV devem ser medidos antes, durante e após uma transfusão de derivados de sangue.
2) A regulação da temperatura é instável até a criança alcançar a puberdade. Um idoso apresenta uma variação mais larga das temperaturas corporais do que uma pessoa adulta mais jovem.
3) Temperatura corpórea em risco de desequilíbrio, hipertermia, hipotermia e termorregulação ineficaz são diagnósticos de enfermagem para pacientes com alterações da temperatura corpórea.
4) Os corticosteroides reduzem a produção de calor por interferir no sistema imunológico e mascaram sinais de infecção. Eles não são utilizados no tratamento da febre, entretanto, podem suprimir a febre em resposta a um pirógeno.
Estão corretas, apenas:
A infecção relacionada à assistência à saúde é um dos grandes problemas para o cuidado do paciente, e sua vigilância e prevenção deve ser prioridade no planejamento estratégico das instituições comprometidas com o cuidado de saúde mais seguro. Partindo da premissa de que a higienização das mãos tem grande impacto nessa ação preventiva, analise as afirmativas abaixo.
1) A microbiota transitória, que coloniza a camada superficial da pele, sobrevive por curto período e é passível de remoção pela higienização simples das mãos.
2) A microbiota residente, que está aderida às camadas mais profundas da pele, é mais resistente à remoção apenas com água e sabonete.
3) A lavagem das mãos com água e sabonete líquido deve ocorrer sempre que elas estiverem visivelmente sujas ou contaminadas por matéria orgânica (sangue ou outros fluidos corporais).
4) Os produtos alcoólicos para a higienização das mãos devem ser utilizados rotineiramente quando não houver sujidade visível nas mãos, respeitando a técnica e a duração de 40 a 60 segundos.
Estão corretas, apenas:
Sobre a administração de oxigenoterapia em crianças e os cuidados de enfermagem relacionados, analise as proposições abaixo.
1) A oximetria de pulso é um método contínuo e não invasivo para determinar a saturação de oxigênio (SaO2) e orientar a necessidade de oxigenoterapia.
2) A máscara de Venturi caracteriza-se como um sistema de alto fluxo e oferta uma fração inspirada de oxigênio (FiO2) entre 24 e 50%. Deve ser instalada confortavelmente na face da criança e recobrir a boca e o nariz.
3) A ventilação não invasiva (VNI) é uma modalidade de ventilação mecânica com pressão positiva, oferecida ao paciente por meio de máscara facial ou nasal.
4) São indicações para a administração de oxigenoterapia em crianças: hipoxemia, registrada por dispositivo invasivo ou não invasivo; cianose; dispneia; diminuição do débito cardíaco.
Estão corretas:
As reações de hipersensibilidade requerem um estado pré-sensibilizado (imune) do hospedeiro. Dentre as reações de hipersensibilidade do tipo I, está a rinite alérgica. Leia o caso abaixo.
Uma adolescente de 18 anos buscou a unidade de saúde acompanhada da sua mãe, referindo não suportar mais a congestão nasal, a constante secreção nasal aquosa e transparente, prurido e vermelhidão nos olhos, na garganta e no palato mole. Na consulta de enfermagem, a paciente estava bem ansiosa e dizendo que faria qualquer coisa para melhorar os sintomas que a acompanhavam diariamente.
A orientação do enfermeiro, após a avaliação da paciente, deve incluir a seguinte especificação: