Questões de Concurso Público UFPE 2019 para Administrador
Foram encontradas 24 questões
1) A abordagem sistêmica trouxe importantes avanços à concepção da relação da organização com o ambiente, ratificando a importância do “one best way” na gestão. 2) Na Escola de Relações Humanas, o Homem é um ser passivo. Mudaram os tipos de estímulo, mas há pouca mudança quanto à estrutura organizacional e do trabalho. 3) Segundo McGregor, as causas das disfunções organizacionais não deveriam ser buscadas na natureza humana, mas no próprio estilo de gerência autoritário. 4) Estudos de Burns e Stalker, Chandler, Woodward, Lawrence e Lorsch, entre outros, relacionaram a questão ambiental com a estrutura e o funcionamento da organização. 5) Nos EUA dos anos 70/80, o Fordismo implantou a gerência participativa, evitando a divisão entre concepção e execução do trabalho e implantando os programas de qualidade através dos círculos de qualidade.
Está(ão) correta(s), apenas:
1) A estrutura organizacional tem seis níveis hierárquicos. 2) A departamentalização é do tipo mista, combinando funcional, regional, por cliente e por produto. 3) Todos os departamentos estão subordinados ao Departamento Jurídico, exceto a Presidência. 4) O Departamento Pessoa Física possui autoridade de linha sobre o Pessoa Jurídica. 5) A organização não conta com órgãos de staff.
Está(ão) correta(s), apenas:
Nas decisões estratégicas, há mais distinção entre os instantes da decisão e da implementação, enquanto que, nas decisões ____________________, a ação e a decisão praticamente se confundem. Na estrutura organizacional, os problemas complexos se apresentam mais nos níveis ___________________ e estratégico, uma vez que, nas operações, as decisões costumam ser ____________________ ou simplesmente podem ser tomadas com o suporte de ____________________, voltados(as) para as operações da organização.
Assinale a alternativa em que os itens completam corretamente as lacunas acima, respectivamente.
Observe a figura abaixo, adaptada do livro “Organização: teoria e projetos”, de Richard Daft, que demonstra a relação
entre a cultura, o ambiente e a estratégia de uma organização.
Segundo o autor, “a cultura corporativa deveria reforçar a estratégia e o projeto estrutural que a organização necessita
para ser eficiente dentro de seu ambiente”. Na figura acima, os quadrantes identificados pelas letras “A”, “B”, “C” e “D”
representam quatro tipos de cultura organizacional. Partindo dessas informações, assinale a alternativa correta.
1) Max Weber chama de autoridade racional-legal o exercício da autoridade dependente de um quadro administrativo hierarquizado e profissional. 2) As organizações também podem ser consideradas como instrumentos de dominação física e psíquica. 3) A autoridade dual comumente é uma fonte de conflito na estrutura matricial. 4) Algum nível de conflito departamental é natural e pode beneficiar a organização.
Está(ão) correta(s):
Observe atentamente a figura 4, que ilustra aspectos da Teoria da Liderança Situacional, de Hersey e Blanchard.
Segundo a Teoria da Liderança Situacional, é correto afirmar que:
Tendo em vista o conceito apresentado pelo autor e a figura acima, é correto afirmar que: