Questões de Concurso Público UFPE 2019 para Biomédico
Foram encontradas 45 questões
Os métodos apresentados em 1, 2 e 3, respectivamente, são:
A figura mostrada a seguir se refere ao controle de qualidade interno de glicose em um laboratório clínico.
De acordo com as regras de Westgard, é possível concluir que:
1) O serviço de saúde deve disponibilizar a relação de todos os TLR realizados por ele, bem como os procedimentos documentados. 2) Independente do local, os TLRs devem estar submetidos às mesmas diretrizes de um laboratório clínico, incluindo-se responsabilidade técnica, garantia da qualidade, entre outros. 3) A realização de TLR está condicionada à emissão de um laudo que deixe claras as suas limitações diagnósticas e demais indicações estabelecidas na etapa pós-analítica. 4) A execução dos TLRs e de testes rápidos deve estar vinculada a um laboratório clínico, posto de coleta ou serviço de saúde pública, ambulatorial ou hospitalar.
Estão corretas:
1) A hipoalbuminemia pode ocorrer devido à insuficiência hepática, e esta pode ser confirmada através da determinação da proteinúria de 24 horas. 2) A hipoalbuminemia acarreta o aumento das bilirrubinas direta e total, as quais levam o paciente a um quadro de edema. 3) A hipoalbuminemia pode ocorrer devido à glomerulonefrite, o que pode acarretar o aumento da pressão coloidosmótica e edema.
Está(ão) correta(s):
1) dispor de instruções escritas, disponíveis e atualizadas para todos os processos analíticos, podendo ser utilizadas as instruções do fabricante. 2) utilizar controle de qualidade para monitorar o processo analítico, com garantia de registro dos resultados obtidos e análise dos dados, e definindo os critérios de aceitação dos resultados por tipo de analito e de acordo com a metodologia utilizada. 3) para os exames não contemplados por programas de ensaios de proficiência, adotar formas alternativas de controle da qualidade, descritas em literatura científica.
Analisando os itens 1, 2 e 3, é correto afirmar que:
1) A sensibilidade aumenta com o número de amostras de escarros examinados. 2) A porção mais límpida da amostra de escarro contém o maior número de BAAR. 3) A coloração pela fucsina fenicada deve ser retirada totalmente para que o azul de metileno core as micobactérias. 4) Após coloração, devem ser contadas as micobactérias contidas em 100 campos, ao microscópio com objetiva de imersão. 5) Amostras paucibacilares podem ser concentradas por centrifugação, após tratamento com NaOH 4%.
Estão corretas, apenas:
![Imagem associada para resolução da questão](https://arquivos.qconcursos.com/images/provas/66024/0952a9ff41f17b08cdfc.png)
A alternativa que indica a combinação correta é:
1) Cultivar em meios enriquecidos com 10% de bile de boi e lactose. 2) Cultivar em meios BHI enriquecidos com sangue. 3) Suspender, fixar e corar com Gram. 4) Suspender, e fazer coloração negativa com tinta da china. 5) Suspender, corar com cristal violeta e descolorar e corar com solução de sulfato de cobre a 20%.
São metodologias que não se aplicam para a visualização de cápsulas em cocos Gr+:
1) Colônias de Staphylococcus epidermidis. 2) Colônias de Bacillus spp e Micrococcus spp. 3) Colônias de Staphylococcus aureus. 4) Colônias de Pseudomonas aeruginosa. 5) Colônias de Streptococcus agalactiae.
Estão corretas, apenas:
a. Agar Mac Conckey Colônias vermelhas b. Agar eosina azul de metileno Colônia com brilho verde metálico c. Agar sangue 5% Colônia com β hemólise d. Agar S-S Colônias incolores /róseas com centro negro
1) Salmonella tiphymurium
2) Estreptococos grupo A 3) Bacilos Gram negativo-Lactose +
4) Escherichia coli
A alternativa que indica a combinação correta é:
1) A concentração bacteriana é diretamente proporcional à sensibilidade aparente ao fármaco. 2) O diâmetro do halo ao redor do disco está correlacionado com a concentração inibitória mínima do fármaco. 3) Os componentes do meio de cultura não interferem no diâmetro do halo de inibição. 4) O tempo de incubação das placas em teste é diretamente proporcional à possibilidade de desenvolvimento de bactérias mutantes resistentes. 5) A atividade do fármaco pode ser alterada pela temperatura da estufa.
Está(ão) correta(s), apenas:
COLUNA 1 Classe de risco (1) Nível de biossegurança 1 (NB1)
(2) Nível de biossegurança 2 (NB2) (3) Nível de biossegurança 3 (NB3) (4) Nível de biossegurança 4 (NB4)
COLUNA 2 Patógenos ( ) Vírus de febre hemorrágica Ebola ( ) Bacillus anthracis; Mycobacterium tuberculosis ( ) Clostridium tetani; Klebsiella pneumoniae; Staphylococcus aureus. ( ) Lactobacilllus sp; Escherichia coli
A sequência correta, de cima para baixo, é: