Questões de Concurso Público UFPE 2019 para Técnico de Laboratório - Química

Foram encontradas 29 questões

Q1082880 Química

Quando, no estado gasoso, um átomo neutro de cloro absorve energia e perde um elétron, ocorre a formação de íon Cl+(g) de acordo com a equação abaixo: 

Imagem associada para resolução da questão

A energia absorvida é definida como: 

Alternativas
Q1082881 Química

Um técnico organiza um experimento que consiste em uma reação cujo solvente é THF (tetrahidrofurano). Ele separa a seguinte vidraria:

A intenção de utilizar este objeto indica que:Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q1082882 Química

Considere a reação ácido-base de Lewis entre gás clorídrico e amônia:

Imagem associada para resolução da questão

Considerando 100% de rendimento, calcule o volume mínimo da mistura equimolar dos reagentes, a 27ºC e 1 atm, de modo que seja possível a obtenção de 10,7g do produto. Massas molares (g/mol): H = 1; N = 14; Cl = 35,5.

Alternativas
Q1082883 Química
A sinalização apropriada de reagentes químicos em setores de um almoxarifado faz parte dos procedimentos obrigatórios de segurança em laboratório. Imagine o corredor de um almoxarifado que contém um estoque dos solventes orgânicos: cicloexano, n-hexano, etanol, metanol e acetona. A sinalização de segurança que deve aparecer em todas as garrafas é:
Alternativas
Q1082884 Química
A gestão de segurança em laboratório e o planejamento para prevenção de acidentes incluem a disponibilidade e uso efetivo dos equipamentos de proteção coletivos e individuais. Os equipamentos citados abaixo são todos exemplos de EPI's, exceto:
Alternativas
Q1082885 Química
A esterilização é o processo utilizado para completa destruição de microrganismos, em todas as suas formas, inclusive as esporuladas, com a finalidade de prevenir infecções e contaminações. Constituem duas técnicas adequadas de esterilização:
Alternativas
Q1082886 Química
Um químico precisa separar as fases de uma mistura heterogênea constituída por um líquido e um sólido fragmentado, em partículas muito pequenas. Ao tentar uma filtração convencional, ele verificou que as partículas do sólido obstruíam os poros do filtro, o que tornou o processo muito lento. Ele decidiu, então, fazer uma filtração utilizando uma bomba de água e um funil de Buchner. Em adição a esses dois equipamentos que o químico utilizará, a vidraria necessária para realizar a filtração é:
Alternativas
Q1082887 Química

Considere os ácidos abaixo

Imagem associada para resolução da questão

Um estudante prepara soluções aquosas desses ácidos com a mesma concentração molar. Sobre esses ácidos e as espécies presentes nas soluções, é correto afirmar que:

Alternativas
Q1082888 Química

Considere os átomos neutros X e Y, cujas distribuições eletrônicas são mostradas abaixo:

Imagem associada para resolução da questão

O composto formado por esses dois elementos é:

Alternativas
Q1082889 Química

O diamante de Hommel ou diagrama de risco é uma simbologia explicativa do nível de periculosidade de uma substância química. De modo esquemático, o diamante de Hommel é composto por quatro losangos com diferentes cores que simbolizam inflamabilidade, risco à saúde, reatividade e riscos específicos, de acordo com a representação abaixo:

Imagem associada para resolução da questão

O diamante de Hommel mais adequado para estar presente numa garrafa de álcool etílico é:

Alternativas
Q1082890 Química
Os métodos potenciométricos de análise se baseiam na medida do potencial de células eletroquímicas. Para a realização dessas medidas, é necessário um eletrodo de referência que deve, idealmente, apresentar as seguintes características, exceto:
Alternativas
Q1082891 Química

 Para determinar a concentração de íons iodeto em 200 mL de uma solução, foi adicionado bromo, a fim de converter iodeto em iodato, de acordo com a reação:

Imagem associada para resolução da questão

Posteriormente, o íon iodato foi precipitado como iodato de bário, através da adição de íons bário:

Imagem associada para resolução da questão

Sabendo que se obteve, ao final do processo, 0,974 g de iodato de bário, calcule a concentração de iodeto na solução em g/L. Massas molares (g/mol): O = 16; I = 127; Ba = 137.

Alternativas
Q1082892 Química
Para a análise de uma suspensão, é possível utilizar uma técnica que se baseia na medida da transmitância da radiação pela amostra. A presença de partículas proporciona um decréscimo da potência radiante da fonte, devido ao espalhamento da radiação. Neste método, mede-se a redução da transmissão de luz. Ao ser aplicado a uma titulação por precipitação, o ponto de equivalência é determinado quando a quantidade de luz que chega ao detector se mantém constante. O método analítico descrito é
Alternativas
Q1082893 Química

 Uma titulação entre uma base fraca e um ácido forte apresenta a curva de pH abaixo, onde S é o ponto estequiométrico (também chamado de ponto de equivalência).

Imagem associada para resolução da questão

Sabendo que log 2 = 0,3 e considerando as opções apresentadas, o indicador mais eficiente para esta titulação é:

Alternativas
Q1082894 Química

Um dos ligantes mais amplamente utilizados nas titulações de complexação é o EDTA, cuja fórmula estrutural é mostrada abaixo:

Imagem associada para resolução da questão

Sobre esse importante reagente, é incorreto afirmar:

Alternativas
Q1082895 Química
Vários métodos analíticos se baseiam na interação da radiação com a matéria. Sobre a absorção da radiação num processo analítico, é correto afirmar:
Alternativas
Q1082896 Química
O espectrofotômetro é um instrumento de análise amplamente utilizado em pesquisa. Considere um equipamento que opera na faixa de comprimento de onda que vai de 12 a 30 pm. Essa mesma faixa expressa em termos de frequência é:
Alternativas
Q1082897 Química
 Um técnico de laboratório precisa preparar 100,00 mL de uma solução padrão com concentração 0,0010 M de cátion sódio para calibração de um método fotométrico para a determinação de Na+. Indique a massa do padrão primário Na2CO3, necessária para o preparo da solução. Massas molares (g/mol): Na = 23,00; C = 12,00; O = 16,00.
Alternativas
Q1082898 Química
De acordo com a legislação ambiental de um município, a quantidade máxima permitida de contaminação por íons manganês (Mn2+) é 1ppm em efluentes industriais descartados no rio local. Considerando que um dos resíduos gerados por uma indústria é cloreto de manganês (MnCl2), calcule a massa máxima de MnCl2 que pode ser despejada a cada metro cúbico do efluente dessa indústria, de maneira que a legislação seja obedecida. Considere que a densidade do efluente é igual à da água. Massas molares (g/mol): Cl = 35,5; Mn = 55.
Alternativas
Q1082899 Química
Ao escrever um relatório para o presidente de uma multinacional especializada em análises ambientais, um químico relata: “A análise de componentes traços nas rochas da região tem se tornado um desafio constante. Essas rochas formam um sistema multifásico, constituído de bolsões porosos, partículas metálicas e contaminantes orgânicos, cuja composição varia de modo irregular. É difícil definir porções representativas dessa matriz ambiental...”. De acordo com o relato do químico, para conseguir analisar as rochas da região, é necessário desenvolver uma estratégia para:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: C
5: B
6: C
7: A
8: D
9: C
10: A
11: E
12: B
13: A
14: E
15: D
16: E
17: B
18: A
19: C
20: B