Questões de Concurso Público Prefeitura de São José de Piranhas - PB 2016 para Professor de Ensino Fundamental II anos finais - Português

Foram encontradas 25 questões

Q759714 Português

Leia o texto a seguir, para responder à questão.


Coloque (V) ou (F), conforme sejam verdadeiras ou falsas as proposições sobre a pontuação do texto. ( ) Os dois pontos nas duas situações do texto (linhas 6 e 9) foram usados pelo mesmo motivo. ( ) Em “a economista Liz Pontes Moreira, 45 anos,” (linha 3) a expressão destacada está entre vírgulas porque é um aposto, já que apresenta uma informação sobre a economista, sem uso de conectivo ou verbo. ( ) Empregou-se vírgula antes sem que (linha 5) para separar a oração subordinada adverbial da oração principal. ( ) A oração “Ao ligar para a firma,” (linhas 8 e 9) está separada por vírgula porque é reduzida e subordinada adverbial deslocada de seu lugar habitual, no final do período. ( ) As aspas em: “Enviamos uma parte do lixo da senhora para o ‘lixão’”, (linha 9 e 10) delimitam a fala do gerente. Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA:
Alternativas
Q759885 Português
Nos enunciados a seguir, os acentos indicativos de crase foram retirados propositalmente em função da questão. Leia-os: I - No dia a dia da vida esquecemos dos nossos sonhos. II - Visitei a escola do meu filho e encontrei vários problemas de infraestrutura. III - A proporção que se aproximava o dia da entrega do prêmio, mais ansiosos ficavam os atores. IV- Sua objeção a contratação do novo funcionário restringia-se as exigências salariais do candidato. Podemos deduzir que,
Alternativas
Q759907 Português
Na ótica de Irandé Antunes, “uma visão interacionista da escrita supõe encontro, parceria, envolvimento entre sujeitos para que aconteça a comunhão das ideias, das informações, intenções, crenças ou dos sentimentos que queremos partilhar com alguém”. In: Aulas de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003, p. 45. Nesta perspectiva, pode-se depreender que:
Alternativas
Q759908 Português


Fonte: Discutindo Língua Portuguesa. São Paulo: Escala Educacional. Ano 1, nº2, p. 50

Na charge acima, as “quizilas” com a língua significam que “as normas do nosso idioma” apresentam uma gramática: ( ) descontextualizada, amorfa, desvinculada dos usos reais da língua escrita ou falada do dia a dia. ( ) predominantemente prescritiva, preocupada apenas em marcar o “certo” e o “errado”, sem valorizar os aspectos textuais e discursivos. ( ) elaborada por estudiosos desvinculados da realidade que estão em dia com os contextos mais previsíveis do uso da língua. Analise as proposições e marque a(s) opções adequada(s). Está(ão) CORRETA(S), apenas:
Alternativas
Q759909 Português
Considerando-se a natureza transdisciplinar e dialógica da linguagem, é necessário e impõe-se: I- Repensar uma reformulação na formação dos professores que atuam nessa área para dar cumprimento aos objetivos dos PCNs. II- Refletir sobre o uso da língua como ato individual, fruto de uma determinada comunidade linguística, e que pela sua característica de individualismo não se presta à análise sociológica. III- Contemplar uma prática pedagógica capaz de entrelaçar as vertentes da Sociolinguística e da Psicolinguística, levando em consideração o usuário da língua em seu processo de interlocução. Analise as proposições e marque a(s) adequada(s). Está (ão) CORRETA(S), apenas:
Alternativas
Q759910 Português
Considerando a leitura como objeto de ensino efetivo, pode-se afirmar que as atividades de leitura devem ser: I- Centradas nas habilidades mecânicas de decodificação da escrita, sem que haja “encontro” com ninguém do outro lado do texto. II- Limitadas à recuperação dos elementos literais e explícitos da superfície do texto, privilegiando, apenas, aspectos pontuais. III- Integradas com outras atividades, com motivos e oportunidades na própria comunidade local, como forma de participação linguística da vida do aluno em seu meio social. Analise as proposições e identifique a(s) adequada(s). Está(ão) CORRETA(S), apenas:
Alternativas
Q759911 Português
Sobre o enunciado “Não existe texto sem gramática”, pode-se afirmar que: ( ) Praticar o uso de textos é, inevitavelmente, estudar “as gramáticas”, considerando-se que são as variedades de língua que usamos com suas normas, que, em sua dimensão, funcionam na construção dos textos orais ou escritos. ( ) A gramática está naturalmente incluída na interação verbal, como condição indispensável para a produção e interpretação de textos coerentes, relevantes e adequados socialmente. ( ) É admitir a necessidade de uma “gramática das excentricidades” nos textos, de pontos de vista refinados e inconsistentes, fora dos contextos mais previsíveis de uso da língua. Analise as proposições acima. Está(ão) CORRETA(S), apenas:
Alternativas
Q759912 Português
Das proposições a seguir, coloque (V) para verdadeira e (F) para falsa. ( ) As concepções de linguagem nos mostram que o fenômeno da língua vai muito além das teias gramaticais, com horizontes bem mais amplos, bem mais humanos. ( ) A imagem do professor de Língua Portuguesa carrega, ainda, em muitos casos, aquela aura misteriosa de quem está “pronto” para “ensinar”, de quem já estocou os saberes necessários para a transmissão pedagógica em sala de aula. ( ) O estudo da língua vai além dos rótulos, promovendo a inquietação, a pesquisa, a reflexão, as descobertas, a criação das novas temáticas que definem a linguagem e, dentro dela, a língua. Assinale a sequência CORRETA.
Alternativas
Q759913 Português
Em relação à variação linguística, em sala de aula, pode-se afirmar que: I- “Erros de Português” é uma expressão inadequada e preconceituosa, pois, na verdade, são diferenças entre variedades da língua. II- O trato inadequado ou até desrespeitoso das diferenças linguísticas provoca a insegurança e o desinteresse do aluno no processo de ensino e aprendizagem. III- Na sala de aula, como em qualquer outro domínio social, encontra-se grande variação no uso da língua. Analise as proposições. Está (ão) CORRETA(S), apenas:
Alternativas
Q759914 Português
“A redação escolar foi vista como um 'não-texto', pois, além de não apresentar, em muitos casos, determinados padrões de textualidade, suas condições de produção revelam produtos meramente escolares” (BUNZEN, 2006, p. 149). Do enunciado citado, pode-se afirmar que: ( ) O trabalho com a escrita na escola é legitimado pela “pedagogia da exploração temática” que solicita aos alunos a escrita de uma redação sobre determinado tema, sem definir um objetivo específico. ( ) É necessário extrapolar esta visão, em relação ao ensino da escrita, mostrando que o aluno de língua portuguesa precisa aprender a agir em situações de interação social. ( ) O modelo acima descrito corresponde, efetivamente, com a proficiência da autoria, tendo em vista que o aluno devolve a palavra que lhe foi dita pela escola. Analise as proposições e coloque (V) para verdadeira e (F) para falsa. Assinale a sequência CORRETA:
Alternativas
Q759915 Português
As atividades de interpretação de textos exigem do aluno: I- Estratégias de interação com o autor do texto, construindo cadeias referenciais no fluxo da arquitetura-discursiva do texto. II- Potencialidades linguísticas e sociointerativas associadas aos conhecimentos intertextuais e ao dialogismo constitutivos de todo texto. III- Domínio de conhecimentos, que consideram o texto como uma unidade fechada resultante de um jogo da língua sobre a própria língua. Analise as proposições. Está(ão) CORRETA(S), apenas:
Alternativas
Q759916 Português
Identifique o gênero textual que “se constitui de quatro movimentos retóricos (movimentos estruturais recorrentes em um gênero, que possuem uma função comunicativa definida, além de marcas linguísticas textuais características), em que realizamos ações de: apresentar – descrever – avaliar – (Não) recomendar”. Trata-se de um(a):
Alternativas
Q760507 Português

Leia o texto a seguir, para responder à questão.


A partir da leitura do texto “Conto de fadas para Mulheres Modernas”, analise as proposições e coloque (V) para verdadeira e (F) para falsa. ( ) O texto proporciona uma reflexão, por meio de um discurso personalizado, conferindo ao tema um certo juízo de valor. ( ) O conto poderia ter como desfecho: Aprincesa terminaria com o príncipe e “viveriam felizes para sempre.” ( ) A escolha lexical pode fornecer pistas e levar-nos a afirmar que o discurso do príncipe pertence ao passado tal como os contos tradicionais, já o da princesa é contemporâneo. ( ) O autor, de uma forma coloquial, retrata com muito humor a vida da mulher contemporânea que ao descobrir seus potenciais latentes teria se rebelado e resolvido mostrar todo o seu potencial, elevando sua autoestima e autoconfiança aos mais altos níveis. ( ) Os adjetivos usados para definir a princesa não condizem com a atitude que ela toma no fim do conto. A sequência CORRETA é:
Alternativas
Q760508 Português

Leia o texto a seguir, para responder à questão.


Analise as proposições: I - As atitudes da princesa NÃO justificam o título do texto, uma vez que reproduzem o pensamento e o comportamento das mulheres modernas, que não sonham mais com “príncipes encantados”. II - O texto confere originalidade e um modo de sentir e pensar próprios, usando um nível de linguagem simples e acessível. III - A expressão “Era uma vez” no primeiro parágrafo funciona como encadeador discursivo, demarcando uma situação temporal, ao tempo em que introduz um enunciado e determina-lhe a orientação argumentativa. IV- O uso do termo “nem morta!” é próprio da oralidade e poderia ser substituído, sem prejuízo do sentido, por “jamais”. Estão CORRETAS, apenas.
Alternativas
Q760509 Português

Leia o texto a seguir, para responder à questão.


Analise as proposições sobre o texto: I - Em: “Linda princesa” (linha 4) temos um vocativo em que se evidencia uma relação semântica de espanto. II - As expressões “um encanto” (linha 4) e “o meu jantar” (linha 6) funcionam sintaticamente como objeto direto. III - O termo “Mas” (linha 4) é uma expressão adversativa que contraria uma ideia anterior. IV- O pronome “seu” (linha 3) tem como referente “O colo do príncipe”. V- Em: “viveríamos felizes para sempre…” (linha 7) o sujeito sintático é classificado como indeterminado. Está(ão) CORRETA(S), apenas:
Alternativas
Q760510 Português

Leia o título e o texto inicial de uma reportagem publicada na revista Cláudia para responder à questão.

Sem diploma, com sucesso


Não é verdade que só desenvolve uma bela carreira quem tem formação universitária. Cinco mulheres contam como se realizaram exercendo atividades de nível técnico.


ZYBERSZTAJN, Abram. As melhores piadas do humor judaico. V. 2. Rio de Janeiro: Gramond, 2003.p.23.

Analise as proposições e coloque (V) para verdadeira e (F) para falsa, em relação ao título do texto. ( ) O título não é condizente com o texto. ( ) Para chamar a atenção do leitor, o título explora uma sinonímia cujas marcas linguísticas são “COM” e “SEM”. ( ) A leitura do texto permite formular hipóteses sobre a temática e a relação com o título. A sequência CORRETA é:
Alternativas
Q760511 Português

Leia o título e o texto inicial de uma reportagem publicada na revista Cláudia para responder à questão.

Sem diploma, com sucesso


Não é verdade que só desenvolve uma bela carreira quem tem formação universitária. Cinco mulheres contam como se realizaram exercendo atividades de nível técnico.


ZYBERSZTAJN, Abram. As melhores piadas do humor judaico. V. 2. Rio de Janeiro: Gramond, 2003.p.23.

As duas expressões do título “Sem diploma”, “com sucesso” marcam um paralelismo gramatical que, aliado à antonímia, marca ainda mais o contraste entre elas. Leia os enunciados a seguir, e marque a alternativa na qual tal estratégia NÃO foi utilizada.
Alternativas
Q760512 Português
Para regular a concordância dos verbos, a norma padrão estabelece certos paradigmas que devem ser mantidos nos usos formais da língua. Com base nesse princípio, analise a adequação das formas verbais usadas a seguir aos referidos paradigmas e assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q760513 Português

Leia o texto a seguir, para responder à questão.


Em relação ao tipo de discurso utilizado no trecho: Enviamos uma parte do lixo da senhora para o “lixão”, (linhas 9 e 10) a voz do gerente está:
Alternativas
Q760516 Português

Leia a tirinha a seguir:


Com relação ao texto, analise as proposições: I - O efeito de humor contido na tirinha é decorrente de uma quebra de expectativa no que Susanita (a menina que fala no primeiro quadrinho) diz no último quadrinho. II - O discurso de Susanita é totalmente coerente em toda a tirinha. III - A incoerência é decorrente da ambiguidade na fala de Susanita no terceiro quadrinho, já que a construção sintática permitiu que houvesse a duplicidade de sentidos. IV- A linguagem verbal não contribui para o melhor entendimento da tirinha, pois todo o efeito de humor está contido na linguagem não verbal por meio da expressão exibida por Mafalda no último quadrinho. V- Susanita apresentou, até o terceiro quadrinho, um discurso condizente com as teorias feministas em voga nos anos 70. Todavia, no último quadrinho, ela demonstrou ter um conhecimento limitado sobre o assunto. Está(ão) CORRETA(S) apenas:
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: C
4: D
5: E
6: E
7: C
8: C
9: D
10: E
11: C
12: A
13: A
14: B
15: C
16: D
17: A
18: E
19: A
20: E